quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pacotão

O GP da Espanha marcará um ponto crucial no desenrolar do campeonato. Não haverá mais desculpas para maus desempenhos, o calendário europeu já é realidade. Se as retardatárias irão operar seus prometidos milagres, esta é uma boa hora para começar.
A decepção estatística do Mundial traz à pista o F60B, que ganhou novo nome, tamanho o peso das mudanças. Comenta-se que o modelo seja 15kg mais leve que o F60, potencializando o trabalho com o KERS. O tal difusor duplo marca presença no desenho traseiro.
Kimi Raikkonen lembrará de sua última vitória na F-1, com direito a hat trick, no mesmo palco de Montmeló. Massa tem a seu favor o retrospecto de sempre ter pontuado na Espanha desde que chegou à Ferrari, sendo o vencedor da prova de 2007. Se mantiver o mini tabu, abrirá sua contagem na tabela. Ninguém espera que a Ferrari triunfe em Barcelona, mas a expectativa é de um avanço sensível na medição de forças do grid.
Já a decepção em termos de rendimento do campeonato contará com uma reformulação geral dos componentes aerodinâmicos no carro. Para isso, a BMW resolveu abrir mão até mesmo do KERS nesta corrida, e o difusor duplo só estreará na Turquia. A julgar pelas declarações do Kubica, a evolução não surpreenderá na Espanha. Talvez seja o suficiente para deixar a lanterna das provas, situação humilhante para uma equipe desse porte.
Como não são apenas as decepções que atualizam seus bólidos, é bom ficar de olho na Brawn, que fez mistério quanto às mudanças, mas garantiu que elas ocorreriam. As principais concorrentes - Toyota e Red Bull -, por sua vez, fazem parte do pequeno grupo de equipes que trouxe poucas mudanças significativas no carro para este GP.
Certamente seria interessante assistir aos treinos livres para traçar as primeiras impressões do desempacotamento coletivo que a Fórmula 1 promoverá neste final de semana. Se as corridas no circuito de testes espanhol não costumam ser animadoras, os principais ingredientes do sábado e do domingo serão, inevitavelmente, os saltos e descensos neste GP tão esperado por certos times.
Pena que os horários de sexta-feira não colaborem muito comigo, ao menos nesse aspecto as etapas orientais eram mais amigáveis. Mas a prova dos nove acontecerá mesmo na sempre disputada classificação e na corridinha do dia posterior.

4 comentários:

Ron Groo disse...

Este negócio de só arrumar carros pra perna européia é uma grande bobeira.
A Brawn ja abriu uma vantagem consideravel.
Se tinham meios porque não pensaram em montar os novos pacotes logo pra segunda corrida?

E quanto a BMW, o Kubica deve estar contente pra caramba. Afinal se na turquia o carro não andar bem a equipe já vai começar a pensar no carro do ano que vem.
Mais um ano perdido pro tucano polones.

Unknown disse...

a situação da BM só poderia ser pior se tivessem um piloto se desculpando por tudo o que faz, o que felizmente não acontece. mais daqui a pouco o povo começa a dar declarações do estilo "rubens 2007"

a ferrari tá prometendo, e neste primeiro teino até que o massa se deu bem. mais o massa tem se dado "até que bem" em muitos treinos neste ano. falta ver no domingo, ne?

quem sabe e alguma dessas equipes podia contratar o ronaldo fofómeno pra dar moral pra equipe, jeje...

Felipão disse...

realmente, há uma boa chance pra Ferrari. E o Piquet??? Será sua última???

Thiago disse...

Ron, achas que é simples assim??

Carro de corrida não é igual contruir muro não, não é só ir colocando tijolo por tijolo não...
E outra, a segunda corrida foi uma semana depois da primeira...