O 1º de maio de 94 é relembrado a cada ano que passa, porque é simplesmente impossível esquecer da maior tragédia da história do automobilismo na visão dos brasileiros, que perderam o grande ídolo do esporte nacional na muro de Tamburello.
Teorias sobre o acidente não faltam. A mais famosa - porém não suficientemente convincente - é a quebra da barra de direção. Para quem não cansa de ouvir mais teorias e gosta de análises técnicas e de telemetria, fica a dica do seguinte documentário, dividido em três partes, que termina por explicar como a entrada do safety car pode ter provocado a triste colisão.
Mas, para aquele que vêem nesta data histórica uma razão para relembrar a vida de Ayrton Senna, eis o momento de seu nascimento na Fórmula 1, quando conquistou seu primeiro triunfo, a bordo da Lotus no GP de Portugal de 1985.
11 comentários:
é melhor mesmo lembrar Senna por seus grandes feitos!
Deixa ver se entendi, meu espanhol é muito pior que meu inglês, mas segundo o National Geografic o que provocou o acidente foi o resfriamento dos pneus e não a quebra da barra de suspensão?
Nunca tinha visto estes videos e nem ouvido falar nesta hipótese.
Mas é isto ai mesmo... Melhor lembrar dele tomando ultrapassagen do Piquet, do Mansell ou saindo do carro com os braços erguidos, ainda de capacete e no meio do povo após vencer um gp do Brasil.
eu não acho que foi isso não... Mas os vídeos são muito interessantes,,,
Meio off, mas acho que tá valendo: adoro esses vídeos antigos, com os mecânicos comemorando praticamente dentro da pista a vitória do seu piloto. Pena que acabaram com isso. Aliás, essa determinação ficou valendo desde este GP de Portugal?
Já tinha visto esse documentário a alguns anos atrás... diante da evidência a respeito de uma solda mal feita com materiais diferentes na barra de direção, e do fato de ela ter atravessado o capacete de Ayrton no momento do impacto, não consigo acreditar em qualquer outra hipótese para o acidente.
De qualquer forma, hoje está difícil desatar o nó da garganta...
É isso ae Maciel, eu tb nunca tinha visto esses videos, na vdd ainda estou vendo eles neste exato momento e eu sempre achei q o q perfurou foi o braço da suspensão, não a barra de direção. Mas que bom q vc deu a brecha para a gente tentar desatar o nó da garganta se lembrando dos feitos de Senna, isso eh confortante para todos nós brasileiros.
Senna foi um herói brasileiro devido suas 4 primeiras vitórias. Uma consolando o Brasil devido ao luto da perda de um dos heróis da "Diretas Já", Morte de Tancredo Neves, foi no dia que Senna ganhou pela primeira vez no diluvio do GP de Portugal de 1985. E pela revanche sobre os franceses após a derrota da seleção de Futebol nos penaltis da Copa do México 86.
Veja no meu BLOG a máteria na integra sobre este espetacular história de Senna o herói brasileiro. Que morreu e virou mito.
Senna foi um herói brasileiro devido suas 4 primeiras vitórias. Uma consolando o Brasil devido ao luto da perda de um dos heróis da "Diretas Já", Morte de Tancredo Neves, foi no dia que Senna ganhou pela primeira vez no diluvio do GP de Portugal de 1985. E pela revanche sobre os franceses após a derrota da seleção de Futebol nos penaltis da Copa do México 86.
Veja no meu BLOG a máteria na integra sobre este espetacular história de Senna o herói brasileiro. Que morreu e virou mito.
Parabéns pelo post Maciel. Ficou ótimo. Olhando assim, não há como escapar da nostalgia que foi aqueles dias.
Um abraço.
SAVIOMACHADO
- Esse Documentario sobre o acidente fatal do Senna, explica o seguinte: Com o acidente na largada da corrida o Safety Car entrou na pista, os carros ficaram se não me engano 6 voltas atras do Safety Car. A temperatura de trabalho ideal de dos Pneus do Formula 1, gira em torno dos 100º a 120º graus, como o Safety Car anda numa velocidade consideravelmente inferior os F1 os pneus não atingiram a temperatura ideal e ficaram vamos dizer "murchos", com isso o carro ficou cerca de 5 milimetros mais baixo em relação ao solo, o Safety Car recolheu se aos boxes e foi dada a relargada, quando o Senna abriu a setima volta e começou a tragetoria da Tamburello o açoalho do carro tocou no asfalto cortando o fluxo de ar que passa debaixo da Williams Fw16B fazendo Senna perder o controle do carro, ele tenta a correção da manobra mas ja é tarde, e ocorre o choque fatal com o muro. Esse foi o argumento de defesa de Frank Williams, Patrick Head e do mecanico que soldou os 7 centimetros de tubo feito de aço aeronautico na barra de direção como forma de alongar a barra, ja que Senna ja tinha reclamado que suas mãos estavam esbarrando nas bordas do CockPit.
Eu acredito que esses 7 centimetros adicionais na barra de direção que rachou foi o que causou o acidente.
- Eu procuro lembrar do Senna como o grande piloto que foi, que nos trouxe tantas alegrias e marcou sua epoca e seu nome no hall dos Grandes Pilotos.
Valeu Senna.
Abraços.
Senna morreu porque ultrapassou o limite do carro para tentar superar uma benetton trapaceira....
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