domingo, 26 de julho de 2009

Renault não corre em Valência

Quando menos se espera, a FIA ataca novamente.
A canetada da vez derrubou a Renault do próximo GP. A equipe está banida da etapa de Valência em função da patacoada na Hungria, onde Fernando Alonso sofreu com o desprendimento da roda dianteira direita após sua parada de box.
A entidade acredita que houve negligência no pit stop. Os argumentos da federação são enumerados a seguir:
1. O time conscientemente liberou o carro número 7 da posição de pit stop sem que um dos dispositivos de retenção das porcas estivesse seguramente em posição, sendo indicativo de que a roda pudesse não estar apropriadamente segura.
2. Mesmo sabendo de tal falha, não tomou nenhuma ação para impedir que o bólido deixasse o pit lane.
3. Não informaram o problema ao piloto ou não tomaram as ações adequadas dadas as circunstâncias. Inclusive quando o piloto contatou pelo rádio acreditando se tratar de um furo no pneu.
4. Como resultado, uma parte do carro solta na curva 5, e a própria roda sai na curva 9 em consequência dessas ações.
A violação do 23.1.i e do artigo 3.2 do regulamento esportivo acarretou a suspensão na corrida subsequente.
Difícil acreditar que uma sanção tão dura seja aplicada a uma escuderia que periga nem mesmo compôr o grid do ano que vem. Pior ainda seria privar Alonso de correr em casa; Bernie Ecclestone não deve gostar nem um pouco dessa história. Para completar, surgem os burburinhos sobre a hipótese de o espanhol correr de Ferrari no GP da Europa, caso Massa não esteja lá. Consistiria numa loucura contratual, mas é disso que são feitos os rumores.
No caso de Nelsinho Piquet, talvez a punição não seja tão relevante assim. Seu pai havia comentado com o narrador Galvão Bueno que logo entenderíamos a razão de sua presença constante no paddock ultimamente. Sugere uma notícia positiva, quem sabe uma troca de equipe programada logo adiante...
Nas próximas semanas, a escuderia de Flavio Briatore irá aos tribunais recorrer da decisão. Até mesmo já efetuou o pagamento dos 6 mil euros relativos a esta apelação. A ver.

8 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Simplesmente ridícula esta atitude da FIA. Não é assim que se colocam as coisas nos eixos. Sou a favor apenas de uma multa, banir de um GP é exagero. Espero que algo de correto seja feito.

Abraço!

Leandro Montianele

Speeder76 disse...

Esta é uma decisão politica, a meu ver. A sua interpretação dos regulamentos indica que, em nome de um exagero qualquer, possa suspender uma equipa. A Renault faz bem em apelar, e espero que o Tribunal de Apelo reverta a situação.

Unknown disse...

uma descissão ridicula que só demostra que Bernie esta agindo como um balestre da vida desde hace tempo. a apelação deve comportar uma batalha de argumentos nem muito tçnicos, e vai reascender a guerra FIA-FOTA

Ron Groo disse...

E vai valer também pelo conjunto da obra.

O mesmo problema da corrida hungara de 2006, só que agora na roda da frente.

Assim vamos começar a chamar o asturiano de Alonso "roda frouxa".

Anônimo disse...

Se os "donos da caneta" fossem coerentes, puniriam também a Red Bull, que liberou o Webber da pista na hora errada e quase provocou uma batida com o Raikkonen no pit lane.

Leandrus disse...

Que decisão da FIA, parece que eles não se cansam de dar punições exageradas. Torço para que a Renault consiga reverter a situação, porque se não conseguirem, as punições finalmente terão chegado ao cúmulo do ridiculo.

Unknown disse...

Acho que foi mais algo politico do que questões de violar as regras. Agora, fortaleceu está decisão baseado no que aconteceu com o Felipe Massa e com o incidente de domingo passado. Ou seja, dois acidentes recentes; a Renault poderia sim ter pedido para o Alonso encostar. A corrida já estava perdida mesmo.

Anônimo disse...

política total.. que decisão ridícula. Essa eu só fiquei sabendo hoje e é injusto punir os pilotos, que nada tem a ver com a história.