sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pego pra Cristo

Em função da desclassificação no GP da Austrália, quando Dave Ryan e lewis Hamilton mentiram para os comissários, a McLaren resolveu afastar o diretor esportivo, como se fosse o único ser responsável pela farça.
O atual campeão disse que não é mentiroso, apenas foi influenciado por Ryan e está arrependido. "Esta é a pior situação que eu já enfrentei na vida. Por isso, fiz questão de me colocar aqui para pedir desculpas a todo mundo", disse, quase chorando...
Mas nada impediu a chuva de críticas sobre o ato do time inglês, a começar por Bernie Ecclestone, que atirou a pedra: "Dave é apenas um empregado. Ele decide tudo sozinho?", indagou.
O blog do Livio Oricchio também traz uma sensata análise sobre o manjado comportamento da escuderia: "Lançaram Ryan, integrante da escuderia desde 1974, ano em que Emerson Fittipaldi foi campeão com a McLaren, numa fogueira e o queimaram vivo. A exemplo do que haviam feito com Mike Coughlan quando a polícia descobriu na sua casa, na Inglaterra, os desenhos do carro da Ferrari. Dennis tentou fazer o público acreditar que apenas o seu projetista-chefe sabia do segredo. Não conseguiu, como Whitmarsh ontem também não".
Fernando Alonso registrou sua colaboração com a maré anti-McLaren: "Não é a primeira vez que o time é questionado pelos comissários das provas, e não é a primeira vez que eles mentem. Então, mais cedo ou mais tarde eles seriam punidos".
Embora considere que a desclassificação da equipe tenha sido exagerada, acabo por gostar da ideia da FIA. Não pelo contexto da punição em si, mas como forma de sanção severa a um time que condena um único funcionário e imagina que os inocentes espectadores pensarão que tudo foi culpa de um membro isolado. Afastar Dave é perda de tempo, ninguém acredita mais nos joguinhos ultrapassados da McLaren. Se o reintegrassem e parassem de mentir, já seria ótimo.
Para fechar o post, vale citar o aquecimento para as punições do GP da Malásia. Rubens Barrichello optou por trocar o câmbio - que deveria resistir por quatro corridas, segundo o regulamento -, portanto perderá cinco posições no grid da largada. Lembrando que o Vettel inicia a prova com um prejuízo de dez posições, graças ao enrosco em Melbourne.

4 comentários:

Ron Groo disse...

A Mclaren protagonizou os dois casos mais feios em termos de antiesportividade que conheço. Realmente lamentavel.

E Rubens perdendo posição... Que novidade. Mas a FIa já ta enchendo o saco!

Felipe Playmobil disse...

- Lagrimas de crocodilo ?

Anônimo disse...

FIAsco mandando ver na caneta nervosa...

Sobre o último caso da McLaren: considero esse pior que a ordem da Ferrari na Áustria em 2002. Na ocasião, feriu-se o esporte. No caso atual, feriu-se a ética e a honestidade.

Abraço
Rodrigo Lara

Marcos Antonio disse...

McLaren e Ferrari são as equipes mais sujas da história. A Ferrari agora posa de boazinha e a McLata se afundas nas lambanças que fez e queimando bodes expiatórios a torto e a direito!