A troca de sulcados para slicks sem alteração de tamanho dos compostos promoveu um aumento de grip favorável à parte dianteira, como já era de se esperar. A Bridgestone contou que pensava sobre o caso no ano passado, mas as equipes recusaram modificações, uma vez que seus bólidos já estavam num considerável estágio de desenvolvimento.
O jeito é mexer nas larguras dos pneus para a próxima temporada, seja ampliando os traseiros ou reduzindo os dianteiros. A segunda opção é a mais provável, como revela o diretor da fornecedora, Hirohide Hamashima: "Estamos discutindo isso com a FIA. Não decidimos ainda, mas a tendência é de pneus mais estreitos".
Um dos que mais sofre com a situação é Sebastien Bourdais, que tanto reclamou do bólido anterior, incompatível com seu estilo, mas continua com as dificuldades de adaptação no modelo 2009 da Toro Rosso.
"Se você analisar os papéis, este ano deve ser pior, pois os pneus estão muito mais duros. É mais difícil, pois você tem 20% a mais de aderência na frente. É um pouco complicado, não posso esconder isso. É exatamente o oposto do que eu preciso", lamentou. "Essa é minha fraqueza, sei disso e reconheço. Mas não significa que não posso ser rápido com esses carros. É só que eu tenho pouco espaço para operar adequadamente".
"Basicamente estou feliz com o carro na maior parte da pista, mas existem duas curvas onde perco tempo. Mas o resto está certo, indo de acordo com o plano", concluiu.
Mal começou o campeonato e o francês encara um surpreendente companheiro de equipe que já tem mais pontos na tabela e faz melhores exibições, ainda que seja o único estreante do ano. Com ou sem desculpa, está difícil para o tetra da ChampCar se livrar da corda no pescoço.
6 comentários:
Tá ficando feio pro Bourdais. Tomou um banho do Vettel ano passado e começa 2009 tendo que engolir esse bom desempenho do Buemi.
Temo pelo futuro do francês na STR. Gosto do estilo dele, o acho um piloto digno. Uma pena que os resultados não estejam vindo.
até isso ser resolvido, o Bourdais dança infelizmente,tá demorando a se adaptar enquanto o buemi já tá andando bem...
hehehehe
do jeito como os caras andam fazendo, vão colocar pneu de trator na traseira e de bicicleta na dianteira...
haha, pow Marcos, vc nao sacaneou o Bourdais dessa vez? Então tb não farei rsss. Mas falando sério, o mundo da ChampCar era tão diferente assim? Confesso q eu não acompanhei a categoria, até por falta de acesso, e não sei mto das características do carro que ele foi tetracampeão, mas já demorou pra ele acertar uma boa corrida pelo menos.
Caro Maciel:
Faça um favor para nós: pergunte ao Bourdais se ele não quer voltar a guiar nos EUA... Lá ele deverá encontrar carros mais adaptados à sua rindade. O cara reclama de tudo e não acelera nada !!!
Caramba, seria muito legal se os pneus voltassem a ter essa diferença de tamanhos, com os dianteiros menores que os traseiros...
Fiz um levantamento a respeito de fornecimento de pneus para publicar em meu blog, semana passada. A Bridgestone só havia produzido pneus slick em 1997, último ano dos slicks antes de 2009. E havia fornecido para as equipes mais fracas do grid, como as estreantes Stewart e Prost. O salto da Bridgestone veio em 1998, ano de estreia dos sulcados: a Goodyear não acompanhou o ritmo da fabricante japonesa e Hakkinen faturou seu primeiro título muito em função dos pneus "orientais".
Portanto, pode-se dizer que é o primeiro ano da Bridgestone fabricando slicks "pra valer"... sei não, acho que logo logo voltaremos a ter mais fornecedores na área.
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