domingo, 26 de julho de 2009

O estado de Felipe Massa

O quadro de Massa ainda preocupa. As últimas informações dão conta de que o piloto seguirá em coma induzido até terça-feira, sendo acordado periodicamente, dando continuidade à rotina de exames.
Sabe-se que ainda há edemas, embora tenham diminuído. Porém, não existem hematomas nem lesões no tecido cerebral.
A situação grave é derivada dos dois impactos - a batida da mola e a desaceleração sobre a barreira de pneus. É muito cedo para termos certeza se Felipe conseguirá se recuperar plenamente, até mesmo com relação às habilidades exigidas a um piloto. O cirurgião especializado em trauma do Hospital Israelita Albert Einstein, Milton Steinman, falou ao Globoesporte que está otimista:
"A transferência de energia é muito grande. O prognóstico é variável, é muito difícil prever como será a evolução, se haverá comprometimento de reflexos. Mas eu já vi paciente com inchaço cerebral importante (grave) que acorda sem nenhuma sequela. Como o Massa é jovem, as chances são boas".
Os médicos que cuidam do Massa mencionaram um tempo de afastamento de seis semanas. Mas o comentário do delegado-médico da FIA, Gary Hartstein, abre a possibilidade de o piloto não disputar mais corridas na atual temporada.
"Talvez precisemos de semanas, ou até meses, para ver indicações de sua recuperação", disse ao La Gazzetta dello Sport.
Créditos ao Alexandre, do blog Almanaque, que captou o belo vídeo da TV italiana SKY, com imagens positivas dos pilotos, que irão constituir o DVD a ser levado ao Massa, assim que abandonar os sedativos.
Edit: O neurocirurgião Robert Veres, responsável pela operação de Felipe Massa, afirmou estar certo de que há uma lesão no olho esquerdo, mas ainda não soube apontar sua gravidade. Também disse que teremos de esperar mais tempo para nos certificarmos se o piloto voltará a correr. Horas depois, o hospital divulgou que não houve lesão à morfologia do olho, além disso o médico Dino Altmann descartou chance de cegueira. A evolução do quadro é boa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esta situação está bastante complicada para quem é da imprensa e não está no local. Aliás, está bastante complicada para quem está lá; para quem está aqui, está ainda pior.

A única informação realmente segura fica mais por conta da dedução do que de um comunicado: o estado do Massa é grave, há risco de vida mas é um risco calculado, pequeno, digamos.

De resto, pelas fontes europeias, já acordaram e apagaram o Felipe umas 4 vezes, só hoje. Isso não existe. É muita informação desencontrada. Além disso, não há a necessidade de fazer sensacionalismo, mas o otimismo exagerado do Galvão Bueno é pra inglês ver. Acho que os tele-espectadores preferem o confronto com a realidade do que com uma declaração entusiasmada de que "ele está bem!!!!!!", como se fosse um gol da seleção brasileira.

Essa situação ainda vai se arrastar por muito tempo. Massa ainda ficará internado pelo menos durante toda essa semana. A situação não é fácil. Mas não dá pra fazer NENHUM prognóstico sobre sua recuperação.

Marcos Antonio disse...

é, esperamos que ele melhore logo, mas só vamos saber quando ele for retirado do coma induzido...

Realmente, quando galvão aparece, lá vem melodrama...

Anônimo disse...

melodrama de novela mexicana não é mesmo? Nossa, o Galvão tava insuportável esse fds. Tá procurando pêlo em ovo e querendo o ovo antes da galinha botar ele... nossa.
A ansiedade de todos é normal, mas vamos ter q esperar. Tomara que ele se recupere rapidamente.