terça-feira, 14 de julho de 2009

Vai que é tua, Galvão!

Para esquentar o motor no sábado, ele já chega mostrando que está bem informado sobre as novidades: "Você vê o capacete do Glock, provavelmente está fazendo homenagem ao filho ou a filha....". Eu nem sabia que o Glock era pai. Mas que foi um concurso infantil, disso eu sei.
Webber escapando na curva 1: "Opa, segura que vai embora, Vettel, segura que vai embora!".
De repente, deu tilte no narrador: "Vamos esquecer um pouco essa briga de... de... de... de... de equipe, de... de... didi... didi... di... di... Como é que chama mesmo esse negócio?". Esse negócio aí de, de, do, di, didi, du, dããã... Sei não.
Galvão se empolga com o polonês: "O Kubitça vai fechar a volta dele... Ele fecha com 1:09.455!". É recorde!!! E que recorde! 20 segundos mais rápido que o pole position! "Ele fecha a segunda parcial...", notou.
Câmera corta pro finlandês lento na pista. "O Kovalainen deu uma tirada de pé pra se posicionar na pista, quer ver?". O replay mostra o cara rodando e batendo no muro pra se posicionar na pista.
Para encerrar o treino de forma brilhante, Galvão Bueno lança seu pensamento altamente filosófico enquanto discutia com Reginaldo a respeito da equipe Ferrari: "Se existe descoordenação, e eu nem se existe essa palavra, é porque falta uma coordenação correta". Ó, magnífico! Ensinai-nos vossa sabedoria.
Nosso ilustre locutor prosseguiu sua saga no domingo relembrando a história que definiu o campeonato de algumas décadas atrás: "Alan Jones foi campeão em 1980, e para cima do Piquet. E só o resultado dava o título a ele. Só se ganhasse a corrida e o Nelsinho não marcasse pontos". Faltando cinco anos para o seu nascimento, Nelsinho Piquet não conseguiu pontuar naquela corrida e o australiano se consagrou o grande campeão mundial de Fórmula 1.
O Galvão vê uma BMW: "Olha como o Kubitça joga o carro por ali...". Mas não era uma BMW, era uma Williams: "... O Rosberg...". Tá esquentando... "O Nakajima!". Já era hora mesmo...
"O Webber vai ter que parar senão dá pane seca". Está certo disso? "18ª volta, vai ter que parar na próxima volta senão dá pane seca!". Posso perguntar? "Se bem que ele pode deixar pra parar também na 20". Que pena, você errou. Era 19 mesmo...
Sobre algum assunto, o narrador global cravou: "Ela sempre preveu a volta". Mentira! Ela sempre previu. Com 'i'.
Eis que o locutor aciona o senso de humor e começa a fazer suas piadas. A primeira saiu quando a Mariana comentava a tentativa de calote do Vijay Mallya, que foi repreendido pelos cobradores no dia anterior. Enquanto isso, seu piloto fazia lambança e quebrava a asa batendo no Raikkonen ao sair do pit lane: "Manda a conta pro Sutil!", sugeriu.
A outra piadinha sobrou pra Ferrari. Era a vez de Burti falar da chance de Massa brigar pelo segundo contra Vettel. Galvão completou: "Para isso tem que passar por um teste dificílimo. Que é a Ferrari acertar a parada", ironizou.
O mapa da transmissão mostrava que Sebastian passava na reta, deixando Massa para trás no pit stop. E ele esbravejava: "Opa! De olho no Vettel, de olho no Vettel, de olho no Vettel, de olho no Vettel!". E a TV mostra o alemão nitidamente à frente de Massa: "De olho no Vettel, de olho no Vettel, de olho no Vettel!". Não adianta berrar porque o Massa vai ficar em terceiro, que coisa!
A última galvanada foi uma polêmica improvisada do torcedor global: "Vou arrumar uma confusão aqui... Raikkonen foi campeão circunstancialmente! O ano que ele foi campeão deveria ser o Felipe". É verdade. A FIA deveria mudar o regulamento e dar o título para o quarto colocado.
O que, de quebra, colocaria Rubens na liderança do Mundial. Ao menos até a Hungria, quando o locutor estará de volta, naquele mesmo horário e naquele mesmo canal.

14 comentários:

Julio Cezar Kronbauer disse...

Nossa, eu não consegui ouvir nem metade dessas Galvanadas!

Você tinha que criar um blog só com as pérolas do Galvão!

Anônimo disse...

esse Nelsinho! nem pra ajudar o pai fazia ponto, por isso foi demitido!

Bruno Santos disse...

Você tinha que criar um blog só com as pérolas do Galvão (2)

Ainda teve o maledeto "Limite extremo"

Ron Groo disse...

Cara... esta do Nelsinho não ter pontuado cinco anos antes de nascer foi ótima!

Tá explicado por que a Renault quer mandar o menino embora, Está na F1 desde cinco anos antes de nascer e até agora só fez um pódio.

Daniel Médici disse...

Pois é, nessa GP o Galvão tava mesmo com a cabeça em outro lugar. (E que camisa pólo mais novo-rico, essa! Precisava de um logo tão enorme?).

Mas cabe aqui uma colocação advogado-do-diabo. Porque na época em que Piquet(zão) disputava o campeonato com Alan Jones, ele era chamado a toda hora de Nelsinho, por todos: repórteres, pelo comentarista da Band Giu Ferreira (um ótimo comentarista, por sinal) e pelo narrador,... Galvão Bueno. Então não é de todo errado falar que o Nelsinho disputou com Alan Jones. Pode ter confundido parte do público, o que não é legal, mas errado ele não está. Afinal, naquela época o Nelsão era um moleque e não tinha um Nelsinho para lhe impor um aumentativo.

anderson disse...

bélissima felipe maciel, mais só vou defender um pouquinho o massa, pois realmente circunstáncias impediram que massa estive na espreita que raikkonem estava pra abafar o titulo de 2007, massa teve problema em duas corridas seguidas e na ultima entregou a corrida a kimi raikonem, não desmerencendo tb raikkonen, uma vez que nos problemas que tiveram felipe, hamilton e alonso ele estava na posição que precisava pra alcançar o título.

anderson disse...

e mais, felipe, aquela parte em que galvão disse que o ex-engenheiro de senna estava quase chrorando ao cumplimentar o bourdais?

Anônimo disse...

vc tinha q criar um blog soh com as pérolas do Galvão (3)Eu tb num vi metade dessas rs. Vc mata a gente rir Fábio rs

Aproveitando, estou de mudança. O Blog da Fórmula Indy (BFI) dará um tempo e agora estou com um novo projeto, o Fanático por Carro (FanCars) onde falarei mais de automóveis mas continuarei falando sobre a Indy e outras categorias. Dia 20/07 ele começará oficialmente, espero que todos dêem uma passadinha lá em www.fanaticoporcarro.com. Vlw

Anônimo disse...

Meu caro, muito bom o seu trabalho, acredito que a única pendencia, fica mesmo ele dizendo que a responsavel pela transmissao se preocupava em mostrar o Halmilton que estava em ultimo, ao inves de priorizar os lideres da prova, porem, em poucos segudos, percebeu que a conversa do Lewis era sobre uma possivel chuva, ou seja, a transmissão tinha sua razão. Andre Betoni

Unknown disse...

Sobre o Hamilton também, ele teve o pneu traseiro direito furado e o Galvão no início ficou insistindo que foi o "bico da zebra" que furo o pneu - detalhe: ele passou com o pneu esquerdo sobre a zebra!!!!

Anônimo disse...

Parabéns Felipe,

Hilário, e quando ele ficou todo errado na disputa Massa vs. Rubens
não sabia para quem torcer.

Alberto disse...

Faltou a pérola que fechou a transmissão de domingo... Galvão dizendo algo como: "Olha que lindo o que o chefe de equipe disse ao Webber: Você é vencedor de um grande prêmio! Bem vindo"... Aí solta o audio gravado do cara falando ao Webber: "You're a grand prix winner! Well done!

Alex Amancio disse...

Show de bola, vale salientar que na disputa de 2007 o Raikonem venceu na pura sorte, pois a briga estava dura entre Alonso e Hamilton...
... outra: ele quer fazer com o Vettel o que ele faz com Hamilton: "ele é bom, mas de vez enquando não sabe controlar suas emoções", Galvão, Galvão... quando não gosta ele acaba!

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... cara, hoje só me resta rir! O Galvão é um mito.