domingo, 7 de setembro de 2008

Chuva anti-Raikkonen

Um roteiro típico de Spa-Francorchamps: uma bela pista, um clima instável e muitas surpresas.
Antes da largada, o circuito se encontrava úmido. Quando as luzes se apagaram, a maioria dos pilotos acelerou com cautela, o que não impediu a ocorrência de rodadas na primeira curva, a exemplo de Heikki Kovalainen, que perdeu várias posições.
Kimi Raikkonen teve de usar a área de escape e partiu para cima de Felipe Massa, que desacelerou mais do que o necessário na Eau Rouge, preocupado com a quantidade de água no local. Melhor para o finlandês, que ultrapassou o companheiro na reta. Na volta seguinte deixou para trás Lewis Hamilton, graças à trapalhada do inglês, que ficou atravessado na La Source.
Alonso pulou duas posições, Boudais ganhou quatro e Nelsinho subiu cinco. O brasileiro, porém, abandonaria a prova por falha própria, segundo ele causada pela linha branca onde pisou. O velho problema da peça entre o banco e o volante.
Kovalainen fazia uma boa prova de recuperação até errar o ponto de freada e se chocar contra Mark Webber na Bus Stop. Recebeu um drive-through e terminou de jogar fora suas esperanças nesta corrida.
Hamilton parou primeiro, depois veio Raikkonen e mais tarde o Massa. Nenhuma alteração entre os três primeiros, e assim permaneceria até os instantes finais, quando todos ficaram de olho nas nuvens esperando a chuva que se aproximava.
O piso foi molhando aos poucos, até que, a três voltas do fim, os efeitos passaram a ser sentidos pelos pilotos. Raikkonen que o diga.
Lewis colou em sua traseira e tentou passar no lado de fora da última curva, porém acabou espalhando e cortando a variante. O inglês entregou a posição na reta dos boxes e iniciou ali mesmo um novo ataque, que culminou na ultrapassagem logo na curva 1. A manobra está sendo investigada pelos comissários, que devem interpretar se o britânico abriu para o finlandês de forma honesta ou se soube se aproveitar para tracionar melhor e pegar o vácuo do adversário. No máximo, pintará um punição financeira, porque dificilmente seriam capazes de confiscarem esta vitória.
Voltando à confusão: no momento em que faltavam duas voltas, Lewis espalha na Fagnes, onde alguns retardatários passeavam, e Kimi retoma a liderança, porém roda na saída da chicane e Hamilton se recupera. Antes da Bus Stop, o finlandês gira e bate, dando adeus à prova. O segundo lugar cai no colo de Felipe Massa. Este, por sua vez, inicia a volta final com pé no alto, seguindo Lewis, que também optou por virar lento e não trocar pneus.
Nick Heidfeld e Fernando Alonso entraram nos boxes e colocaram os intermediários, fato que rendeu o pódio ao alemão, então nono colocado na corrida. O espanhol obteve a merecida 4ª posição. Quem não merecia a queda no final era Sebastien Bourdais. O francês subiria ao pódio na etapa de sua redenção, porém teve de se contentar com o 7º posto, atrás de Robert Kubica. A Toro Rosso de Sebastian Vettel também andou bem e faturou o 5º lugar. Timo Glock tomou a 8ª posição de Mark Webber, deixando o australiano com o lugar dos bobos.
Kovalainen não completou a corrida, embora apareça na classificação como 10º colocado. Rubens Barrichello sofreu com problemas na caixa de marcha e precisou abandonar. A Williams não pontuou, assim como Red Bull, Honda e Force India.
No campeonato, Hamilton chega aos 80 pontos e abre oito de vantagem sobre Massa, com 72. Robert Kubica supera Kimi Raikkonen no 58 a 57. Kovalainen cai para sexto novamente e Heidfeld faz 47 x 43.
Se a Ferrari quiser, poderá chegar em Monza com as posições bem definidas. Quinze pontos separam Felipe Massa de Kimi Raikkonen. Vinte e três é a diferença do finlandês para o líder. Quase o dobro disso - 50 pontos - é o que está em jogo até o final do campeonato.
A escuderia tem uma semana para decidir se esse é um motivo grande o suficiente para que seja seguida sua própria filosofia.

8 comentários:

Felipão disse...

O Heidfeld mandou bem mesmo no final, junto com a BMW... arriscaram e um nono lugar não o levaria a nenhum lugar na classsificação...

Fiquei triste pelo Bourdais...

merecia aquele pódio...

Anônimo disse...

um absurdo o que o globo e a fia vem armando para o massa ser campeao, o massa pode fazer o que bem entender que so ganha multa de 10 mil, o hamilton nao pode nem passar uma ferrari que perde posicoes, pontos....e tudo so pra aumentar o interesse e a audiencia da globo !!

uma vergonha de um pais onde a corrupcao deveria estar escrita na bandeira !!

Esteban Crustille disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ihhhh mudou tudo !!!

Depois do acontecido hoje, Massa com certeza vai se tornar oficialmente o primeiro piloto da Ferrari, nessas 5 provas restantes do campeonato. Pena o Raikkonen acabar no muro, ele merecia mais.

Quanto ao Hamilton, ele fez uma manobra de malandro, vigarista e mereceu sim a punição. É só reparar que ele poderia muito bem controlar o carro e contornar direito a chicane. Preferiu cortar caminho.

Agora é Massa vs Hamilton.

*Com essa vitória, Massa ultrapassa o Barrichello. 10 x 09

Leandrus disse...

Pois é, eu também achei que a punição financeira seria aplicada. E já estou até vendo a discussão que isso vai dar...

E eu fiquei com mais pena do Bourdais do que do Raikkonen. O francês estava merecendo um bom resultado para calar a boca do Berger. Pelo menos ainda há esperança de bons resultados nas próximas corridas.

Ateh!

Marcos Antonio disse...

Achei a punição justa,se a regra diz que se alguém ganahr a posição cortando caminho deve ceder a posição,e isso Hamilton não fez totalmente,deu apenas um carro de vantagem e partiu pra cima de novo.Achei afobação porque o Raikkonen não tem habilidade nenhuma chuva,ainda mais compneus de pista seca.O campeonato fica aberto,não d amaneira que gostaríamos,mas da maneira mais justa

Anônimo disse...

Foi o melhor fim de corrida até agora, uma pena ter sido realmente decidido depois da bandeirada!

Aderson disse...

Pois é, Hamilton quiz dar uma de esperto, afobou-se e perdeu.
Raikkonem voltou a ser o azarão de antes?? Putz, é bom ele passar na Bahia pra tomar um banho de descarrego.
Lamentavel o que aconteceuu com o Bourdais, fez tudo certinho e tinha o podio.
Lamentavel tambem a falta de competencia do Nelsinho. Só ele pisou na (imaginaria) linha branca e rodou. Mais ninguem rodou por causa dessa "linha".
A Renault tinha tudo pra diminuir bem a vantagem dos dez pontos da Toyota e parti pra briga do 4º lugar no mundial. Mas o Nelsinho me faz uma cag%#@$ dessas. Briatore deve estar P da vida com ele.