domingo, 5 de abril de 2009

Acorda, Ferrari

Kimi Raikkonen é digno de elogios. Sua postura de unir Coca com picolé enquanto o mundo desabava lá fora é admirável. Não só por chutar o balde, mas também por ser possível interpretar, nas entrelinhas, certa repulsa pelas façanhas de Bernie Ecclestone e da equipe Ferrari.
O primeiro ainda tem a desculpa de ser um velho ambicioso e gagá, que resolveu desafiar os fenômenos naturais da Malásia: a chuvinha de fim de tarde e a chegada da noite.
No caso da escuderia que mais erra na F-1, o finlandês teve de suportar um jogo de pneus biscoito durante tantas voltas sobre asfalto seco, que levou sua corrida por água abaixo, com o perdão do trocadilho.
Posicionado em 14º no momento do dilúvio, nada melhor que encerrar quaisquer expectativas de correr para esses trapalhões e ir fazer seu lanchinho.
Nas entrevistas, disse sem medo: "Em Melbourne, eu errei, mas hoje foi o time. E o resultado foi mais uma corrida sem pontos".
Está certo, ele. Já passou da hora de os pilotos ferraristas apontarem o dedo para a equipe quando for justo e necessário. Felipe Massa - que continua fazendo questão de passar a mão na cabeça do pit wall e dividir a culpa com os diretores - se apoia na conversa fiada de que "a equipe não pode ter sido incrível no ano passado, e ter se tornado estúpida agora". Tem razão, ela era já era estúpida no ano passado.
Os frequentes erros de estratégia datam desde a retirada completa da dupla Todt-Brawn. É o caso de os pilotos começarem a se impôr. Como o Montezemolo ainda não desenvolveu coragem o suficiente para tomar medidas extremas, chegou o momento de os pilotos passarem a falar grosso dentro da equipe, não há motivo para baixar a cabeça diante de uma cúpula tão destrambelhada.
As decisões da Ferrari são absurdas, no geral. Qualquer criança que acompanha a F-1 repara de imediato quando algo de errado está para acontecer nos boxes vermelhos. O que se passava na cabeça do Felipe quando foi retido na garagem durante o treino mesmo sabendo que a volta cravada estava longe do ideal? O que se passava na cabeça do Kimi quando lhe disseram que seria devolvido à pista com compostos de chuva sem conseguir visualizar um gota d'água sequer?
A camaradagem italiana simplesmente não está funcionando. Ao contrário de outras equipes, nunca ouvimos piloto e engenheiro discutindo no rádio ferrarista. Quando o chefe ou o engenheiro contar que pretende fazer uma bela bobagem, o homem do cockpit tem que levantar voz e vetar. Normalmente a visão dos que habitam o pit wall é mais ampla que a de quem pilota, mas o pit wall da Ferrari adquiriu uma terrível cegueira desde a última temporada e sofre até hoje com esta deficiência.
Massa e Raikkonen precisam assumir mais responsabilidade sobre as decisões, exercendo maior influência nos ajustes estratégicos, já que Domenicali e cia. ainda não aprenderam a lidar inteligentemente com tal arte. E uma coisa é errar tendo um dos melhores carros do grid, outra é falhar com um carro relativamente bom. Neste ano, será ainda mais difícil recuperar os pontos perdidos.

12 comentários:

Anônimo disse...

Essa cena foi sem dúvida a melhor da corrida. Eu ri alto, e muito, quando vi.

Anônimo disse...

*a cena do sorvete e coca-cola

Marcos Antonio disse...

A cena do Kimi foi demais! eu ri adoidado tb, e as lambanças da Ferrari pioram e muito. Parecem que voltaram os tempos da Ferrari de 92-95

kimi_cris disse...

Eu também me ri bastante, e o engraçado é que estava a chover e o Kimi a comer o seu gelado, mas isso fez ele bem em ir para as boxes...E a ferrari está a errar ainda mais do que no ano passado prevê-se um regresso à era de 92 a 95 tal como disse o Marcos.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

kimi_cris disse...

Eu também me ri bastante, e o engraçado é que estava a chover e o Kimi a comer o seu gelado, mas isso fez ele bem em ir para as boxes...E a ferrari está a errar ainda mais do que no ano passado prevê-se um regresso à era de 92 a 95 tal como disse o Marcos.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Bruno disse...

Eu fiquei fã do Raikkonen depois dessa, teve atitude, e ninguém pode culpá-lo pelo erro infantil da Ferrari. O campeonato está indo pelo ralo e aquela reunião vai pegar fogo.
Ah, o programa da rádio esteve muito bom, parabéns.
Abraço.

Alberto disse...

Excelente post! Obrigado por abrir nossos olhos. A gente acaba, sem querer, mantendo aquela imagem de grande equipe e deixando de enxergar o que está realmente acontecendo.

Henry disse...

Felipe,
Hoje deve ter a famosa reunião das segundas com o Montezemolo e, evidentemente a situação ficou insustentável. Somado à bagunça gerencial, há o problema efetivo de pouco tempo de desenvolvimento e proibição de testes para as máquinas equipadas com KERS (problema da Ferrari, McLaren, Renault...)

Ron Groo disse...

O video de Kimi comendo um picolé exprime mais ou menos o que senti.
Total apatia da Ferrari impressa no semblante do finlandês.

Uma equipe tradicional como a Ferrari fazendo estas porcarias seguidamente.

Deixa eu fazer uma pequena mudança no titulo deste post:
A corda, Ferrari!
Vamos enforcar o Domenicalli.

Fábio Andrade disse...

Tá foda o clima na Ferrari. Aqui em casa já sou motivo de piadas até da minha mãe =/

A equipe está se perdendo sem um líder nato. E você acaba de me dar uma idéia. Mais detalhes amanhã...

Anônimo disse...

É fácil falar "os pilotos deviam falar isso" quando não é vc que é obrigado a passar a semana olhando a cara desses caras q vc criticou publicamente. O Kimi é um ser gélido, que não liga pra isso, mas certamente o Felipe e os outros "seres" normais, teriam problemas após isso. Está claro, nem precisa ser dito. Criticar a equipe em público só faz o pessoal gostar ter menos prazer em trabalhar pra ele (Kimi).

Unknown disse...

Realmente a atitude do Kimi foi a mais sensata da corrida!!!
E qto a um piloto nao poder criticar sua equipe, ele tem q fazer o que, ficer na dele e ver a possibilidade de brigar pelo titulo ir por agua abaixo?
Ta mais do que certo o Kimi!!!!!!

A corda, Ferrari!!! [2]