sábado, 30 de maio de 2009

Candidatas 2010

Uma das equipes que anseiam entrar para o circo não o almeja pela primeira vez. A Prodrive novamente tenta se unir à McLaren como forma de ganhar terreno na Fórmula 1, com a diferença de que agora a parceria não inclui a construção do carro, mas apenas uma espécie de apoio técnico nos moldes da Force India.
David Richards tem planos a longo prazo. Garantindo vaga no grid do ano que vem e disputando GPs até o ano posterior, a Prodrive passaria a se chamar Aston Martin em 2012. A montadora britânica completa seu centenário no ano de 2013. Dispondo de um roteiro sólido como este, só podemos apontar a Prodrive como um das principais candidatas às três vagas abertas na lista da próxima temporada.
A USF1 já fez seu carnaval para quem quisesse ver. É nome certo há meses, nada mais a declarar. A Lola também emitiu seu pedido à FIA para voltar à F-1 e tentar fazer algo melhor que aqueles 16 campeonatos lhe permitiram. Não é de hoje que Adrian Campos manifesta interesse na categoria, mas tem-se a sensação que ele corre por fora. A Litespeed, então, nem se fala.
Quando se pensava que os concorrentes da final do vestibular foram todos anunciados, surge o elemento surpresa, com cota e tudo mais: a March se inscreveu. Sim, a velha escuderia fundada por Max Mosley está na briga, é o que garante o site F1-Live. Como FIA e FOM escolhem quem bem entenderem, a Lola não precisa fazer cerimônia para sentir-se ameaçada. Algum critério de escolha acabará por favorecer a March, a menos que suas condições técnicas e financeiras sejam realmente risíveis, o que não deve ser o caso. E por mais que as coisas mudem de mão, um fundador será sempre um fundador, existe uma proximidade.
A cada novo episódio, me convenço mais e mais que a entrada de novas escuderias se deve muito ao interesse de Bernie e Max em abrir uma brechinha para dar pitaco nas reuniões da Fota.

7 comentários:

Unknown disse...

Adrian Campos sempre será bemvindo ao circo, e a PRODRIVe está trazendo a sua experiência em organização de esporte a motor.

achava que a história de trazer a Aston Martin era só fofoca, mais fico feliz de ver mais uma montadora no jogo.

o impostante ma MARCH, penso, é saber com quem vem. pelo que li Ken Marble estava ao comando em 1992, depois de que os japaneses venderam a marca.

Will disse...

Também penso que as escolhidas se darão pelos interesses de Mosley e Ecclestone.
Aliás, a March já entraria em vantagem.
Queira ou não, o presidente da FIA possui uma ligação histórica com a escuderia.

Bruno Aleixo disse...

Essa politicagem toda encheu o saco durante meses a fio. Pelo menos a entrada de equipes independentes como Campos e March estão nos trazendo algum alento.

Marcos Antonio disse...

vc disse tudo, com certeza a FIA quer ter equipes ao seu lado pra combater a FOTA. Mas vai ficar só com a as nanicas?

E Seria bom memso se a Minradi voltasse!

Ron Groo disse...

Bem oportuno...
Até fiz uma enquete em nossa comunidade no orkut sobre as novas esquipes...
Penso que uma ou outra deve chegar a Melbourne com os carros e ao menos disputarão a pré classificação, outras nem isto.
Mas só o tempo vai dizer...

Felipão disse...

O Richards é um grande conhecedor de carros de corrida... tem tudo pra dar certo...

Speeder76 disse...

E ainda há mais uma! A Autosport inglesa anuncia hoje que Alexander Wurz inscreveu a sua equipa, que se iria chamar de Superfund, pois tem o apoio de Christian Baha, o fundador da empresa.


Agora temos 17 equipas inscritas no bolo. A sensação que tenho é que ainda pode aparecer novas cartas na manga, e que a FIA anda a arranjar novos nomes para poder combater a FOTA. Se isso for verdadeiro, então cada vez mais me convenço que as inscrições não foram mais do que uma espécie de tréguas nesta guerra FIA-FOTA...