segunda-feira, 20 de abril de 2009

Vai que é tua, Galvão!

Estava pensando em abandonar, neste ano, nossa consagrada seção de humor resultante das memoráveis frases do fim de semana. Mas, atendendo a pedidos, as galvanadas retornam a este espaço, ao menos neste GP, para o pessoal matar a saudade.
O treino classificatório começou com uma correção da confusão proferida na corrida anterior, quando Galvão errou a fração do número de voltas necessárias para que os oito melhores levassem os pontos inteiros na Malásia. "A gente disse 2/3 mas na verdade são 75%", retificou. Só não digam a ele que isso equivale a 3/4, senão volta a escorregar nas frações...
"Se tem uma coisa que me arrepia é quando falam de leitura do regulamento. Você busca fazer algo irregular dentro dos limites do regulamento". Reginaldo nota a contradição e retruca: "Mas aí não é mais irregular". Eis que num golpe surpresa, Galvão solta um diabólico "ha-ha-ha!". Que foi aquilo, rapaz...
Kimi e Webber quase batem na saída dos boxes: "Olha só, Vettel e Raikkonen na saída do pit lane...". Tá, esse troca-troca já é velho e manjado...
Galvão Bueno queria mandar um bando de antipático pra longe da Fórmula 1 e começou a indagar indefinidamente: "Não vou sentir saudades do Ron Dennis não, mas eu pergunto: é só ele?". O disco travou: "Não vou sentir saudades do Ron Dennis, mas é so ele?". Luciano Burti responde que não. "Daí eu pergunto, é só ele?". Reginaldo também responde o mesmo. E ele não para de perguntar: "Pois é, não vou sentir saudades do Ron Dennis, mas é só ele?". Desistiram, deixaram o Galvão falando sozinho...
Câmera on board no Jenson, que guiava bem no meio da parte mista do circuito: "Lá vem o Button, vai beliscar ali pra entrar na reta". Que reta?!
Já no fim da sessão, com a pole definida e os berros no rádio, o narrador exalta o Vettel: "O bom é isso, é gritar 'sim, sim', 'yes, yes'!". Reginaldo repete o alemão: "We made it!". Galvão traduz: "Você fez!". Xiii... Notando o erro, ele corrigiu: "Quer dizer, conseguimos!". Você também, conseguiu traduzir! Chega de treino, vamos pra corrida.
Enquanto o safety car liderava a prova, Galvão aproveitava a câmera focada na bancada da Red Bull para tirar um sarro do comentarista: "O clone do Burti está ali no muro da RBR: o Steve Horner". Que até ontem se chamava Christian Horner.
O locutor global alfinetava a mudança de estratégia do Alonso antes da largada, mesmo com o Burti argumentando a favor: "Você disse certo, Burti, só esqueceu de uma coisa: o Vettel tinha que parar uma volta antes dele". Será que deram a lista de pesos errada para ele?
"Você vê aí como o Mark Webber deu uma escapada, e o Rubinho agradece de novo". Era o Buemi escapando num ataque ao Raikkonen, e o Rubens lá na frente não tinha nada com a história.
O gráfico da LG mostrava uma comparação da volta de Button com o Rubens Barrichello, que havia sido 2,7s mais lento que o inglês. Galvão minimiza a diferença: "Aí mostra o Button mais rápido que o Rubinho em cada setor: um décimo aqui, um décimo ali...". São quantos setores no total? 27?
O narrador global agourava para cima de um, e quem paga o pato é o Nelsinho: "Confesso que estava esperando o dia em que alguém batesse numa plaquinha dessa pra ver o que acontecia. Agora já sei: quebra o carro!".
Button fazia zigue-zague na pista enquanto o Burti explicava que o inglês precisava aquecer os pneus mesmo durante a corrida. O locutor acrescentou sua brilhante interpretação: "Também está tentando enxergar alguma coisa atrás do spray!". Claro, jamais inventaram nada melhor do que ficar pra lá e pra cá em plena reta para ganhar visibilidade...
O grand finale sobrou para o Kimi, a quem o Galvão não cansou de sacanear: "Você aí quer passar uma Ferrari? Pega algum carro emprestado, vai pra pista que tá todo mundo passando o Raikkonen!". Repetiu isso tantas vezes quanto o Raikkonen foi ultrapassado, coitado...
Para concluir, vou abrir uma exceção e citar uma do Reginaldo. No acidente do Trulli, o comentarista-mor escorregou na "asa de tubarão". Ora, ou tem asa, ou é tubarão... Que coisa...

13 comentários:

Ron Groo disse...

E teve também aquela do replay da parada do Massa.
Eles cogitaram pane seca e o Galvão disse que não, que o erro seria monstruoso. Ai vem o replay e Massa está aquecendo os pneus naquele zigue zague caracteristico e o Galvão se assuta:
-Ih, mas ele tá pescando?
Eu fiquei chocado. Aquela quantidade de agua e o Massa lá pescando...

Octeto Racing Team disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Octeto Racing Team disse...

Oi Felipe? O Galvão é o ser mais insuportável que já existiu ou existirá na história da narração esportiva do Brasil. Patético!

Bjs, Ludy

Anônimo disse...

Não teve uma hora em que o Nelsinho retardatário estava atrás do Hamilton e o Galvão achou que fosse o Alonso? "Olha quem tá atrás, olha quem tá atrás"
O som da TV estava baixo, eu ouvi pelo rádio e acompanhei os tempos reais no site e não era o Alonso. Então acho que ele se empolgou sem necessidade.

Larissa

Juliano Beuther disse...

Olha também não gosto muito do jeito do Galvão, que as vezes puxa o saco demais dos pilotos brasileiros, por vezes até desmerecendo os outros pilotos, mas tenho que confessar que com o Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti as transmissões ficam completas.

falou!!!

Leandrus disse...

Abandonar essa seção? Ficou doido? É uma dos posts em que mais rio quando visito blogs, junto com o Papo dilouco do blog Diletra!

Não entendi como só agora o Galvão percebeu o clone do Burti; eu já penso nisso desde o GP da Europa de 2007..

Loucos por F-1 disse...

Caramba, o Galvão estava atacado nesse final de semana. Ele não parava de repitir as coisas, parecia disco arranhado. Malinha demais.

Abraço!

Leandro Montianele

Bruno disse...

É mesmo, Felipe. Na sua entrevista para o Speeder do Continental Circus, você prometeu voltar com essa sessão... =D
Não consigo pensar na Fórmula 1 sem a trinca de apresentadores, imagina, corrida e humor ao mesmo tempo...rsrs. Me divito.
Teve aquela do Alonso mesmo, que ele viu um carro da Renault atrás do Hamilton e narrou empolgadamente como se fosse o Alonso chegando para ultrapassar.

"O Galvão errou, mas foi só ele?"
Asa de tubarão? Acho que são os anos do Reginaldo ao lado do Galvão. Daqui a pouco o Burti fica assim...rsrs.

Muito boa a sessão, pérolas como essas não faltarão no próximo final de semana.
Muito bom Felipe, abraços

Marcelo Alvarenga disse...

Não se sinta ofendido mas ficava frustrado de entrar no blog e não achar isto e esse foi o motivo da visita de hoje,claro que aproveitei e li mais dois assuntos.
Abraço e parabéns pelo blog.
Marcelo

Marcos Antonio disse...

Não abandone essa seção não! morro di rir com as grandes gafes do Galvão. A do regulamento foi F*da ri muito com isso!

Anônimo disse...

Também teve as vezes em que o Galvão tentou falar o nome do dono da RedBull(Dietrich Mateschitz)...Eu perdi a conta de quantas vezes ele chamou o cara de ''Master Chips''...Hahahahaha

Anônimo disse...

Muito boa essa seção, vou adicionar seu blog aos meus favoritos se vc continuar com essa seção do galvão. ele tava d + mesmo. O Reginaldo e a pane seca foi flórida tbm. Dois gagás, só o Burti pra ficar salvando as escorregadas dos dois malas. Abraço

Anônimo disse...

Hahahahaha, fantástico! Olha, uma coisa que me irrita profundamente e que se repete desde que o regulamento da SuperPole foi instituído é o seguinte:

- Nelson Piquet (ou qualquer outro do mesmo nível) abre a volta, câmeras nele.
- Piquet cruza a parcial 0.575 abaixo da parcial do 15º colocado, justamente o tempo que ele precisa melhorar para conseguir avançar ao Q2.

Então vem o Galvão Bueno e diz: "Olha o Piquet melhorando em meio segundo o tempo da pole!".


O mesmo acontece durante as corridas, quando os caracteres da transmissão mostram Sector 1 | Sector 2 | Sector 3 e o Galvão solta um "aí está a comparação das três últimas voltas entre os pilotos X e Y".

Pô, custa de vez em quando ler os gráficos?

Esse ano o Galvão está MUITO inspirado...