domingo, 12 de julho de 2009

Barrichello se desgasta

Agora Rubinho passou do ponto. Não é a primeira vez que ele se revolta com a equipe e esquece a bendita diplomacia para desabafar o resultado aquém do esperado. Mas as palavras ditas provocaram reação até em outros boxes.
O patrão da Williams não pôde engolir aquilo e revelou o que aconteceria se um de seus pilotos tivesse tanta ousadia: "é ofensa pra cartão vermelho".
Segundo Rubens, a Brawn deu um "show de como perder uma corrida, hoje".
Para alguém que passou da primeira curva na liderança, muita coisa saiu errado para naufragar até a sexta posição. Ele tinha todo o direito de reclamar do pit stop, onde teria perdido os tais 0.6s e retornado atrás do Massa, e sobretudo da segunda parada, no episódio do reabastecimento. Mas dizer que a equipe deu um "show de como perder uma corrida" é inegavelmente um desrespeito sem tamanho.
O ato de culpar terceiros sem piedade é um dos maiores defeitos de Rubens. No ano passado, quando Massa sofreu com a lambança histórica da mangueira em Cingapura, cruzou a linha em 13º e deu um abraço no mecânico-chefe que estava aos prantos nos boxes. Manter a cabeça no lugar depois de um derrota não é fácil, mas é o correto a ser feito.
Se você quer ser campeão, é preferível ter a equipe ao seu lado, ao invés de soltar os bichos para cima dela. Isso obriga o chefe a defender seu time e atacar o piloto:
"Rubens teve o 11º tempo na corrida hoje. Não se vence uma corrida, seja lá a estratégia que tiver, se sua melhor volta é só a 11ª. Isso não é possível. São estes os fatos", disse Brawn.
O temor e a rejeição à função de segundo piloto tomou conta da cabeça de Rubens neste ano.
"Agora existe uma angústia de ter acabado uma prova em sexto lugar sendo que eu poderia ter tido três pontos a mais. Eu gostaria de ter justiça. Justiça é a maior e melhor palavra. Mas é do meu intuito pensar que foram problemas de pit stop, e não uma inversão. Não é covardia nem nada, é apenas uma forma melhor de pensar".
Considerando a reação da Red Bull, agora com seus pilotos em segundo e em terceiro no campeonato, a definição do Button como o privilegiado da Brawn se torna cada vez mais compreensível. Mas parece que dessa vez Rubens não irá aceitar, está disposto a comprar guerra na equipe para evitar a condição de segundo do inglês.
A Fórmula 1 está se tornando muito desgastante para Barrichello. Ele sabe disso:
"Já passei muito por isso no passado e não gostaria de passar por isso novamente. A F-1 é minha vida, eu tenho muita vontade de correr, então não tenho nenhuma vontade de falar em jogar tudo para o alto e parar de correr esse ano. No ano que vem, talvez".

10 comentários:

beatle Ed disse...

Rubens foi quem deu uma aula de como não se deve proceder com uma equipe de F1.

Ano passado, quando Massa perdeu a corrida (e o campeonato) em Cingapura por um erro do mecânico no reabastecimento, após a corrida ao invés de culpar a Ferrari disse: “Uma equipe ganha junto e perde junto”.

Abraçou o tal mecânico que estava aos prantos e o consolou.

Barrichelo foi prejudicado hoje, sem dúvida. Mas erros desse tipo acontecem em quase todas as corridas.

Além disso se quiser lavar rupa suja com seu time que o faça reservadamente. Nunca em público e através da imprensa.

Na minha opinião ele precisa ter mais espírito de equipe se quiser manter um bom ambiente de trabalho no resto do campeonato.

Ou corre o risco de se tornar uma “persona non grata” em sua própria casa.

Leandrus disse...

Muito bem lembrado o ato de Massa. O brasileiro ano passado sofreu com os erros da Ferrari e no final do campeonato disse que ele não tinha nada do que reclamar, porque ele tb havia errado em 2008.

Rubinho hoje foi prejudicado pela estratégia de três paradas. Mas ficou várias voltas sem conseguir ultrapassar Massa. Se sabia da estratégia que havia adotado, ou partia pra cima do compatriota ou então não aceita mais essa estratégia. Só que ele não se lembrou disso, e sim somente dos erros da equipe. Infelizmente, vai ser muito bem feito se ficar queimado na equipe.

Ateh!

Anônimo disse...

Massa tinha kers. Não dava pra ultrapassar.
Barrichello não conseguiu, e Vettel, que nessa corrida teve disparado o melhor carro na mão, tambem nao.

E Barrichello não tem mesmo que ligar em se queimar ou não na equipe. Muito provavelmente já se decidiu parar no fim do ano.

A vantagem da Brawn já não existe, e com meios de desenvolvimento limitados, a queda da equipe me 2010 é iminente. Ele não tem porque continuar.

Carlos disse...

Ontem estava torcendo pro Massa, Webber e também pro Button, qualquer um pode ser campeão menos o Rubinho. Vai ser aposentar Rubinho ninguem mais ter aguentar!!!!!!!!!!!

Will disse...

O campeonato está se complicado para o Rubinho.
Mas, na minha opinião, ele tem um pouco razão no discurso de ontem.
Embora tenha sido feito em um momento delicado. Estava com a cabeça quente...

Anônimo disse...

eu tb não acho q Barrica tenha exagerado. Ele nunca iria passar uma Ferrari com Kers e pq a Brawn não mudou a estratégia para 2 pits, já vendo que ela não tinha dado certo com Button? É incompreensível a atitude da Brawn e acho q Rubens iria falar o que falou no calor do desapontamento dele.

Pinheirinho disse...

Barrichello está coberto de razão ao reclamar. Tá certo que ele talvez não pegasse o Webber, mas o pódio já estava na conta!
Muito mal explicado. Brawn GP deixa Rubinho irritado e ofusca vitória de Webber.
O problema da mangueira de combustível durante a segunda parada vai dar muito pano para a manga.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Ridson de Araújo disse...

Po Felipe valeu pelo comentário lá no blog. Vou adiciona-lo lá nos favoritos do blog tb. Eu acho que o kers, mais do que qualquer coisa, impediu Rubens de chegar mais próximo de Massa. O carro não rendeu, nem ele rendeu o esperado.

creio que somente com uma mudada brusca no rendimento da Brawn deixe Rubens em posição de vencer novamente, pois está claro que a Brawn vai priorizar quem está na frente: chegou a tão temida hora, e Rubens sabe exatamente disso. A última chance para inverter isso foi ontem, e infelizmente não aconteceu. p/ quem quer ver ao menos um crepúsculo mais feliz para o "brasileirinho" só resta vir a tal 100ª vitória nas mãos dele.

Não te interessa. disse...

Eu fiquei muito feliz com fracasso do Barrica na Alemanha. Peguei raiva dele, desde aquele momento no Barein, em que ele reclamou do Piquet Jr, por não conseguir ultrapassa-lo.

Fora Lula, Fora Barrica.

Anônimo disse...

Massa>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Barrichello.