sábado, 4 de julho de 2009

Por que Manor?

Quando a FIA anunciou a entrada da Manor no Mundial 2010, ninguém entendeu absolutamente nada. Nem se sabia de sua candidatura, e parecia difícil entender por que razão ela foi escolhida em detrimento de postulantes com potencial técnico superior.
A presença de Nick Wirth, sócio de Mosley na equipe Simtek, deixou uma pulguinha atrás da orelha. O tempo passou, e simplesmente engolimos a definição da Manor.
Até que o The Guardian começa a resolver o mistério, soltando uma bomba: a escuderia teria sido favorecida de alguma maneira.
E-mail enviado pelo comissário-chefe da FIA, Alan Donnelly, revela que estaria participando de uma importante negociação entre Manor e Virgin antes mesmo de o anúncio oficial. A atual patrocinadora da Brawn assumiria boa parte das ações da nova equipe, o que faz bastante sentido, visto que Richard Branson tende a correr dos crescentes valores de investimentos exigidos pelo time dominante da F-1.
Inclusive, essa informação consta em um dos emails de Donelly, que por sinal viajou para a Arábia para se encontrar pessoalmente com um membro da família real: "Vou estar na Arábia Saudita, e estou ansioso por encontrá-lo na nossa reunião agendada com a Manor e a Virgin. Entretanto, se você quiser me encontrar antes em uma reunião privada no domingo, favor me avisar".
Tanto o representante da FIA, Donelly, quanto o dono da Manor, John Booth, negam a versão. David Richard, por sua vez, se mostrou decepcionado com o caso, já que a Prodrive foi a favorita que não faturou a vaga: "Nós nos baseamos no princípio de que todos os concorrentes estavam no mesmo nível, com os melhores projetos escolhidos. Perdemos muito tempo e dinheiro com isso", reclamou.
Definitivamente, a FIA tem sua conduta moral abalada depois desse episódio. A menos que tenha uma explicação correta e convincente para a misteriosa pergunta: afinal, que razão levou a entidade a incluir justo a Manor no trio de equipes que estreia no ano que vem?
Para a coisa esquentar de vez, só falta a Fota entrar na jogada para entender direitinho o que motivou a escolha da Manor. A equipe de fato merece estar na Fórmula 1, ou seria ela, quem sabe, uma espécie de futuro fantoche da FIA dentro da associação?
As perguntas podem render...

3 comentários:

Ron Groo disse...

Complicado...

Quer dizer então que a Virgin está na jogada?

Sempre achei o Richard qualquer coisa, muito, mas muito oportunista.
Ta ai a prova.

Arleth Dantas disse...

a novela da vez...eita que essa F1 toda semana aparece uma coisa diferente...

Anderson Nascimento disse...

Que absurdo!! A Manor deveria sair da F1. A Virgin parecia-me uma empresa séria, mas seus donos agiram de má fé. Dessa maneira, um dia a F1 irá acabar de vez.

+F1: www.andersonxnascimento.blogspot.com