A FIA reverteu o resultado do GP da Austrália mais uma vez, após conferir as conversas de rádio das equipes de Lewis Hamilton e Jarno Trulli.
Resumindo: O italiano escapou sob bandeira amarela, o inglês passou, a McLaren mandou Hamilton devolver a posição, Trulli recuperou o terceiro e subiu ao pódio. Mais tarde seria surpreendido com a anúncio de que tomaria um penalty de 25s por ultrapassar o campeão com safety car na pista. Quando a FIA analisou o rádio das escuderias constatou que Lewis não repassou aos comissários a versão correta, de que teria cedido o posto voluntariamente ao Jarno.
Conclusão: Trulli reaparece na nova classificação oficial em terceiro, atrás dos carros da Brawn. Hamilton é desclassificado do GP, assim como a McLaren, o que significa que Kovalainen também teve o mesmo destino. De qualquer forma, o finlandês já havia abandonado a prova.
O comunicado da FIA diz que a equipe britânica e seu piloto feriram o artigo 151 do Código Esportivo Internacional, relacionado a atitudes fraudulentas ou prejudiciais a quaisquer competições, justificando assim o motivo da exclusão.
A Federação contou que "durante a audiência, que aconteceu, aproximadamente, uma hora após o fim da corrida, os comissários e o diretor de prova questionaram Lewis Hamilton e David Ryan se houve uma ordem para o piloto deixar Trulli passar. Ambos falaram que nenhuma instrução foi dada. O diretor da prova perguntou especificamente a Hamilton se ele permitiu a ultrapassagem de Trulli conscientemente, e ele insistiu que não".
No entanto, a versão da McLaren diz que o time apenas não foi explícito o bastante na conversa com os agentes da FIA.
A conversa entre Lewis e o pit wall está disponível aqui.
Trulli, que não merecia perder seus pontos, já os tem. Hamilton, por sua vez, foi desclassificado por mentir diante dos comissários.
Até entendo que seja razão para sofrer uma pena, mas exclusão total da equipe nessa corrida me parece um exagero. Esse é o tipo de sanção que pode ser aplicado financeiramente, não esportivamente. Deixassem as punições esportivas para as infrações ocorridas dentro da pista...
E assim tem início mais um campeonato da Fórmula 1. Uma corrida boa e um pós-GP tão movimentado quanto. Mau sinal.
10 comentários:
Concordo plenamente com vc Felipe.
Foi um exagero... !
Uma multa pesada $$$ seria o suficiente...
MAS... Não pode haver 1 peso e 2 medidas... Se um dia um piloto agir com atitude antidesportiva e realmente ganhar posições dessa maneira mentindo para os comissários de prova... A defesa desse piloto pode citar esse incidente com o Hamilton.
Acho que foi um exagero necessário... As coisas tem que serem claras para reprimir logo com mão de ferro essas atitutes "espertas"...
Acredito que o que "melou" o caso foi a decisão de punir o Trulli sem investigar as devidas evidências. Fica feio assim.
E, se Hamilton e McLaren realmente mentiram, deveriam ser punidos mesmo. Se a decisão fosse única e exclusivamente essa, o episódio não mancharia (mais) a reputação da FIA.
Rodrigo Lara
se a FIA é "8 ou 80" (anda mto mais 80), até q não era de se esperar outra coisa, um tremendo exagero mesmo. Tentaram disfarçar msm o erro de não terem visto antes as coisas com mais detalhes.
Demorar quase uma semana para tomar a decisão, escolhem uma, mudam, escolhem outra...calma aí. Não deu tempo de avaliar a situação por completo? A exclusão foi exagerada, mas como a FIA adora corrigir um erro com outro, só podemos lamentar.
Quanto ao programa dessa semana, muito bom. Você não deixou passar em branco, "os freios ficaram loucos"...rsrs.
Nos vemos no pre-race e assim que o projeto for crescendo, a duração do programa consequentemente aumenta. Parabéns pela iniciativa. Eu e o restante das pessoas que estavam lá, nos sentimos em casa e nem reparamos em falhas. A interatividade foi muito boa e o "ao vivo" permite isso.
Abraço.
Nem punição nem multa, apenas o retorno de Trulli ao terceiro, recebendo seus pontos e Hamilton ao 4 lugar.
Está na hora de acabar com as canetadas da FIA e resolver esportivamente as coisas.
Daqui a pouco vai ter multa por exesso de velocidade na curva... Ridiculo.
Alonso ganhou uma posição (4) com a desclassificação de Lewis?
Caro Felipe:
Tal qual me considero um liberal nas questões da política e da economia, estou de acordo com você no que concerne aos excessos da burocracia, leia-se FIA, nas questões da F1.
Neste caso particular, vou discordar "um pouquinho" de você, em sua última frase: "mau sinal".
Com efeito, a dialética é valida para que se chegue a síntese hegeliana.
A FIA soube voltar atrás em seu erro, e cumpriu com a sua função.
A penalização sim, é excessiva. Uma corrida boa e um pós-GP movimentado pode, nem sempre, ser um mau sinal, sobretudo, quando se busca fazer justiça com o resultado na pista.
Forte abraço.
Liberando a classificação oficial dos oito primeiros, caso tenha restado alguma dúvida:
1. Jenson Button
2. Rubens Barrichello
3. Jarno Trulli
4. Timo Glock
5. Fernando Alonso
6. Nico Rosberg
7. Sébastien Buemi
8. Sébastien Bourdais
Bruno, valeu pela força e pelos elogios!
Marcus, que bom que a FIA voltou atrás. Mas vejo que a entidade continua distribuindo punição gratuita. Vettel é outra vítima das canetadas pós-GP, perdendo 10 posições no grid da Malásia - outro caso que também considero um exagero. Mais um exemplo nada animador sobre a postura dura dos comissários que pode persistir nesta temporada.
Abraço a todos
Sempre os comissários querem aparecer mais do que os pilotos...Infelizmente...
Resumo da história:
- FIA comete uma injustiça horrenda, pune Trulli e favorece Hamilton. Erro da FIA.
- Trulli fica indignado, Hamilton sai pela tangente.
- FIA volta atrás, devolve a terceira posição a Trulli e pune Hamilton por um erro que... a própria FIA causou!
É como eu disse em meu blog, o Massa tem razão: "A Fórmula-1 parece uma várzea".
http://brf1.blogspot.com
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