terça-feira, 5 de maio de 2009

Falemos de Rubinho

Era para ser um bom ano de despedida para o Rubens, coisa que ele não teria em 2008, seja pelo carro que possuía, seja própria ausência de despedida oficial graças à crença de que haveria um bólido prontinho para ele em 2009.
Sim, de fato uma bela máquina seria sua na nova temporada, finalmente poderia dizer adeus com muitos pontos, pódios e, possivelmente, vitórias. Um último ano digno de um recordista de GPs estaria se iniciando, era o que muitos pensavam no início do campeonato.
Após 4 corridas, porém, Barrichello voltaria a ocupar uma vaga de destaque na mídia, mas por aquelas velhas razões de sempre. No fim de semana do Bahrein, deu mais desculpas do que nunca. Começaram os burburinhos sobre as 3 vitórias do companheiro inglês contra resultados medianos do brasileiro que lhe renderam a vice-liderança do Mundial até então.
As reclamações e as declarações infelizes estão aí para quem quiser ver. Em entrevista ao programa da Globo, falou dos irmãos Schumacher após o dia do falecimento da mãe, disse que fingia ser amigo do Michael, que faria quase tudo para se tornar campeão, mas não tudo, como era o caso do alemão, dentre outros comentários que só colaboraram para o aumento das críticas.
Piadas sobre ele não faltam, já lançaram muitas e não param de inventar. A mais nova foi surpreendentemente disparada pela ex-atleta Hortência durante (veja só!) a cerimônia de posse do presidente da Confederação Brasileira de Basquete: "Sorte é trabalho, mas é preciso ter estrela. O Rubinho Barrichello, por exemplo, tem estrela, apesar de muitos dizerem que não. Ele é milionário, ganha muito dinheiro. O problema dele é que a estrela dele fica na bunda e se apaga quando ele senta no cockpit", disse, provocando gargalhadas coletivas.
Estrelas à parte, o fato é que quanto mais Rubens fala, mais acaba ouvindo. Às vezes, parece até que ele gosta: "Quem sabe? Talvez eu corra por mais dois ou três anos", afirmou em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport, dizendo que pensa em se aposentar com 40 anos de idade.
Tudo que o Barrichello precisa é completar uma boa temporada, reclamar menos, mostrar resultados um pouco melhores e se retirar da Fórmula 1 por cima, com momentos positivos na última temporada para que leve consigo lembranças boas do ano de conclusão de carreira. Seria uma maneira interessante de respeitar a si mesmo e a sua trajetória. A vontade de pilotar não deve ser o único motivo que justifica esta persistência; ao que tudo indica, ele ainda sente muita necessidade de continuar tentando provar que é melhor do que imaginam, fazendo mais do que já fez, nem que tenha de desafiar o tempo e a fisiologia para chegar lá.
Rubinho é rápido, inconstante, técnico, pirracento. Já o conhecemos, não será uma só temporada que mudará o conceito das outras dezesseis. Afastar-se das pistas pode não ser fácil, mas também é uma questão de inteligência, a menos que o piloto não saiba exatamente aquilo que seja melhor para si.

15 comentários:

Felipão disse...

"o fato é que quanto mais Rubens fala, mais acaba ouvindo". Perfeito. A síntese disso é a cara do Galvão e da mulher dele, quando começou a falar que o campeonato tá muito no começo, e que vai ser campeão. O Galvão até diz pra ele ficar quieto...

Enfim... Me parece que ele não entende o que é o Rubinho. Tanto que ele foi descobrir que não era amigo do Schumacher, depois. Ele, na época, achava sim que era seu amigo...

Ou então assinou atestado de falso no domingo...

Thiago Guadalupe disse...

Sem dúvida, com o carro que tem em mãos esse ano tá precisando falar menos e fazer mais!

Lembro da sena ridícula do último GP, dele fazendo sinais para o Nelsinho como se o cara tivesse que abrir pra ele passar... daqui a pouco vai começar a reclamar do Button.

Beatle Ed disse...

Ca@*#(!)@#)#_@_!!!+@)guei e andei pro Barrichello.

Anônimo disse...

É, ele é muito chato. E não será campeão. Aposto qualquer dinheiro nisso. Tenho até mesmo minhas dúvidas sobre se ele voltará a vencer ou não - acredito que não.

Ron Groo disse...

Hortencia fez a frase mais perfeita que se tem noticia sobre 1B.

Penso que ele perdeu o bonde da história, falou demais e detonou todo e qualquer respeito que um dia eu pudesse ter por ele.

Até achei isto aqui que cabe muito bem a ele:

Nada mal prum boçal,
Retardado mental, infeliz.
Tanto quis ser o tal,
Conhecido entre os mais imbecis.

Muito bem: você tem
O talento que faz de você
Tão proeminente panaca,
Dos que não são comuns de se ver.

Começou fazendo bobagem desde que chegou,
Não parou nem quando o bar todo esvaziou.

Bebe demais, fala demais,
Mas na real não diz merda nenhuma!

Só fica aí cheio de si,
Mas não resolve as cagadas que arruma.

Enquanto você fica aí arrumando tumulto,
Eu vou me aprimorando na arte do insulto.
Exclua-se a parte que diz das bebedeiras e o resto bem lhe cabe.

Beatle Ed disse...

Apesar de ser um ferrenho crítico de Barrichello há muitos anos achei que a declaração de Hortência foi sim extremamente estúpida, inconveniente e inoportuna.

Esse tipo de atitude nos dá a exata dimensão do quanto ela é ignorante e despreparada para assumir um cargo importante no esporte nacional!

Uma atleta da importância de Hortência precisa saber a diferença e o peso que uma piada informal, contada numa roda de amigos tem de uma declaração como essa, feita durante uma cerimônia oficial!

Espero sinceramente que ela venha à público e se desculpe com Rubens, e que ele não precise responder a essa vulgaridade cometida pela "rainha do basquete".

Anônimo disse...

Se Rubens responder à provocação de Hortênsia, aí vai ser o fim...

Larissa

Anônimo disse...

Desculpe, Hortência com C. Não gosto de basquete, odiava sair quicando a bola para nem acertar o aro na quadra da escola.

O que Galvão deve ter achado disso tudo? Lembro uma vez que tirando F1, ele falou ser fã de basquete. Isso está com cara de mais uma galvanada na próxima transmissão?

Bruno Aleixo disse...

Olá Felipe. Sou o Bruno Aleixo, do Grid GP. Agora estou no velocidadecia.blogspot.com. Estou linkando você lá ok? Abraços.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Maciel:

Fico com a frase da Hortência sobre o Rubens...

Bruno disse...

Pior é ver o Galvão queimando ainda mais o filme, tentando fazer as mesmas coisas que fazia com o Senna. O público já sabe o que esperar do Barrichello.
A Silvana tentou o segurar, o Galvão também, e o Barrichello continua falando as mesmas bobeiras de sempre.

Maciel, ele poderia correr caladinho, comendo pelas beiradas e fazendo o melhor. Mas prefere falar e chorar...

(Grande Groo, essa declaração do 1B é a prova que ele domina a "arte do insulto")

Abraços.

Guilherme Bezerra disse...

Caro Felipe:
Parbéns pelo blog. Falando sobre o Rubens, acho que tudo depende do ponto de vista que se vê as coisas. Se Rubens acha que vai ser campeão este ano, se ele acha que vai correr mais três temporadas, com todo o respeito que mereces, quem é você para achar algo? Muita gente já o considerava fora e veja onde ele está! Você apostaria que ele estaria no grid de 2009 e ainda por cima com um carro de ponta? O problema é que, aqui no Brasil, o Rubens conta com uma tremenda má vontade da maioria enquanto que na Europa seu talento é mais reconhecido e ele é muito mais prestigiado por lá. Veja só: após 4 provas e enfrentando infortúnios em pelo menos 3 destas, ele é o vice líder do campeonato mas aqui no Brasil já tem um monte de gente o relegando a segundo piloto de Jenson Button esquecendo que ainda restam 13 etapas em que ele pode (porquê não?) recuperar-se e discutir o título no final da temporada com reais chances. Eu não duvido disso. Como será que Jenson vai reagir quando enfrentar algum problema? Será que mesmo com problemas conseguirá pontuar a exemplo de Rubens? Se ele diz que pode ser campeão este ano, o mínimo que eu posso fazer é respeitar a perspectiva de quem realmente está sentado naquele carro e, melhor do que qualquer um de nós, tem experiência suficinte para avaliar seus adversários e o momento que atravessa. Quanto ao fato dele falar muito, esta é uma característica dele. Todos nós temos as nossas, não é verdade?Piadinhas como a que Hortência, numa crise de deselegância, tentou fazer, não ajuda muito a ele ter uma imagem mais respeitada pelo público. Falando por mim, eu o respeito e nunca duvidei de sua capacidade de se tornar campeão do mundo. Este ano, mais do que nunca, estou torcendo pelo sucesso dele. Prefiro assim e entrar no coro quase generalizado, que para comentar algo sobre o Rubens, lembra sempre das piadinhas do casseta e planeta e desce a lenha no cara. Vamos esperar o desenrolar da temporada e ver o que acontece.
Um abraço
G.B.

Unknown disse...

É Felipe...
Acho que você anda vendo a fórmula 1 lá de marte. Resultados medianos?Barrica é o segundo enfrentando um monte de problemas. Aqui na Europa se fala bem diferente daí no Brasil. Principalmente aqui na Inglaterra. O cara é respeitado e reconhecido como um piloto de alta categoria.
Acho que muitos acostumaram a ouvir frases feitas e pouco verdadeiras. Rubens fala o que pensa e gosta de explicar o que realmente aconteceu em determinada situação. É o respeito aos amantes DE VERDADE do esporte.
Quanto à declaração de "Ortência" dada aí no Brasil, isto é apenas a evidência de como a opinião pública do Brasil foi manipulada pela grande imprensa. A maioria esmagadora que não respeita o Rubinho, não entende bulufas de fórmula 1. A começar por pessoas que falam que os resultados dele foram medianos! Putz!!

Unknown disse...

Lamentável, Felipe... eu sempre considerei esse blog muito bom, e nunca postei comentários. Mas a maneira como você colocou a questão da Hortência, soou como uma autorização pra ela falar o que disse. E como falou o amigo aí de cima, se ele acha que vai correr mais três, quatro anos... ele pode falar isso tranquilamente. Nunca será um Senna, um Piquet... mas é inegavelmente um bom piloto sim, o 5° maior pontuador da história e um grande caráter, querido por todos no Circo. Ou eu estou errado?

Abraço.

Felipe Maciel disse...

Rodrigo,
não foi a intenção aprovar o comentário da Hortência, acho que ela passou do ponto sim, e me surpreendi ainda mais com o local e o momento que ela escolheu para falar essa bobagem. O objetivo de registrar essa frase no post foi citar o exemplo do momento. Não tinha a intenção de dedicar um post inteiro à Hortência. O fato é que esse é um exemplo das bobagens que ele tem que ouvir. Boa parte do que ele ouve é fruto do que ele fala. Se falasse menos, talvez corresse menos risco de passar por certos incômodos como esses.

Aranha,
em primeiro lugar, o Rubens não fala apenas para explicar o que aconteceu, ou fala em respeito aos torcedores, como você imagina. Ele fala para citar problemas e possíveis problemas que enfrenta/enfrentou/enfrentará, como forma de justificar algo que saiu errado. Não se engane, todo piloto do grid enfrenta problemas e em todo o final de semana. A gravidade varia de GP para GP, mas todos enfrentam. Os problemas não são exclusivos do Barrichello. E se você continua achando que tudo o que ele diz é a mais absoluta verdade é porque tem sorte de não ouvir tantas declarações dele. Tem coisas que podemos aproveitar, mas tem comentários inaceitáveis.

Em segundo lugar, imagino que seu conceito de mediano seja diferente do meu.

E terceiro lugar, eu mantenho esse blog há mais de dois anos, há muito mais anos não perco nem mesmo um treino de classificação. Escrevi colunas, tenho podcast,... Enfim, se a sua opinião é que eu não entendo "bulufas" de Fórmula 1, talvez eu devesse dar menos importância às suas opiniões do que dei nesse post.

Estamos aqui para atacar ou defender opiniões, não para dizer que as pessoas que discordam de seu argumento não entendem das coisas.
O dono da verdade sobre qualquer assunto ainda está para nascer.

Abraço a todos