quarta-feira, 15 de julho de 2009

Bye, Mosley

"Há alguns meses, comecei a arrumar minha família pensando na data de outubro. Já informei ao alto staff da FIA que não serei candidato e, se fosse, complicaria meus compromissos domésticos e seria inconsistente com minhas obrigações familiares, principalmente após nossa perda recente [o filho Alexander]. Além disso, sinto que preciso trabalhar menos, farei 70 anos no ano que vem".
"Agora com tudo em ordem, estou bastante satisfeito pelas cartas, emails e mensagens que recebi. Mas decidi reiterar minha decisão. Não serei candidato em outubro".
Assim comunicou Max Mosley, oficialmente, o seu desligamento da principal cadeira da maior entidade automobilística do mundo. É o fim de uma era. A qualquer momento, pode sair o novo Pacto de Concórdia, símbolo da estabilidade alcançada depois de tantos conflitos que enfim chegaram ao final.
Max não poderia deixar a presidência ao fim do ano sem antes lançar uma cartada política a favor de seu sucessor favorito.
"Acredito que a melhor pessoa para chefiar a equipe seria Jean Todt. Ele é, sem sombra de dúvidas, o melhor administrador do automobilismo de sua geração e, talvez, de todas as gerações. Se ele concordar em concorrer, acho que ele será a pessoa certa para continuar o trabalho dos últimos 16 anos, e pode trabalhar em todas as áreas da FIA. Espero que vocês deem apoio a ele".
Ainda neste ano, quando Ron Dennis era um dos nomes cotados para assumir a presidência, fez questão de rechaçar qualquer possibilidade de disputar a eleição, alegando que nem mesmo Jean Todt deveria fazê-lo.
Dennis havia dito, naquela ocasião, que se você passa anos liderando um grupo, uma equipe, você vive, dorme e respira pensando naquela marca. Segundo ele, seria impossível manter a isenção exigida pelo cargo top da FIA, por isso sua suposta candidatura estava absolutamente fora de questão. Depois dessa declaração, nunca mais vimos seu nome associado aos boatos da eleição de outubro.
Quanto a Jean Todt, vale destacar que não foi iniciada nenhuma pré-candidatura de sua parte. Max apenas o citou como o sucessor ideal. Tomara que o francês recuse o convite. Seria chato ter que aguentar por mais tempo as acusações de parcialidade toda vez que a Ferrari vencer algum tipo de discussão ou não for punida com rigor em eventuais lances polêmicos.
Por enquanto, Ari Vatanen é o único homem certo na disputa pelo poder.

4 comentários:

Jogo Aberto disse...

MUITO BOM O SEU BLOG, ESTA AFIM DE FAZER PARCERIA, EU ADD O SEU BLOG E VC ADD O MEU NA LISTA DOS SEUS BLOGS?

Ron Groo disse...

Agora é oficial, ele diz que não vai se candidatar.

Mas indicou alguém ligado a Ferrari e não sei se isto agrada a todos na FOTA. Ou só a Ferrari.

Lances neste jogo de xadrez, Max acaba de mover seu cavalo...

Anônimo disse...

Max Mosley de saida, ok. Mas, não vejo com bons olhos um novo presidente para FIA com laços afetivos com a Ferrari.

Marcos Antonio disse...

Menos mal,mosley fora. Mas Todt tem um passado com a Ferrari, com a Peugeot como chefe de equipe, nõ sei se seri aum bom nome pra presidencia. Vatanen parece ser melhor.