Bastou uma volta lançada na super pole para Sebastian Vettel desbancar a concorrência e somar uma pole position em seu currículo.
Fernando Alonso, o mais leve do grid, completa a distinta primeira fila, que pela primeira vez não recebe uma representante dos difusores duplos, muito embora o R29 do espanhol esteja carregando um aparato semelhante, que necessita de mais desenvolvimento.
Mark Webber assegurou o terceiro posto, mostrando a força da Red Bull. Só então surgem as Brawn. Rubens Barrichello encontrou alguns décimos que lhe permitissem andar à frente do Button, embora o inglês esteja ligeiramente mais leve que o brasileiro.
Os próximos na lista são Trulli e Rosberg, sempre marcando presença no Q3. Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton fizeram o possível mas não conseguiram passar de 8º e 9º, respectivamente. A surpresa positiva da super pole foi a presença de Sebastien Buemi, que a cada dia joga mais pressão sobre o xará Bourdais.
Nick Heidfeld larga em 11º, superando e muito o companheiro. Robert Kubica falhou na volta rápida, por isso foi retido na primeira fase do treino.
Eis que aparecem os demais carros de McLaren e Ferrari, com Kovalainen em 12º e Massa em 13º.
Felipe justificou-se alegando ter enfrentado tráfego na volta de aquecimento, atrapalhando-se na tentativa de levar os compostos à temperatuda ideal. Durante a volta lançada, errou na curva 9 e recolheu aos boxes, novamente sem conseguir alcançar a parte decisiva do treino.
O ferrarista não esconde que sente saudades do KERS e deseja tê-lo de volta no Bahrein. Ao que tudo indica, os problemas de confiabilidade foram mais determinantes na escolha da equipe para este fim de semana do que a distribuição de peso em si.
Kazuki Nakajima fez uma classificação apática como de costume, mas ganhou uma posição devido à troca de câmbio realizada por Timo Glock, que lhe custou cinco posições no grid.
Bourdais, que andou tão bem nas sessões livres, errou quando não devia, tendo de largar em 15º. Nelsinho Piquet não conta novidades: sai de 16º atolado de combustível. Kubica é 17º, seguido por Sutil, Glock e Fisichella.
Será que alguém vai desbancar a Brawn também no domingo? Largar em 4º e em 5º não é nenhum pecado na pista de Xangai, a recuperação é possível, mas o Vettel não vê a hora de repetir a ocasião do GP da Itália, quando fez pole e venceu incontestavelmente.
Alonso e Webber, bem posicionados, também almejam abocanhar o troféu de vencedor. Trulli e Rosberg podem tentar engolir a Brawn na largada, momento de maior vulnerabilidade da equipe de Jenson e Rubens.
Um fator bastante importante da corrida é a elaboração das estratégias, levando em conta o desgaste excessivo dos pneus supermacios, que se despedaçam após uma dezena de voltas. Se pudessem escolher, os times utilizariam o composto macio somente no treino e o duro apenas na corrida. Mas não há escapatória, o jeito é buscar um stint curto com os calçados moles.
Somente três pilotos terão o push-to-pass neste GP: Hamilton, Kovalainen e Heidfeld. Ferrari e Renault não querem saber do KERS na China.
Às 4h de Brasília, será dada a largada para a terceira etapa da temporada da Fórmula 1, no palco tilkeniano de Xangai.
Grid de largada:
1° Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min36s184 ( 11 voltas )
2° Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min36s381 ( 21 )
3° Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min36s466 ( 19 )
4° Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min36s493 ( 21 )
5° Jenson Button (ING/Brawn), 1min36s532 ( 19 )
6° Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min36s835 ( 21 )
7° Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min37s397 ( 23 )
8° Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min38s089 ( 19 )
9° Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min38s595 ( 17 )
10° Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min39s321 ( 21 )
11° Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min35s975 ( 14 )
12° Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min36s032 ( 10 )
13° Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min36s033 ( 11 )
14° Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min36s193 ( 10 )
15° Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min36s906 ( 13 )
16° Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min36s908 ( 10 )
17° Robert Kubica (POL/BMW), 1min36s966 ( 10 )
18° Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min37s669 ( 8 )
19° Timo Glock (ALE/Toyota), 1min36s066 ( 14 ) [punição - troca de câmbio]
20° Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min37s672 ( 10 )
Peso dos carros em ordem crescente:
Alonso - 637 kg
Vettel - 644
Webber - 646,5
Sutil - 648
Rosberg - 650,5
Glock - 652
Button - 659
Kubica - 659
Barrichello - 661
Trulli - 664,5
Buemi - 673
Raikkonen - 673,5
Hamilton - 679
Heidfeld - 679
Fisichella - 679,5
Nakajima - 682,7
Massa - 690
Bourdais - 690
Kovalainen - 697
Piquet - 697,9
10 comentários:
É Felipe, o Vettel engoliu a concorrencia na classificação e sem os difusores polêmicos. Mesmo com o garoto alemão na frente, acho muito difícil parar a Brawn que tem um ritimo de corrida muito forte.
Abraço!
Leandro Montianele
BAstou uma volta, interessante, nãio teve nenhum trabalho antes....
Veja o peso dos outros, o Vettel é muito bom, o carrro é bom, mas ta mais leve que os outros.
Analisa o trem todo , meu jovem.
Grato
Antonio
Antonio, eu me referia exclusivamente à super pole. Vettel só cravou uma volta lançada no Q3, ao contrário dos outros nove competidores.
O peso é outra história. É o segundo mais leve do grid. E você não esperava que alguém superasse a Brawn mais pesado que eles, né?
Alonso é o primeiro a parar. Algum tempo depois, Vettel, E logo na volta seguinte, Webber.
Abraço a todos
Grande volta de Vettel...
Grande Abraço!
Kimi_Cris
Coitado do Massa... sair tão moralmente forte de um vice-campeonato e iniciar o campeonato seguinte nesse inferno astral não deve ser fácil...
Eu era um dos que apostava que Massa seria favorito ao título desse ano.
P.s.: Esse garoto Vettel é fantástico... impressionante.
Vettel de volta a pole é sensacional. Torço para uma vitoria acachapante dele e que o Webber chegue em segundo. Vamos equilibrar este campeonato nem que seja na marra.
Vettel corre muito mesmo, ele pode atrapalhar a Brawn, a corrida está em aberto,principalmente se ela não for em CNTP.Até a Williams pode vencer!rs
Não sei não, mas acho que a Brawn fatura essa tbem...
A RBR não está entre a turma dos difusores mas vem conseguindo um ótimo desempenho até agora. Prova de que não é apenas isso que faz os carros atuais terem vantagens sobre os demais.
E pelo jeito, talvez a tarefa da Ferrari de conseguir seus primeiros pontos no ano não seja das mais fáceis. Que tormento...
Concordo com o Felipão, a Brawn não vai deixar barato.
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