sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sexta em Xangai

O primeiro dia de treinos livres para o GP da China foi dominado por Button mesmo. Mas a divisão de forças ensaia uma pequena reformulação, com algumas escuderias apresentando novidades.
A McLaren renovou o pacote aerodinâmico do bólido e conseguiu liderar a primeira sessão com Lewis Hamilton, muito embora o inglês tenha fechado o dia atrás do companheiro Kovalainen, uma vez que os tempos da segunda sessão declinaram sensivelmente.
A Renault usou uma solução semelhante à do pessoal de Woking: escolheu seu melhor piloto para estrear o novo difusor da equipe na etapa de Xangai.
O time francês possuía um projeto que havia sido rejeitado pela FIA há uns meses, mas pôde retomar o desenvolvimento com a polêmica imposta por Brawn, Toyota e Williams. Já a McLaren precisa mexer na aerodinâmica da parte traseira do carro a todo custo, devido aos problemas detectados desde a pré-temporada. Se optaram por não protestar contra as três na Corte, fica claro que a aprovação do difusor duplo é um fator favorável à equipe. Porém, tanto Renault quanto McLaren, assim como qualquer outra, precisarão trabalhar bastante no aparato para obter um dispositivo tão eficiente quanto o daquele trio.
O KERS também merece destaque neste fim de semana. Finalmente a BMW resolveu equipar o carro do Kubica com o sistema, ao contrário da Ferrari, que removeu a parafernália dos bólidos de Massa e Raikkonen. A busca por melhor equilíbrio não parece ter surtido um efeito tão positivo sobre o rendimento, a julgar pelos tempos cravados nos testes e pelas declarações pouco animadoras do Felipe.
A combinação supermacios-médios, também utilizada na Austrália, provocava dor de cabeça nos competidores antes mesmo de iniciarem a primeira sessão. Fernando Alonso, por exemplo, lançou duras críticas sobre a escolha.
Por uma lado, o asfalto da China não é abrasivo como o de Melbourne, no entanto a veloz pista que recebe a F-1 neste fim de semana dificilmente casará com esta maluca opção de pneus. Os supermacios rendem durante dez voltas, mas depois sofrem elevada queda de aderência, em função de um desgate capaz de soltar pedaços de borracha na pista. Certamente, os compostos macios e duros seriam mais indicados para o traçado.
Os desastres ocorridos na Itália sensibilizaram as equipes Ferrari, Toyota e Toro Rosso. Mas ninguém está tão engajado nesta causa quanto Jarno Trulli, que é da região de Abruzzo e lidera o movimento beneficente na categoria: "Não existe muita diferença entre um tsunami e o terremoto em Abruzzo. A meta é juntar dinheiro e, no fim da temporada, reconstruir escolas. Tudo precisa ser refeito. Quero fazer de tudo. Pela primeira vez na vida, vou bater na porta das pessoas e pedir ajuda".
O 3º treino livre terá transmissão ao vivo pelo Sportv às 0h de sábado, 3h antes do qualifying que definirá o grid.
Eis os tempos oficiais do primeiro e do segundo treinos livres.

6 comentários:

Rodrigo Neto disse...

E ai Felipe,
O que está achando dos treinos livres ?
Você estava preocupado que os treinos ficariam às moscas pq o pessoal ia poupar o motor... Mas o pessoal tá é encontrando muito tráfego pq os carros estão rodando o máximo de tempo possível...
Qual a sua opinião ?
Continua com a anterior ?
Que os treinos livres não seriam mais movimentados que o ano passado ?

Anônimo disse...

Desisti de tomar como referência os resultados dos treinos livres... a Williams dominou as três sessões na Austrália, a Ferrari fez dobradinha na Malásia... e a McLaren voltou a liderar na China.

A aposta é fácil, dá Brawn de novo. Os carros branquinhos estão sobrando, essa é a verdade.

A única reviravolta possível seria uma vitória da Toyota ou da Williams, algo que não acredito que possa acontecer.

Estou mesmo é ansioso pra ver a Red Bull com o novo difusor, em breve. Aí sim a Brawn terá uma rival em potencial pra brigar pelo título.

Abraço!

Priscilla Bar disse...

Impressionante essa foto da Brawn "soltando goma".

Sobre os treinos, a Renault ainda nao provou o novo difusor. Isso deve acontecer nesse 3º treino livre. Deve ser por isso que o Alonso tá confiane pq se depender dos treinos...

Ingryd disse...

os comentários de Massa realmente não são nada animadores
tudo isso é muito bom, muito lindo
mas voltamos a ter uma equipe infinitamente melhor do que as outras, a diferença é que agora é uma equipe simpatica
uhauhauhauhauha
groo me disse isso na primeira corrida
e no furor de melbourne deixei pra lá
mas essa coisa de só dá Buttom já ta enjoando...
pela primeira vez na vida eu estou torcendo pro massa
uhauhauhauahuhuahua


bjoooos

Marcos Antonio disse...

é eu tb não ligo mais pra os treinos de sexta.Pq sempre fico empolgado com a Williams e eles decepcionam.Vamos ver nessa madrugada

Felipe Maciel disse...

Tron,
dei uma olhada nos números em comparação com os do ano passado e não foi possível detectar grandes diferenças, na verdade a média da quantidade de voltas por piloto está muito parecida. Se fôssemos tirar uma média geral, até poderíamos encontrar algum aumento de tempo de pista, mas provavelmente seria inferior a 5 voltas por piloto. Ou seja, quase não houve mudança.

Só os 2 primeiros treinos livres são suficientes para cada piloto completar mais voltas do que em um GP. No domingo percorrem a distância de um GP. Mesmo ignorando o 3º treino, ainda assim cada um estaria andando mais de 2 GPs por fim de semana.

Este início conturbado de temporada, tecnicamente falando, pode estar incentivando os times a continuar usando bem o tempo de pista. Prefiro esperar para verificar se mais para o meado do ano começarão a se preocupar na prática com o limite de motores, até porque, até lá, terão um carro mais sólido e entenderão melhor suas reações.

De qualquer forma, não deverá ser tão diferente do ano passado. A F-1mudou muito, mas as movimentações nos treinos livres não sofreram e nem devem sofrer tantas alterações para os espectadores.

Abraço a todos