quarta-feira, 13 de maio de 2009

Batendo em retirada

A guerra entre a Fota e a FIA atinge o nível máximo de tensão. Max Mosley cutucou a onça com vara curta, dizendo que a Fórmula 1 sobreviveria sem a Ferrari. Ao que a Ferrari responde: pois então nós saimos.
O presidente da Federação atacou o elo forte da Associação de Equipes e agora sofre com total pressão para reformular os tópicos insensatos do regulamento 2010 antes do próximo dia 29, quando será encerrado o prazo de inscrição para a temporada seguinte.
A Ferrari está ao lado de Renault, Red Bull, Toro Rosso e Toyota, que já lançaram o ultimato. A BMW ameaça seguir o mesmo caminho. A Williams, ao contrário, admitiu não poder participar da revolta por uma razão simples: correr de Fórmula 1 é sua essência, não uma escolha.
Os times não aceitam e nem devem aceitar um regulamento duplo, o que consistiria numa patacoada histórica da entidade. Também criticam o baixo valor do teto orçamentário, incapaz de manter os padrões de uma categoria desse porte.
A panela de pressão se reunirá ainda nesta semana, numa sala onde a FIA e Fota discutirão a medida unilateral de Mosley para chegarem a um acordo produtivo.
Desta vez, excepcionalmente, os fãs da categoria concordam com Bernie Ecclestone. A guerra precisa ser apaziguada e o consenso deve acontecer em breve.
E a FIA tem que ceder.

5 comentários:

Anônimo disse...

A FIA vai ceder, não há outra alternativa, quase 80% das equipes já anunciaram que deixam a Fórmula-1 se a medida passar. Justamente por isso eu acho que não passa.

Isso é para o senhor Nazi-Masô aprender que mão de ferro não leva a nada, e que qualquer decisão unilateral em um esporte da grandeza da Fórmula-1 tende a dar uma merda dessas.

Felipão disse...

O Hugo tem razão quando diz que a FIA vá recuar... Sou da mesma opinião...

Ron Groo disse...

Vão ceder, mas antes vão jogar um cabo de guerra infernal.
A F1 na figura funesta dos dois velhinhos da fuzarca sabem que se a Ferrari sair vai levar um monte de gente.
E a F1 até sobrevive sem a Ferrari, mas e sem os outros times?
Vem ai outro pacto da concordia.

Anônimo disse...

A dupla recua e a F1 não existe sem as equipes, o q disseram é exatamente a mais pura verdade. Também acho q isso vai se arrastar por alguns dias... mas a dupla dinâmica vai perder a batalha, mas não vai desistir da guerra.... (burrice não?).

Leandro Almeida - São José dos Campos disse...

Bom, a primeira pergunta que surgiu na minha cabeça quando anunciaram as novas medidas foi, onde vai parar o glamur q acompanhou a principal categoria do automobilismo com essas mudanças? Sempre vejo a formula 1 como um mar de tecnologia, desenvolvimento e "superação", e estabelecer tais regras para mim levaria a categoria para seu pior ano ou anos. Não gosto de uma categoria que busque um equilibrio total dentre as equipes, ter uma ferrari, maclaren, renault, toyota, bmw, red bul, "honda", lutando para serem melhores do que ja são para mim é a melhor parte da categoria. A formula 1 para mim é a busca de ultrapassar os limites, e o que vejo são engravatados querendo botar uma corda no pescoço das equipes participantes.

Anotem ai, se não mudar em breve veremos uma nova categoria, formada somente por equipes como ferrari, e a FIA, FOM, vão ficar com a deles vendo a nova categoria com os ex-fans da formula 1 conquistando a paixão de todo mundo.

;)