Jarno Trulli não deu chances a ninguém no momento de completar o seu melhor fundamento: cravar volta rápida no qualifying. O italiano colocou quase três décimos no companheiro e mais de meio segundo sobre os demais.
É a terceira dobradinha diferente nos treinos deste ano. Brawn e Red Bull já havia feito as suas, e agora foi a vez da Toyota mostrar força. Não restam dúvidas de que são as melhores equipes das fase inicial da temporada, está aí a classificação entre os construtores para provar.
Sebastian Vettel abre a segunda fila, tendo Button ao seu lado. Lewis Hamilton aparece como o quinto melhor, à frente de Rubens Barrichello.
Alonso posiciona o R29 na sétima posição, largando ao lado de Felipe Massa, que fez as pazes com a super pole no dia de seu aniversário. A Williams começa a decepcionar. Rosberg foi o nono e Nakajima novamente ficou de fora dos dez.
Os finlandeses Raikkonen e Kovalainen sairão de 10º e 11º, respectivamente. Kazuki vem logo atrás, seguido pelas BMW de Kubica e Heidfeld, que definitivamente anda menos do que se esperava.
Nelsinho Piquet fez o mínimo que deveria fazer: enfim passou para o Q2, mas arriscou demais, errou e teve de se desculpar com a equipe por não passar de 15º.
O grupo da primeira fase é liderado Buemi, seguido por Fisichella. Adrian Sutil, que arruinou o fim de semana de Mark Webber ao atrapalhar o australiano nos instantes decisivos do Q1, perdeu três posições no grid, portanto larga em penúltimo lugar, atrás do piloto da RBR. O pior da sessão chama-se Sebastien Bourdais, que segue lidando com a pressão imposta pelo xará.
Se pintar triunfo vermelho em Sakhir, não será da Ferrari, mas sim da Toyota, que parte em busca da primeira vitória na Fórmula 1. Seria também a primeira do Glock, ou a segunda do Trulli. Ou, quem sabe, a terceira do Vettel. Ou a quarta do Button.
A previsão meteorológica não empolga, indicando chances de tempestade de areia no circuito. Para quem acha que já viu de tudo na F-1, eis uma infeliz possibilidade para descobrir que estava enganado.
Mas o ideal é que o deserto não engula a obra do Tilke e permita uma boa corrida neste domingo, sobretudo para a Ferrari, que precisa desesperadamente pontuar. Piquet tem que mostrar serviço, Bourdais tenta superar Buemi, a BMW quer dar sinal de vida, o Barrichello espera não ter de inventar desculpas por andar atrás do Button, a Force India deseja fazer bonito na estreia do difusor, e por aí vai.
Se os ventos colaborarem, os pilotos largam assim:
1. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min33s431 ( 20 voltas )
2. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min33s712 ( 20 )
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min34s015 ( 18 )
4. Jenson Button (ING/Brawn), 1min34s044 ( 20 )
5. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min34s196 ( 18 )
6. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min34s239 ( 20 )
7. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min34s578 ( 20 )
8. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min34s818 ( 19 )
9. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min35s134 ( 21 )
10. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min35s380 ( 19 )
11. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min33s242 ( 14 )
12. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min33s348 ( 13 )
13. Robert Kubica (POL/BMW), 1min33s487 ( 13 )
14. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min33s562 ( 13 )
15. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min33s941 ( 18 )
16. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min33s753 ( 9 )
17. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min33s910 ( 9 )
18. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min34s038 ( 8 )
19. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min33s722 ( 10 ) [punição]
20. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min34s159 ( 9 )
Peso dos carros em ordem crescente:
Glock - 643 kg
Trulli - 648,5
Barrichello - 649
Alonso - 650,5
Fisichella - 652
Button - 652,5
Hamilton - 652,5
Webber - 656
Vettel - 659
Massa - 664,5
Bourdais - 667,5
Rosberg - 670,5
Raikkonen - 671,5
Piquet - 677,6
Kovalainen - 678,5
Buemi - 678,5
Sutil - 679
Nakajima - 680,9
Heidfeld - 696,3
Kubica - 698,6
7 comentários:
Foi uma grande pole position do Jarno Trulli. O italiano sobrou na pista e Toyota cravou dobradinha no grid. Basta sabermos se eles estão mais leves ou não. O Rubinho está tomando 3x1 do Button, ele largou na frente no GP da China, mas terminou atrás. É melhor o Barrichello abrir o olho, anda falando demais e fazendo pouco.
Abraço!
Leandro Montianele
O mundo ta louco...
Toyotas na primeira fila e Trulli na pole...
Parece a volta dos mortos vivos.
Pois é.. a melhor oportunidade de ganhar uma corrida q a Toyota já teve... e olha q o Trulli tá mais pesado q o Glock...
Se as areias permitirem a corrida do Bahrein pode até ser interessante, pela 1ª vez na história...
abs!!!
vi apenas o Q1, então estou por fora das infos do treino, mas eu aposto em vitória do Vettel. Não creio q as Toyotas (soh se com Glock) terão ritmo de corrida bom pra uma vitória.
Que beleza heim!! To adorando ver esse campeonato sem a Ferrari. Até acho que eles deveriam sair do mundial. Hehehehe... Grande abraço.
SAVIOMACHADO
O Kubica deve estar com gasolina até dentro do pneu... Vai pesado pesado...
Tô com o Groo. Parece a volta dos mortos vivos... é sempre bom ver alterações na Fórmula-1, mas alterações na base da renovação. Se houve renovação na distribuição de forças das equipes, não houve necessariamente na geração de pilotos dominantes. Tirando Vettel e Glock, os cinco primeiros no campeonato são veteranos.
Eu não gostaria de ver o Campeonato Brasileiro sendo liderado por América-RN, Ipatinga e Fortaleza. Uma ou outra zebra, tudo bem. Mas SÓ zebras dominando, é complicado.
Essa é uma das razões por eu torcer por Vettel: sangue novo, da melhor estirpe dos campeões da Fórmula-1. E amanhã acho que o alemão vence a segunda.
Abraço, Felipe!
Postar um comentário