A Bridgestone viu que estava se complicando com a regra dos pneus e preferiu disparar exceções para todos lados. Se já é uma artificialidade obrigar as equipes a usarem especificações diferentes durante as corridas, a FIA inventou artificialidade em dobro quando determinou que a fornecedora levasse tipos intercalados de pneus nos GPs de 2009.
Mônaco parecia ser a única prova com alvará para o uso dos adjacentes macios e supermacios. Ledo engano. Vem por aí o show dos fora da lei: Hungria, Valência, Spa e Monza.
Os competidores calçarão os mesmos compostos de Mônaco tanto no GP da Europa, quanto em Hungaroring, que são pistas que exigem a combinação mais macia possível.
A utilização do pneu supersoft no traçado belga fica fora de questão. Por outro lado, as baixas temperaturas eliminam a especificação mais dura. Com isso, médio e macio torna-se automaticamente o conjunto mais correto.
Na tradicional pista italiana, a opção macio-duro causaria uma discrepância drástica de desempenho, o que fez a Brid escolher a mesma combinação de Spa.
Resumindo:
Europa e Hungria – supermacio e macio
Bélgica e Itália – macio e médio
Quando algo é artificial demais, um dia será traído por sua própria natureza. Aí está.
Ah, antes que perguntem... Os demais circuitos seguem dançando conforme o regulamento, a exemplo de Nurburgring, onde serão vistos os supermacios e os médios.
4 comentários:
Essa regra de ter que usar dois tipos de pneu é ridicula.
O Certo seria a Bridgestone fornecer 2 tipos de pneus, e as equipes escolher o que for melhor pra elas.
Afinal, F1 é ir atrás do melhor desempenho. Acho q isso ajudaria mto.
uf! fiquei com tontura de tanta excepção!! o que é isso? porqué não vão de frente e falam que vão fazer o que quiserem sem regra nenhuma?
ola filipe...queria divulgar aqui em seu blog, que acompanho recentemente, o blog ao qual gerencio, e tenho como colaborador o Jobson, o Histórias e Velocidade.
Nos nossos posts recentes, falamos sobre a guerra política da F1, analogias entre História e essa atual conjuntura da categoria, e indagando sobre o que aconteceu com a Toro Rosso
se vc e seus leitores puderem conferir, agradeço
http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/pobre-toro-rosso-parte-1.html
Valeu pelo levantamento, Felipão. No mais, concordo com o outro Felipe lá de cima...
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