quarta-feira, 29 de julho de 2009

BMW Sauber diz adeus

É triste saber que a BMW irá se retirar da F-1 ao fim do ano. Não foi uma surpresa tão impactante quanto a da Honda, já que a natureza do convite à conferência nos preparou para o pior. Mas foi uma perda muito maior, uma vez que a escuderia alemã sempre deu claras indicações de seu potencial rumo ao título, ao longo de sua curta trajétoria na categoria.
Tudo teve início em 2006, quando adquiriram a Sauber e tiveram a simpatia de manter o nome da antiga equipe em homenagem ao grande Peter. Assim que se livraram de Villeneuve, trabalharam com uma única dupla de pilotos, depositando total confiança em Nick Heidfeld e em Robert Kubica.
O time sempre alcançou seus objetivos de início de temporada. Os primeiros pontos, depois os primeiros pódios, em seguida a primeira vitória. O foco em 2009 era o primeiro título. Mas pela primeira vez, fracassaram. E desse fracasso veio o adeus.
A BMW deixou sua marca, revelando o polonês voador e lançando às pistas a sensação alemã do periodo pós-Schumacher. As coisas não funcionaram em 2009, mas provavelmente estariam de volta à briga no ano que vem. É um time que tinha estrutura, elevado nível técnico, excelentes profissionais e plenas condições de alcançar feitos maiores que seu tempo lhe permitiu.
A crise privou a BMW de seu direito de reagir. Há times que, se deixam a categoria, não fazem tanta falta. Infelizmente não é o caso. O carro azul e branco era de respeito, o nome de Mario Theissen estava feito, mas a equipe pecou por criar o carro errado no momento errado.
Sai da Fórmula 1 com um amargo e justificável gosto de quero mais. Que seja bem comprada, agora.
E, claro, Max Mosley não perderia a chance de jogar na cara de todos que seu método, por mais grotesco que fosse, resolveria o problema já a curto prazo. Segue a nota completa da FIA, transcrita do site Grande Prêmio.
A FIA lamenta o anúncio da BMW da sua intenção de deixar a F1, mas não se surpreendeu com a decisão.
Ficou claro há bastante tempo que o automobilismo não pode ignorar a crise econômica. Os fabricantes de carros não podem continuar a gastar grandes quantias de dinheiro na F1 quando suas sobrevivências dependem de demissões, fechamento de fábricas e ajuda dos contribuintes.
Por isso que a FIA preparou um regulamento para reduzir os custos de maneira drástica. Estas medidas foram necessárias para aliviar a pressão nos fabricantes após a saída da Honda, mas também para permitir a entrada de novos times.
Caso este regulamento não tivesse recebido uma oposição tão forte de tantos chefes de equipe, a saída da BMW e possíveis novos anúncios no futuro poderiam ter sido evitados.
Ainda assim, como resultado de uma campanha de corte de custos coordenada pela FIA, as novas medidas estão no processo de ser aceitas, o que deve tornar mais fácil a entrada de novas equipes e a participação dos times existentes com receitas muito mais reduzidas.
Não é nenhum segredo que as medidas não vão tão longe quanto a FIA gostaria, mas um compromisso era necessário pelo interesse na harmonia do esporte. Tomara que seja o suficiente para evitar novas saídas e garantir uma fundação sólida para a F1.
Como guardiã do esporte, a FIA está comprometida a garantir que a F1 siga financeiramente sustentável para todos os seus competidores, e sempre vai agir para garantir que isto permaneça assim.

1 comentários:

Ridson de Araújo disse...

http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/bmw-ta-forae-o-que-isso-significa-para.html


Felipe, confere lá no Historias e Velocidade esse post sobre o mesmo tema, mas abordando o assunto debate da redução de custos e a inserção de novas equipes...