quinta-feira, 30 de abril de 2009

FIA lança regras para 2010

O grid vai crescer. No que depender do regulamento, a Fórmula 1 poderá contar com 26 carros na temporada 2010.
A Federação abrirá inscrições entre os dias 22 e 29 de maio para que as novas escuderias sejam confirmadas oficialmente em 12 de junho.
O plano atrativo da FOM consiste em disponibilizar US$ 10 milhões por temporada a cada time que estrear em 2010. Ela também oferecerá responsabilidade sobre o transporte gratuito de até 10 toneladas de equipamento mais os dois chassis para as provas fora da Europa, dentre outras regalias. A única exigência é que a equipe construa seu próprio carro e mostre deter todos os recursos técnicos e financeiros para manter um nível competitivo na categoria.
Desde já, mensionam-se como candidatas às vagas, além da já conhecida USGPE, nomes como Prodrive, Lola, iSport.
Com relação aos gastos durante a temporada, são oferecidas duas possibilidades.
Na opção A, o time lida com um teto orçamentário de £40 milhões e adquire uma série de benefícios, que incluem uso de asas dianteira e traseira ajustáveis, motor sem limite de giros, testes ilimitados ao longo do ano, uso livre do túnel de vento. O valor limite citado não abrange gastos com motores, assim como fatores não relacionados ao rendimento do carro, como ações de marketing, salários dos pilotos, pagamento das multas que a FIA gosta de cobrar em punições...
Se alguém pretende seguir a opção B, poderá estipular seu orçamento no mais alto valor que conseguir gastar, mas considere que os benefícios atribuídos aos concorrentes que escolherem o plano A lhe serão proibidos - como testes durante o ano - ou limitados - como o uso do túnel de vento.
Ou seja, a ideia esquisita da vez é formular dois regulamentos num só, e deixar cada equipe escolher o leque de regras pelo qual tiver mais simpatia. A FIA não para de nos surpreender...
No campo esportivo, estão confirmados o fim do reabastecimento durante as corridas e o adeus das mantas térmicas.
A primeira mudança reduzirá a influência das estratégias sobre o combustível; as jogadas apenas recairão sobre a combinação dos compostos macios e duros da Bridgestone. Pelo visto, as regras da classificação deverão ser alteradas em função da gasolina. No que tange aos cobertores, a vida dos pilotos ficará mais difícil durante as voltas iniciais dos jogos de pneus.
Mais vaga para pilotos, menos grana, mais carros no grid, muito combustível no tanque, carros nervosos na saída dos boxes... Essa é a Fórmula 1 2010 que a FIA quer ver.

6 comentários:

Ron Groo disse...

É uma noticia boa, por um lado. Mais carros no grid, mais gente pilotando.
Mas o Ico (Luiz Fernando Ramos) disse que é possivel que se subdivida a categoria dentro da mesma corrida. Com diferentes configurações de carros. Isto seria péssimo.

Como também seria pessimo a abertura de novas vagas, se derepente o 1B resolve ficar na f1 mais tempo...

Felipão disse...

Me lembra muito do final dos anos 80. Várias equipes estreando e, como o Ron disse, uma competição dividida (naquele tempo tinha o pessoal que andava de turbo e o pessoal de aspirado). Não sei, mas diante da crise, a opção B meio que não fará parte dos planos das equipes...Ahhh e o fim do reabastecimento??? Maravilha!!!

Daniel Médici disse...

Faz tempo que eu espero ver 26 carros largando na F1. E faz mais tempo ainda que espero o fim do reabastecimento.

Vamos esperar apenas que aqueles dois senhores e suas mãos de ferro não estraguem tudo.

(Ah, respondi seu email, tardiamente. Tive uma série de problemas de informática nas últimas semanas. Abs)

Felipe Playmobil disse...

- A FIA na verdade quer que a as equipes sigam esse regulamento de 40 Milhoes de Euros, tudo pra reduzir custos.

Anônimo disse...

A última vez que a Fórmula-1 largou com 26 carros foi no GP de Mônaco de 1995...

Na verdade, acredito que essa temida 'divisão' não acontecerá. Em função dos benefícios oferecidos a quem aderir ao pacotão do Max, acredito que até mesmo as equipes que mais torram dinheiro na categoria vão se adequar à proposta.

Mas assim, em 2009 se reduz bruscamente a carga aerodinâmica, aí em 2010 jogam os giros do motor lá pra cima, eliminam a manta térmica dos pneus e estreitam o pneu dianteiro?? Eu já vi esse filme, é bom ficarmos atentos às questões de segurança.

Marcos Antonio disse...

O fim de reabestecimento é ótimo,pois assim acaba aquelas estratégias! Mas ficar duas categorias em uma novamente não é legal,vamos ter apenas aquelas equipes vencendo e as outras não...