segunda-feira, 4 de maio de 2009

Para 2010

A FIA publicou o regulamento de 2010. A estúpida regra win or wall está lá. Ainda é bastante cedo, mas tenho sérias dúvidas de que a Fota conseguirá intervir com o mesmo sucesso obtido nas semanas que antecederam a temporada 2009.
Por enquanto, a folha do próximo ano indica que quem vencer mais leva o título. O sistema que conta ponto para os oito primeiros continua valendo, mas como critério de desempate. Na prática, o sistema de pontuação só terá uma vaga, os demais fingem que pontuam.
Antes da abertura do campeonato, Ivan Capelli inteligentemente disparou: "Na Fórmula 1 de Max Mosley, o pole position não é o mais rápido e quem tem mais pontos não é o campeão mundial".
Em função do fim do reabastecimento, porém, a FIA irá contrabalancear suas contradições. A partir de 2010, o pole volta a ser o mais rápido do grid. A sessão continua sendo dividida em três partes, com uma vantagem: a super pole poderá ser disputada com tanque vazio.
Quando a FIA melhora um lado, piora o outro. Aqueles engravatados ainda são incapazes de acertar a mão por completo.

6 comentários:

Marcos Antonio disse...

é sempre assim, nunca acertam totalmente, tem que fazer uma merda pra contrabalancear!

Ron Groo disse...

Felipe, não entendi direito, o texto diz que a superpole poderá ser disputada com tanque vazio. Mas já é assim hoje. Você não se enganou?
Com o fim do reabastecimento vai ter que entrar nas três etapas de tanque cheio. OU to errado? E eles vão encher o tanque depois do treino? para valer para a corrida?

Ingryd disse...

tem nem o que comentar né...
essa regra de que ganha o que vencer mais só fará mal, vide o KERS

esse povo parece que resolve tudo no "eu sonhei com um campeonato assim, e no meu sonho super funcionou"
tão querendo achar a solução pro esporte tal como acharam a classificação da tabela periódica, com a diferença que os elementos químicos são estáveis, enquanto que um campeonato de F1...

e só vendo pra ver no que vai dá.



bjs

Felipão disse...

hhehehehe

verdade, Felipão...

Seguindo a lógica deles, até que tá certo, o que tem mais pontos não leva...

Eita pessoal doente esse da Fia e o Ecclestone...

Felipe Maciel disse...

Ron,
o reabastecimento estará liberado para todos os carros entre treino e corrida, inclusive para aqueles que participarem da super pole.
Atualmente, os dez melhores do qualifying não podem reabastecer entre a sessão de sábado e o domingo.
A partir de 2010, os treinos serão liderados pelos mais rápidos de fato, ao invés de a pole ficar com um piloto que optou pela estratégia A ao invés da estratégia B.
Também será reduzido o risco de o 15º colocado do grid cravar sua melhor volta da classificação abaixo do tempo do pole, o que pode parecer meio esquisito, né...

Anônimo disse...

Velhos de merda. Você nem imagina como eu fico puto com um troço desses, esses velhos não são donos do espetáculo, são apenas o topo da pirâmide. Quem faz o espetáculo são os pilotos, as equipes, os patrocinadores e nós. E esses imbecis decidem por uma regra ridícula dessas de forma unilateral.

Sem condições, sem condições MESMO de ficar satisfeito com um troço desses.