sábado, 4 de abril de 2009

Jenson Button de novo

Como previsto, o domínio do Brawn segue na Malásia. Jenson Button possui 100% de aproveitamento nas pole positions e parte em busca da segunda vitória da temporada amanhã.
Quem leva fama é outro, mas Jarno Trulli é um autêntico leão de treinos. Fez mais uma excelente classificação, mostrando toda a força do carro da Toyota e arrancando aplausos da equipe. Marcou o segundo tempo.
Sebastian Vettel, em mais uma exibição fortíssima, levou sua Red Bull ao terceiro posto, mas largará em 13º por conta da punição em Melbourne. O penalty não irá inibi-lo, o alemão está pronto para vir barbarizando do meio do grid, sobretudo debaixo de chuva.
Rubens Barrichello foi o quarto melhor do treino e desceu do carro reclamando por não ter sido o terceiro. Em termos práticos, não faria a menor diferença, já que o posto de largada é mesmo o 8º. Com mais combustível que o Button e se queixando de saídas dianteiras, o brasileiro faz a dança da chuva pensando numa boa corrida.
Timo Glock e Nico Rosberg herdaram as posições de Vettel e Barrichello, portanto formarão a segunda fila, nesta ordem.
Mark Webber e Robert Kubica asseguraram as 5ª e 6ª posições, respectivamente. Só então aparece a primeira Ferrari, que tanto prometia na pista de Sepang mas conseguiu fazer tudo ao contrário.
As homens de vermelho soltaram Massa e Raikkonen no início do Q1 e preferiram que seus pilotos não retornassem mais à pista. À medida em que as condições evoluíam e os concorrentes baixavam tempos de volta tentando pular para a segunda fase, Felipe e Kimi perderam terreno, até o time se surpreender com sua lambança: o brasileiro estava em 16º e o cronômetro acabara de zerar. Já o finlandês escapou por pouco.
Parece que não assistiram ao qualifying da Austrália, onde ficou claro que os tempos estão muito próximos e a competitividade nas transições de fase é elevadíssima. Ninguém está em condições de se superestimar. Foi o erro mais grosseiro da trupe de Domenicali até agora, mas ainda há muito campeonato pela frente, os italiano podem fazer pior que isso.
Fernando Alonso levou a Renault nas costas e pulou para 9º. Heidfeld, que mais uma vez não conseguiu avançar para a super pole, larga em 10º. Nakajima é outro que decepcionou, sai de 11º.
Os pilotos da McLaren fizeram o possível. Hamilton é 12º e Kovalainen, 14º, seguindos por Sebastien Bourdais.
Nelsinho Piquet ficou no seu cantinho preferido e sai de 17º, seguido por Sutil, Fisichella e Buemi.
Com chuva ou sem chuva, os pilotos largam às 6h da manhã deste domingo para a segunda etapa da temporada. Dois ases aquáticos - lê-se Vettel e Hamilton - vêm do meio do pelotão. A queda d'água será favorável ao espetáculo, mas uma corrida em pista seca servirá de tira-teima sobre as possibilidades técnicas de ultrapassagem apontadas pelo novo regulamento.
Grid de largada:
1. Jenson Button (ING/Brawn), 1min35s181 (18 voltas)
2. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min35s273 (20)
3. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min35s690 (24)
4. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min35s750 (21)
5. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min35s797 (19)
6. Robert Kubica (POL/BMW), 1min36s106 (19)
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min36s170 (17)
8. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min35s651 (17) [punição - troca de câmbio]
9. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min37s659 (20)
10. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min34s769 (15)
11. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min34s788 (14)
12. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min34s905 (13)
13. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min35s518 (17) [punição - acidente]
14. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min34s924 (14)
15. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min35s431 (16)
16. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min35s642 (4)
17. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min35s708 (11)
18. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min35s908 (8)
19. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min35s951 (10)
20. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min36s107 (9)
Peso dos carros em ordem crescente:
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 647 kg
Adrian Sutil (ALE/Force India), 655,5
Nico Rosberg (ALE/Williams), 656
Mark Webber (AUS/Red Bull), 656
Jarno Trulli (ITA/Toyota), 656,5
Timo Glock (ALE/Toyota), 656,5
Jenson Button (ING/Brawn), 660
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 662,5
Robert Kubica (POL/BMW), 663
Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 664,5
Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 670,5
Fernando Alonso (ESP/Renault), 680,5
Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 680,5
Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 681,9
Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 683,4
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 686,5
Lewis Hamilton (ING/McLaren), 688
Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 688,9
Felipe Massa (BRA/Ferrari), 689,5
Nick Heidfeld (ALE/BMW), 692

7 comentários:

Ron Groo disse...

Pois é... Agora acho que já posso parar de desconfiar e curtir a nova ordem da F1...
Que seja então.

Priscilla Bar disse...

A Red Bull, em especial, vem me surpreendendo. É a única equipe sem Kers e sem difusor "duvidoso" e tá sempre entre os melhores.

Eu acho que chove, mas já avisaram que se chover a corrida pára, pq o dia lá até escurece.

Dilema!

kimi_cris disse...

Vamos ter uma corrida muito emocionante e gostava que chovesse para a tornar ainda mais emocionante.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Leandrus disse...

Besteira das brabas da Ferrari. Como disse, o treino da Austrália já tinha mostrado que os tempos estavam muito próximos. E acho que até no ano passado eles mandavam seus pilotos para a pista no final do Q1. Essa não deu para entender...

E a F-1 pirou mesmo. No final do ano passado eu não imaginava mesmo esses os seis primeiros de hoje largando nas 3 primeiras filas nesse começo de temporada...

Filipe Furtado disse...

Leandrus, o que aconteceu é que existe um numero x de compostos que cada equipe pode usar (por isso todo mundo costuma sair ao menos uma vez na pista com pneu duro apasar dos macios serem sempre melhores para qualificação) e como estava todo mundo temendo a chuva a Ferrari mandou os pilotos já começarem nos macios para fazerem as melhors marcas possiveis e depois que a chuva não veio achou que podia economizar um composto. Se não tivesse risco de chuva certamente teriam saido antes com duros e no fim com os macios como todo mundo, a arrogancia creio foi mesmo de agir como se ainda fossem o melhor carro do grid, a Brawn poderia se dar o luxo de fazer isto, a Ferrari no momento não.

Ylan Marcel disse...

Fernando Alonso 20x0 Nelsinho. O que me diz?

Unknown disse...

quer dizer que chovendo ou não chovendo, o espectáculo está garantido!!

quero ver o trulli e o Vettel levinhos tentando sobrepasar o Button antes de ir a pitstop!!