sexta-feira, 15 de maio de 2009

Nada feito

Não foi por falta de ameaça, mas a reunião entre FIA e Fota simplesmente não rendeu resultado algum.
Na verdade, o discurso da FIA mudou para "também queremos um mesmo regulamento". Foi o que ela sempre quis, diga-se. O lançamento de um regulamento duplo mal passou de uma maquiagem para esconder seu claro interesse em aplicar o limite orçamentário e demonstrar tolerância perante as equipes no momento em que aceitasse um regulamento só.
Para as escuderias, porém, regras únicas não são um ganho, são uma normalidade. Neste caso, o que há de anormal é a agressão ao direito à livre concorrência, no qual cada um investiria o quanto julgasse apropriado.
A Ferrari partiu para a ignorância. Jogou o teto de gastos nos tribunais e agora se apronta para a audiência marcada para o dia 19, dez dias antes do encerramento do prazo de inscrições para a temporada 2010. Eis uma forma interessante de enlouquecer a FIA: já imaginou se cada equipe abrisse o seu processo contra as mudanças das regras como forma de ataque em massa à entidade? Mas a Ferrari foi mesmo a única a pôr em prática essa ideia; a Renault, por meio de Flavio Briatore, ameaçou demitir metade dos membros da equipe para se adequar à futura realidade proposta por Mosley.
O presidente da FIA, firme como uma rocha até então, criou a frase de efeito ao comentar o comportamento da associação: "Não consigo entender por que algumas pessoas se mostram contra o teto, já que isso significaria uma flexibilização progressiva das regras técnicas. Podemos dizer que, por fim, a escolha ficou entre a liberdade intelectual e a limitação financeira ou restrição intelectual e liberdade financeira, que é a opção deles até agora".
Não foi dessa vez que a novela acabou. A pergunta persiste: A FIA dará um passo atrás ou a Ferrari será obrigada a recuar do ultimato? Quebra de braço, cabo de guerra, chame do que quiser. A Fórmula 1 vive um combate feio de cachorro grande.

6 comentários:

Ron Groo disse...

É o tal cabo de guerra que falei.
Mas no fundo acho que a FIA cede,

Felipão disse...

E a Ferrari tá até bem preocupadinha para quem tinha garantido que não participaria no ano que vem...

Marcos Antonio disse...

a gente sai de um embate poçlítico e vem outro...aiai...

Speeder76 disse...

Agora, o que o Tio Max quer é simples: ver até que ponto estas equipas vão mesmo sair da Formula 1 e criar um campeonato paralelo. Esta acção em tribunal viu que a ameaça nem era levada muito a sério pela própria Ferrari. A Scuderia e os restantes membors da FOTA não tem outro remédio senão levar a ameaça por adiante, ou seja, sair da Formula 1 e criar o seu próprio campeonato.

Felipe Playmobil disse...

- Fora Mosley.

Claudemir Freire disse...

Estão criando um monstro, Max vai sair muito fortalecido se vier a ganhar essa nova batalha, e as equipes sairão desmoralizadas.

Max ja previa isso então deve estar muito bem calçado.