sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ari Vatanen presidente

Este homem tem grandes chances de ser tornar o próximo presidente da FIA: Ari Vantanen. Dotado de uma bagagem bastante representativa no automobilismo, o finlandês conquistou títulos do Mundial de Rally e do Dacar antes de figurar como representante de seu país no parlamento europeu.
"A minha candidatura se assenta em dois pilares: reconciliação e unificação", foram algumas de suas primeiras palavras após lançar oficialmente sua candidatura.
Segundo o próprio, já possui apoio de associações importantes, o que é um bom começo para a obtenção de votos: "Respondendo a pedidos de muitos clubes membros da FIA, devo concorrer nas eleições presidenciais".
"Chegou a hora de uma mudança. Meu foco principal é reconciliar visões da FIA e trazer transparência para seus interessados. A tarefa do presidente é defender bilhões de automobilistas e nosso grande esporte".
Sobre a atual polêmica entre FIA e Fota, o candidato foi inteligentemente político ao comentar: "Não vou atirar pedras a Max, sempre tive boa relação com ele e não me cabe dizer se tem ou não razão".
Ninguém tem do que reclamar a respeito de Vatanen. Sua imagem e seu currículo agradam com facilidade.
Nick Craw e Michel Boeri são nomes possíveis, embora não tenham anunciado nada oficialmente. Provavelmente, um desses três sentará na cadeira mais importante da FIA nos próximos anos. Desde que o Mosley não concorra novamente, claro. Por mais desgastada que seja sua imagem para quem vê de fora, o inglês despontaria como favorito em função do apoio dos diversos clubes pequenos. Mas, a julgar pelos grandes clubes, Ari Vatanen representaria a tão desejável renovação dentro da entidade.

5 comentários:

Marcos Antonio disse...

Vatanen parece ser um bom nome. pilotaço de Rally(o meu preferido por sinal), além de ser um político atuante na europa, acredito que tem td pra dar certo, ele não tem o biotipo de raposa de Balestre e Mosley

Felipão disse...

Agrada por não ser nem britânico e nem ferrarista. Além disso, conhece como ninguém o lado político (como senador do parlamento) e o lado esportivo (como ex-piloto). Faço votos que seja ele...

Unknown disse...

eurodiputado, né? coisa boa, é precisso alguém com senso conciliatório, e quem mais do que vatanen, que já participou daquela bagunça que é o parlamento europeio?

mais não demora pra aparecer um candidato da parte dos automovil clubs que apoiavam a Mosley...

Ron Groo disse...

É uma boa aposta, mas tem que mudar algumas coisas na FIA, como por exemplo o tempo de duração do mandato, ou a regra de reeleição.

Os caras entram como promessas de alivio a administração anterior e vão se perpetuando no poder.

E todos sabem que o poder absoluto corrompe absolutamente, daí a tragédia de Max Mosley que chegou como solução aos desmandos de Balestre.. já viu né!

Anônimo disse...

Já eu acho que o Vatanen não ganha. Não dá. Ele é a cara do Mosley. A aparência jogará contra.


(ok, foi um comentário imbecil, mas releve.)