quinta-feira, 28 de maio de 2009

Williams suspensa da Fota

Na mais absoluta acepção do conceito, a Williams é uma equipe de Fórmula 1. Não importa o que dizem as regras, ela estará sempre rendida diante de qualquer loucura prometida pela FIA. Se ameaçar deixar a F-1, consistirá numa auto-ameaça: a de fechar as portas da própria empresa.
A instabilidade do momento não agradou a equipe, que tratou de garantir a sua vaga para o próximo ano e esperar sentada pelo desenrolar dos fatos. A Fota reagiu afastando o time inglês das reuniões.
A suspensão temporária foi mal vista por muitos e interpretada com um racha na associação. Para mim, porém, não passou de uma atitude sensata e compreensível.
A Fota está totalmente engajada na resolução dos conflitos com Max Mosley. Se a Williams já assinou com a entidade, não poderá mais fazer oposição a ela. Sua presença nas reuniões da associação seria irrelevante.
Não entendo a postura da Fota como uma retaliação a Grove. Na verdade, o alvo não é a equipe do tio Frank, mas sim as integrantes menos exigentes do grupo, que estariam recebendo um recado de possível retaliação. Se a Williams continuasse participando das reuniões, por exemplo, a Force India poderia se sentir confortável para também assegurar sua vaga e seguir atuando na Fota. Quando fossem se dar conta, quase todos estariam discordando da FIA com contrato assinado com ela. Isso sim enfraqueceria a Fota.
As escuderias caminham na direção certa, propondo medidas alternativas interessantes para apresentar ao Mosley nos próximos dias. A definição deverá sair logo, com cada uma das partes cedendo um pouco em relação às imposições que fizeram.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Achei a decisão uma coisa completamente contraditória.
A excessão da Williams e da Brawn, qual outra equipe é um time de F1?
As que não são de montadoras são outdors, os mais rapidos outdors do mundo vendendo latinhas de energético ou anunciando King Fischer.

Meu apoio incondicional é para a equipe de Grove, desta vez a FOTA deu uma bola fora, mostrou que no mínimo não esta homogenea. E hoje quando as oustras forem assinando seus compromissos com o campeonato do ano que vem, todos vão ter a certeza de que a FOTA não passa de um embuste sem força e manipulada por Montezemolo.
Como que uma entidade assim quer derrubar alguém de algum lugar?
Seriedade, era o mínimo que se esperava.

Unknown disse...

Depois da inscrição em massa eu nem comento mais essa suspensão. Ainda bem que nós não tivemos que assinar aquele comunicado suuuuper ameaçador "nos increvemos mas se não fizerem o que a gente quer, vocês vão ver". Eu vim aqui pedir a "vai que é tua, Galvão", porque eu vejo a corrida com o mute acionado e o rádio ligado na BandNews, mas no twitter o pessoal tava rolando de rir com uma história de túnel que suga os pilotos... o que foi exatamente que o Galvão inventou dessa vez?