segunda-feira, 11 de maio de 2009

Rubens esquenta o clima na Brawn

Em fim de carreira, Rubens Barrichello quer porque quer provar algo para todos. A chance de elevar sua moral foi grande neste domingo, na Espanha, mas a derrota para Jenson Button foi um verdadeiro golpe sobre sua animação numa temporada potencialmente de vacas gordas.
A equipe havia planejado três paradas tanto para Rubens quanto para Jenson. O britânico foi notificado que sua estratégia seria modificada para duas paradas antes do primeiro pit stop, e o resultado foi a quarta vitória no ano.
A certeza inicial de vitória e a decepção com o desenrolar da prova deixou Rubens extremamente irritado, como há muito não se via, se é que já se viu. O brasileiro revelou sua reação perante o chefe: "Depois da corrida, falei para o Ross exatamente o que queria falar. Se ele tivesse feito alguma coisa para o Jenson ganhar, eu pendurava as minhas chuteiras, ia pra casa. Não preciso disso, sou melhor que isso".
"A resposta dele foi: 'Hoje ele ganhou por coincidência. Achamos que você voltaria na frente do Rosberg no primeiro pit, e conseguiu, e o Jenson não conseguiria, ficaria preso atrás dele'. O time acha que foi coincidência, e é assim que saio da pista".
Barrichello também disse com todas as letras aos jornalistas: "Não vou seguir mais ordens de equipe".
Rubinho também alegou não ter gostado de ser notificado pelo rádio da mudança de planos do Button somente depois de seu pit stop. Como ele parou uma volta após o inglês, deveria ter sido informado imediatamente para contornar aquela volta pensando se iria também alterar a sua estratégia, o que não teve a chance de fazer. O engenheiro do Barrichello lhe contou que não havia avisado ao piloto simplesmente porque ele também não sabia, apenas descobriu quando o brasileiro já tinha retornado à pista para cumprir o segundo stint.
Ross Brawn, que ontem falou da lentidão do Rubens durante uma das pernas da corrida, rechaçou o suposto favoritismo, uma palavra distante da realidade da escuderia, segundo ele: "Acho que vocês viram na primeira curva que não existiram ordens de equipe".
E não deve ter ocorrido mesmo. Simplesmente Rubens não foi tão constante durante a corrida, às vezes acontece de seu companheiro de equipe lhe superar. Não podemos deixar de reconhecer, porém, que houve uma aproximação entre os pilotos da Brawn neste GP. Se anteriormente só dava Button, enfim o trintão começa a incomodar. Resta a ele prosseguir incrementando o ritmo e demonstrar mais regularidade, características que por sinal não o distiguem como piloto.
Mas se quiser brigar pelo título, não deve torcer para que o parceiro cumpra a estratégia inicial esperando ser derrotado ao fim do GP só por conta da largada. Disputar título mundial não é simples nem é fácil, essa é a graça da brincadeira.

8 comentários:

Ron Groo disse...

Ele queria ganhar a corrida por conta da largada de ontem...
E disse depois que se desconfiar que Brawn dá previlégio ao Button ele abandona a F1.
Não sei o resto do pessoal, mas eu ja enviei um monte de emails para ele dizendo isto.
Vou no site dele e postar a mesma coisa.
Vou por faixas na frente da casa dele.
Vou anunciar em horario nobre na TV e no rádio.
Quero ver se desta vez ele vai dizer que não sabia.

Nicholas disse...

huauahuuhaha...

o Groo é foda!!!!..r.s.

mas como ja disse....acredito no potencial do Rubens....infelizmente depois esse GP afirmo....Jeson Button é o novo campeão mundial...
acompanhei a corrida pelo live timing e vi o quanto o 1B foi mais lento depois da segunda parada e depois disso não conseguindo ser mais rapido que o Button em nenhum momento...

Rubens deve ganhar alguma corrida esse ano....mas ao final....será somente o vice campeão novamente..

Alan disse...

Caro maciel,

A questão principal não foi nem terem mudado só a estratégia do button, a questão é que 3 paradas se justificam para rodar o maior trecho de pneus moles, e não foi o q aconteceu. Button rodou 49 voltas com pneus macios e Barrichello com TRES pits, rodou só 50..

E aqui vem uma coisa pior. Button rodou 30 voltas com um pitstop de 8.7 segundo. Barrichello rodou apenas 12 voltas com um pit de 6.7

Me diga pra q mandaram ele pros boxes, se ele vinha abrindo quase 1seg por volta sobre o button nesse momento, e COM CERTEZA tinha gasolina pra mais 5 - 6 voltas.

Não tenho dúvidas, ele ficou mais lento depois do segundo pit pelo simples fato de estar mais pesado q o button. Já tinha gasolina a mais pra largada, e com esse pit antecipado sobrou mais ainda.

Felipão disse...

E o pior. Eu acredito que ele seja bobo e inocente. Uma pena, depois de tantos grandes pr~emios, que ele conserve isso...

Anônimo disse...

eh, mas perae Felipão. Ser bobo e inocente, com uma equipe inteira contra ele, seria dificil não ser não é? Ontem Ross Brawn não conseguiu disfarçar a estratégia que privilegiou soh o Button, não como fazia nos tempos da Ferrari.
O Barrica, 1B, Burrinho ou o q quer q seja está sem moral na equipe infelizmente, mas ontem ficou mais q na cara que a Brawn fez tudo pro Button, e não precisava ser tão claro assim.

Anônimo disse...

Cara eu gosto desse blog pra caramba!

speed.king.thrasher disse...

Bom.. a culpa das 3 paradas ñ é do Rubinho... o dever dele é dirigir. Mas pra mim isso é bem estranho e discutivel... ñ vou ficar espinafrando o Rubinho pq acho q ele ñ merece... deixou a desejar no 3º stint... sim... fez uma corrida vencedora... sim. Mas o time tirou a vitória dele.

E essa desculpa do Rosberg... faça me o favor... mas esparrapada impossivel.

abs!!!

Anônimo disse...

Disputar um título mundial foi fácil para o Mansell em 92, para o Hill em 96 e para o Schumacher em 2002 e 2004. E está sendo para o Button em 2009.

Complicado, infelizmente, mas Barrichello esteve em um daqueles dias imbatíveis, como na Alemanha'00 e na Inglaterra'03. E no entanto foi batido. Sinal dos tempos.