terça-feira, 21 de abril de 2009

O golpe do difusor

Está marcado para 6 de maio a definição do rumo dado ao dinheiro que seria da Brawn por direito.
O pivô do momento é Flavio Briatore. O diretor da Renault pretende tomar a parcela do time marca-texto para desenvolver o difusor duplo das escuderias que não o têm.
Bernie Ecclestone havia alegado, há algum tempo, que a Brawn deveria ser reconhecida como uma equipe nova, portanto não deveria embolsar a quantia relativa aos direitos de imagem. Mas esse foi um ato de retaliação ao time que recusou seu investimento; seu piti não vem mais ao caso. A real discussão diz respeito à permissão ou não das equipes. E Briatore não quer permitir.
O italiano ficou irado com a aprovação do difusor e seus os altos custos de desenvolvimento: "Não quero ser Robin Hood, mas eu não tenho dinheiro em meu orçamento para um difusor e não posso acabar a temporada um segundo atrás da Brawn. Acredito que a distribuição do dinheiro precisa ser revista".
Segundo a agência SID, 70% das equipes concordaram, durante a pré-temporada, que os €30 milhões reservados à Honda deveriam ser repassados à Brawn. No entanto, agora, caso Flavio obtenha sucesso em seu movimento dentro da Fota, o dinheiro não chegará às mãos da líder do campeonato, para que certos times absorvam sua parte desse bolinho e promovam o trabalho sobre os novos difusores.
A McLaren, na voz de Martin Whitmarsh, já demonstra bom senso e inclinação ao jogo limpo, se dizendo contra a proposta.
"Claramente, houve muito apoio dado à Brawn por esta equipe e pela Mercedes durante a pré-temporada, pois vimos a importância de mantê-la na F-1. Agora, seria hipócrita não dar uma proporção do dinheiro a eles só porque eles são competitivos. Dissemos que daríamos o dinheiro a Brawn. Deveríamos fazer o que dissemos que faríamos".
Fica claro que Flavio pretende se aproveitar da situação para sair por cima. Como diria o Galvão: "Mas é so ele? É só ele?!". O dirigente busca a difícil missão de reunir parceiros na Associação para dar o pequeno golpe. Provavelmente, todos os times powered by Mercedes lhe farão oposição. E quem apoiará? Talvez a Ferrari concorde, uma vez que aplicará 7,4 milhões de dólares num aparato que força uma indesejada e significativa ampliação de orçamento. Quem mais apoia? Quem mais é contra?
Se tivesse que apostar, jogaria as fichas numa nova vitória da Brawn. Mas a única certeza é que, no dia 6 de maio, a mesa Fota vai balançar.

5 comentários:

Marcos Antonio disse...

Briatore dessa maneira pode rachar a FOTA, se 70% das equipes já concordaram com isso, não custa nada cumprir o que a maioria quer. E Se a FOTA rachar,Bernie e Max agradecem...

Ron Groo disse...

Joga pesado o Briatore.
Mas sem esta grana o projeto Brawn corre riscos.
Achei sujo, muito sujo.

kimi_cris disse...

Eu concordo plenamente com as palavras do Whitmarsh.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Felipão disse...

Concordo com o Marcão. O cara vai jogar de bandido e provocar um rracha na fota. Fora com o Briatore, isso sim, um cara que nao gosta de F1 e que ja ganhou tanto dinheiro por la...

SAVIOMACHADO disse...

Felipão, o Briatore não sai tão cedo. Coisa ruim morre tarde, não adianta nada. Mas que o cara é "boca braba", isso ele é.
Muito bom Maciel.
Abraços.