domingo, 24 de maio de 2009

Button consagrado em Mônaco

Um bote do Kimi Raikkonen na largada poderia reacender a chance de vitórias da Ferrari na Fórmula 1, mas a história foi outra. O finlandês largou mal e foi superado por Rubens Barrichello, anunciando desde já uma nova dobradinha da Brawn. Embora tenha perdido a posição para Rosberg, Massa logo recuperou na saída da Sainte Devote.
A primeira volta foi completada sem estresse, a grande movimentação da corrida ainda estava por vir. E veio quando Sebastian Vettel passou a andar 3 segundos mais lento que quem vinha atrás, mesmo sendo o carro mais leve do grid. Felipe Massa buscou o KERS e despejou pressão total sobre o alemão. Numa das investidas, levou uma fechada na saída do túnel, sendo obrigado a cortar a chicane para não bater. Quando devolveu a posição, foi superado por Nico Rosberg.
Vettel liderou um enorme pelotão e somente se dirigiria aos boxes após ser ultrapassado por Rosberg, Massa e Kovalainen na mesma volta. Mais tarde, escaparia na entrada da curva 1, abandonando melancolicamente a corrida. Kovalainen também não resistiu ao exigente traçado de Monte Carlo, chocando-se contra o guard rail. A direção de prova não quis saber de safety car, deixou a corrida correr, mesmo durante o eficiente trabalho de limpeza dos fiscais em locais de risco.
Rubens Barrichello mal conseguia acompanhar o ritmo do companheiro e ainda via Kimi Raikkonen crescer em seu retrovisor. Massa passou Rosberg após o primeiro pit stop, quando a Williams optou por colocar dois segundos de combustível a mais para valorizar o tempo de uso dos pneus duros, mais resistentes. Webber surgiu entre os dois.
A BMW e a Toyota passaram tanta vergonha na corrida quanto na classificação. Robert Kubica abreviou o sofrimento ao se retirar da prova. Lewis Hamilton realizou boas ultrapassagens, mas enfrentou uma demorada parada de box para a troca do bico danificado. O momento deja vu do GP ficou por conta de Sebastien Buemi, que encaixou na traseira do Piquet e o empurrou para fora da Sainte Devote. O erro de freada lembrou o incidente de 2002, promovido por Felipe Massa colado na traseira de Enrique Bernoldi.
Jenson dominou com controle absoluto sobre o GP. Barrichello recuperou o desempenho e se manteve à frente das Ferraris. Pela primeira vez no ano, nem Raikkonen nem Massa precisou lidar com alguma barbeiragem da equipe, podendo cruzar a linha de chegada com tranquilidade para praticamente triplicar a pontuação da escuderia entre os construtores.
Mark Webber só fez pressão psicológica, porém foi incapaz de alcançar os carros vermelhos. Rosberg foi 6º, Alonso fez o que pôde e Bourdais, comendo pelas beiradas, fechou a zona de pontuação.
Não foi dessa vez que a Force India marcou os primeiros pontos. Em Mônaco eles batem na trave, neste ano Fisichella apenas garantiu a posição dos bobos. Largando dos boxes, Glock chegou em 10º, seguido por Heidfeld, Hamilton, Trulli e Sutil. Para não perder o costume, Nakajima destruiu o bico da Williams ao bater na Mirabeau, durante a última volta do GP.
Jenson Button venceu em Mônaco, agora ninguém segura mais o inglês. Na melhor fase da carreira, demonstrando alto nível de pilotagem e cabeça boa, o líder do campeonato segue com mais moral do que nunca.
Na tabela, a situação também é confortável: Button-51, Barrichello-35, Vettel-23, Webber-19,5, Trulli-14,5, Glock-12.
Entre os contrutores, a Brawn já possui o dobro do que a RBR conquistou: Brawn-86, Red Bull-42,5, Toyota-26,5, Ferrari-17, McLaren-13.
Está evidente o ressurgimento da Ferrari, que por enquanto ocupa a quarta colocação na tabela de equipes. Felipe Massa traz uma sequência de três vitórias na Turquia, só perdeu corrida lá na época da Sauber, quando a edição foi dominada por Kimi Raikkonen, então piloto da McLaren. Istambul é quintal de Maranello, que detém os únicos pilotos que triunfaram sobre o solo turco. A Brawn ameaça as estatísticas, mas sabe que terá uma corrida à parte dentro de duas semanas.
O campeonato está semi-decidido nos pontos, mas começa a esquentar dentro das pistas. A próxima etapa promete brigas mais diretas. Até lá, já deverão ter sido definidos os principais conflitos políticos que circulam nos bastidores e a categoria possivelmente poderá se concentrar mais nas corridas que fazem este esporte.
Classificação:
1. Jenson Button (ING/Brawn), 1h40min44s282 (76 voltas)
2. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 7s666
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 13s443
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 15s110
5. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 15s730
6. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 33s586
7. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 37s839
8. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1min03s142
9. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1min05s040
10. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1 volta
11. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1 volta
12. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1 volta
13. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1 volta
14. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta
15. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 2 voltas
Volta mais rápida
Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min15s154

8 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Felipe, o inglês Jenson Button sobrou novamente na corrida. Acho muito difícil este título sair de suas mãos. Será que alguém vai bater a Brawn na Turquia? Vamos ver né.

Abraços!

Leandro Montianele

Fábio Andrade disse...

Com a distribuição de pontos atual, Button corre o sério risco de ser campeão somente chegando ao pódio daqui em diante, rs!

Segurem o inglês!

Felipão disse...

Agora com esse progress da Ferrari vai ter uma redistribuição de pontos... o que poderá ser ainda mais benéfico para a Brawn. Go BRawn, Go...

kimi_cris disse...

O Button fez uma grande corrida...

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Ron Groo disse...

Que coisa o Buemi aprontou hein... quem bate atrás paga o prejuizo.

Se Jenson vencer Spa e Monza também este ano eu me rendo...

E que foto mais fofa esta ultima ai... Será que o gordinho bate também?

Anônimo disse...

ô Felipe, arruma lá..a Ferrari tá com 17 pontos, e em 4º na classificação das equipes...

Marcos Antonio disse...

Button tá mandando mto bem e é favorito. Se ele ganah rem Istambul o campeonato vai se tornar chato.Vai ser o Button brincando de Schumacher o ano todo...

Leandrus disse...

Corrida bem monótona essa. O começo até enganou, mas depois que Vettel deixou de segurar todos que vinham atrás os pilotos se espalharam e não houve mais muito atrativos. Poxa, nem uma batidinha clássica na largada teve...

A fase de Button está mesmo muito boa. Se o inglês não abandonar alguma prova, vai ficar difícil para os outros alcançarem o líder do campeonato...

Ateh!