sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ruby

O vídeo do momento circula pelo Twitter e pelos blogs, tendo chegado até nós depois de postado pelo Speeder, que tem mais contato com os acontecimentos do outro lado do Atlântico.
Simpatize com a montagem ou não, há de se convir que a paródia é criativa. A música original é "Ruby", da banda Kaiser Chiefs.
Alguns relutam em acreditar que o vídeo tenha partido de britânicos, baseados no mito que se criou sobre sua reputação absolutamente incontestável na Europa. Claro que lá sua moral é maior que aqui, até porque fica mais fácil se respeitar alguém que não é tão próximo, mas seus defeitos podem ganhar evidência a partir do momento em que passa a guiar por uma escuderia inglesa que briga pelo título.
Não bastassem as críticas de Coulthard, Jordan e Williams instantes após a entrevista mais agressiva da temporada, trataram de aprontar essa para cima dele, com direito a comparações de telemetria com o Button, comparações com Heidfeld, dentre outras adaptações na letra.
Mas a queda na moral até mesmo no exterior não é o único efeito controverso de um ano que deveria servir apenas para uma aposentaria respeitável do piloto recordista de GPs. Se houvesse se afastado em 2008, seus fãs poderiam alegar que Rubens pendurou as luvas no momento errado e que disputaria o próximo campeonato sem ter de se submeter a ordens de equipe. Hoje, muitos de seus torcedores começam a descobrir o que vários espectadores já sabiam: Rubens não é piloto para ser campeão.
Jenson fez 6 vitórias e 4 poles. Barrichello segue zerado em ambos. Button está em primeiro na tabela, e os dois carros rivais da equipe Brawn se posicionam em segundo e em terceiro. O pior de toda a situação foi Rubens declarar abertamente ao chefe Ross que não será segundo piloto em hipótese alguma. Em entrevistas em português, o brasileiro diz que quer mostrar aos compatriotas que não é segundão, que não gosta de ser, que não gostou dos incidentes de Ferrari, e que todos devem entender isso.
O que ele ainda não entendeu é que seu contrato não é com os brasileiros e sim com sua equipe. Um título não pode ser jogado fora em virtude de sua vontade de provar para os piadistas de plantão que não é merecedor daquelas piadas.
Quando acontece uma cena estranha, como a inversão de posições da última corrida, o patrão logo consegue convencê-lo de que nada aconteceu, pelo simples fato de que seu piloto quer acreditar naquilo que ouve do chefe. Mesmo sem o acompanhamento de uma explicação realmente convincente.
A impressão deixada é que Rubens pode ser segundo piloto da Brawn sem saber. Porque se ele já surtou com uma corrida fraca e um pit stop mal feito, imagina o tamanho do barraco que provocaria caso descobrisse que o time inglês estaria disposto a privilegiar o piloto inglês líder do campeonato, ao invés de dividir seus pontos com o queixante quarto colocado no Mundial.

5 comentários:

Marcos Antonio disse...

Barrichello sempre perde a oportunidade de ficar quieto...é incrível, até os ingleses já estão achando ele um mala!

leandro tullii disse...

é, barrichello tem que lembrar que em 2007 uma equipe inglesa "desprezou" um bi-campeão mundial e deu vantagem pra um novato que além de compatriota era o menino dos olhos da equipe.

Ron Groo disse...

O video é ótimo e acho que poe fim a ideia de que só criticam o cara aqui.

Mas vamos dar um jeito de processar os ingleses, afinal zuar o 1B em grande estilo é coisa nossa... Nem pediram permisão po.

Beatle Ed disse...

Agora é oficial: Barrichelo é o maior bundão da F1!

Loucos por F-1 disse...

Essa é realmente muito boa. Até lá fora já estão começando a zuar o Barrichello. Ele tinha tudo para fechar a temporada com chave de ouro, mas continua se queimando.

Abraço!

Leandro Montianele