domingo, 26 de abril de 2009

Button vence no deserto

O pódio no Bahrein foi a mais fiel representação da expressão de forças neste princípio de campeonato, posicionando na ordem correta as melhores equipes do momento através de seus melhores pilotos: Button, da Brawn; Vettel, da Red Bull; Trulli, da Toyota.
Quando tudo começou, Jarno largava da pole mas via seu companheiro Glock assumir a ponta ainda na reta. Massa ficou encaixotado na curva entre Raikkonen e Barrichello, sendo obrigado a parar em função do toque com o companheiro que danificou a asa dianteira. Ali se condenava a corrida do vencedor das últimas duas edições do GP do Bahrein.
Kubica e Nakajima se encontraram no começo da prova e também precisaram se dirigir aos pits.
As Toyotas disparavam na frente. Mesmo estando um pouco mais pesado, Trulli não perdeu contato com o Glock, se manteve próximo ao companheiro para dar o bote na parada de boxe. O alemão foi aos pits uma volta antes do italiano, mas não rendeu o suficiente para sustentar a posição. Jarno voltou à frente de Timo, que por sua vez perderia posições uma a uma até o final do corrida.
Button realizou a ultrapassagem chave sobre Lewis Hamilton, que lhe permitiu disparar rumo à vitória. Vettel completou a segunda perna da prova atrás do Trulli, mas contou com a boa estratégia programada para superar o piloto da Toyota após o segundo rebastecimento e assumir o segundo posto. A essa altura, Jenson já era líder absoluto.
Hamilton provou que a McLaren já obteve melhorias consideráveis, ficando sempre colado no pelotão de Vettel e Trulli. Rubens Barrichello se aproximava daquele grupo instantes antes de entrar pela segunda vez nos boxes. Com três paradas, o brasileiro terminou atrás desse mesmo grupo. Se por um lado permanece na vice liderança do Mundial, por outro se vê a 12 pontos do Button.
No momento em que Rubinho precisava voar baixo, foi surpreendido com um Piquet osso duro à sua frente, que vendeu caro a posição. O piloto da Brawn cansou de gesticular mas a ultrapassagem só foi possível quando atirou o carro na curva 1 para completar a manobra sobre o Nelsinho. Enfim, o filho do tricampeão mostrou sinal de vida. Não pontou, mas fez uma prova correta, sem erros, chegou duas posições atrás do Alonso, tendo Nico Rosberg entre eles, no lugar dos bobos.
A Ferrari desencantou com Kimi Raikkonen. O finlandês se encarregou de cravar os trabalhosos primeiros pontos do time no campeonato. Largou bem, chegou a liderar a prova devido à estratégia longa, que praticamente dividiu a corrida em três pernas iguais, e fechou em sexto.
Timo Glock pressionou mas não alcançou a F60, tendo de se conformar com o sétimo posto.
Massa teve mais um dia para esquecer. Cruzou a linha atrás de Webber, Kovalainen e Bourdais, após brigar duramente contra Giancarlo Fisichella. Sutil fechou o GP atrás do parceiro de Force India, seguido por Buemi e pelos carros da BMW. Não bastasse o Kubica sofrer a bordo do F1.09, o polonês ainda teve de passar por uma trapalhada do Nakajima, que provocou sua rodada nas voltas finais. Heidfeld foi o último. Problemas com pressão do óleo provocaram a única desistência, antecipando a retirada de Kazuki da competição.
Com 75% de aproveitamento em vitórias, Jenson Button dispara a vantagem na ponta da tabela de pilotos. Rubens Barrichello digere um amargo 31 a 19. Vettel encosta com 18. Trulli, mais atrás, soma 14,5.
Entre os construtores, a Brawn castiga com 50 pontos contra 27,5 da Red Bull e 26,5 da Toyota. A Ferrari segue na penúltima colocação.
A próxima etapa promete. Novos pacotes aerodinâmicos podem surgir na Espanha, pondo fogo na temporada e ameaçando ainda mais a superioridade da Brawn, que perde um pouco de terreno a cada prova.
Duas semaninhas, e a Fórmula 1 mergulha no calendário europeu. A Red Bull pretende ampliar suas garras, a McLaren evoluiu muito e dará sequência à reação, o pessoal de Maranello precisa engatar a partir de Barcelona, a BMW espera poder provar que não é a decepção do ano, a Williams tem de fazer mais do que dominar treino livre.
Segue a classificação da boa corrida em Sakhir:
1. Jenson Button (Brawn GP) 1h31:48.182
2. Sebastian Vettel (Red Bull) + 7.187
3. Jarno Trulli (Toyota) + 9.170
4. Lewis Hamilton (McLaren) + 22.096
5. Rubens Barrichello (Brawn GP) + 37.779
6. Kimi Raikkonen (Ferrari) + 42.057
7. Timo Glock (Toyota) + 42.880
8. Fernando Alonso (Renault) + 52.775
9. Nico Rosberg (Williams) + 58.198
10. Nelsinho Piquet (Renault) + 1:05.149
11. Mark Webber (Red Bull) + 1:07.641
12. Heikki Kovalainen (McLaren) + 1:17.824
13. Sebastien Bourdais (Toro Rosso) + 1:18.805
14. Felipe Massa (Ferrari) + 1 volta
15. Giancarlo Fisichella (Force Índia) + 1 volta
16. Adrian Sutil (Force India) + 1 volta
17. Sebastien Buemi (Toro Rosso) + 1 volta
18. Robert Kubica (BMW-Sauber) + 1 volta
19. Nick Heidfeld (BMW-Sauber) + 1 volta
Abandonou
Kazuki Nakajima (Williams) volta 49

6 comentários:

Anônimo disse...

Incrível como Button tem sido impecável nesse começo de temporada. Não me lembro de nenhuma grande barbeiragem na carreira do inglês, mas o nível de pilotagem que ele exibiu em 2004 e 2006 - quando tinha bons carros nas mãos - e agora em 2009, dá a exata idéia do quão talentoso esse cara é. Pilotagem realmente elegante, sem desgastar pneus, sem comprometer o motor, sempre constante... é o nome do campeonato.

Fábio Andrade disse...

Assustadora é a posição de chegada das BMW, últimas das que cruzaram a linha. O tombo dos bávaros em relação a 2008 foi feio.

Agora, numa tabela de pontos que privilegia a regulariade, vai ficando cada vez mais difícil ir buscar o Button.

Felipão disse...

Algumas pessoas desconfiavam que essa prova poderia marcar o declínio da Brawn. Porém, mostraram que continuam firmes e fortes para a conquista do campeonato...

Bruno disse...

Hoje ficou explicado o que significa dizer que um carro tem o melhor ritmo de corrida. Uma ótima vitória do Button que mostra que o carro continua vencedor.
O inglês não chega a ser brilhante, mas tem muita regularidade e será difícil de ser batido.
O campeonato esquenta na fase européia, vamos ver se a BMW dá uma reviravolta, senão sempre entrará ano pensando no carro do ano seguinte.

o Ron Groo e o Fábio Campos seguraram a peteca direitinho e que você esteja de volta na Espanha, Felipe.
Abraços.

kimi_cris disse...

Excelente corrida, com umas voltas iniciais muito emocioantes.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Gil disse...

Um vídeo com legendas do que passaria pela cabeça do Button no pódio seria legal, né, Felipe? Quem diria que seria esse o inglês na liderança a esta altura do campeonato? Mas vc tá certo, acho que o pódio realmente reflete as três grandes forças do momento. Só espero que a próxima prova não seja tão chata quanto a de ontem. Bjs