sábado, 25 de julho de 2009

Treino bastante conturbado na Hungria

Parecia que Felipe Massa não poderia sofrer um golpe de azar maior que a explosão do motor a três voltas do final do GP da Hungria, mas este ano foi bem pior: ser atingido na cabeça por uma mola que se soltou de um carro é um acontecimento que beira o absurdo. Com a agravante da tragédia no automobilismo ocorrido há uma semana, quando Surtees foi acertado por uma roda na cabeça, o acidente do brasileiro hoje assustou e muito.
O início da super pole foi adiado em alguns minutos por conta do acidente, e seu encerramento foi confuso, em virtude de uma pane nos computadores que deixaram todos apreensivos quanto ao resultado do treino.
Quem larga na pole é Fernando Alonso, fazendo valer as promessas de melhoria da Renault, embora o fator combustível tenha dado aquela forcinha no tempo de 1:21.569.
A favorita dupla da Red Bull vem logo atrás, com Vettel à frente de Webber. Lewis Hamilton comprovou o potencial da McLaren demonstrado nas sessões livres, cravando o quarto tempo. Nico Rosberg levou sua Williams ao quinto posto, ao lado de Heikki Kovalainen, o vencedor da última edição da prova húngara.
A Ferrari de Raikkonen abre a quarta fila. Eis que finalmente surge a primeira Brawn, de Jenson Button, apenas na oitava colocação. Uma quantidade grande de gasolina seria necessária para explicar um desempenho tão aquém do esperado.
Kazuki Nakajima posicionou seu FW também entre os mais rápidos da classificação. Massa seria no mínimo o décimo caso participasse do Q3.
Sebastien Buemi foi o melhor do Q2, ratificando o avanço da STR atualizada. Atrás dele, Jarno Trulli, que já pôde disputar posições melhores com sua Toyota. Rubens Barrichello também ficou na segunda fase, graças à tal peça que se soltou, obrigando-o a retornar aos boxes num mau momento. Glock e Piquet também ficaram pelo caminho.
Os cinco do fundão são Heidfeld, Fisichella, Sutil, Kubica e Alguersuari. A BMW segue no mesmo inferno astral. A Force India voltou a ter dia de Force India. E Jaime fez o basicão que dele se esperava, tendo de abandonar a disputa antes mesmo do tempo previsto, em função de um problema em seu STR.
As curvas lentas e a alta temperatura deveriam impulsionar a Brawn, mas o treino revelou outra realidade. A Red Bull pode ratificar seu domínio, determinando que a segunda metade do campeonato será de caça ao Jenson Button, isolado na liderança do Mundial.
Alonso admitiu que a vitória será difícil no domingo. Talvez seja mais fácil o Hamilton vencer, já que o KERS na largada promete operar milagres. Porém, ao contrário de Nurbrugring, o inglês larga do lado sujo da pista, assim como Kovalainen. Apenas o Kimi vem de posição ímpar.
Ficou ruim para o Nelsinho, saindo de 14º, contra o primeiro de Alonso. Paira aquele temor sobre a chance de fazer neste domingo sua última corrida. Completa hoje 24 anos, mas há pouco a se comemorar.
Para falarmos mais sobre o treino de sábado e as expectativas para a corrida, estaremos ao vivo neste link, entre 20:15h e 21h de hoje.
Classificação:
1. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min21s569 (20 voltas)
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min21s607 (20)
3. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min21s741 (22)
4. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min21s839 (23)
5. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min21s890 (24)
6. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min22s095 (29)
7. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min22s468 (25)
8. Jenson Button (ING/Brawn), 1min22s511 (20)
9. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min22s835 (24)
10. Felipe Massa (BRA/Ferrari), sem tempo (18)
11. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min21s002 (20)
12. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min21s082 (18)
13. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min21s222 (17)
14. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min21s242 (19)
15. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min21s389 (21)
16. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min21s738 (8)
17. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min21s807 (12)
18. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min21s868 (5)
19. Robert Kubica (POL/BMW), 1min21s901 (8)
20. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min22s359 (10)
Pesos dos carros em ordem crescente:
Fernando Alonso (Renault) 637,5 kg
Lewis Hamilton (McLaren) 650,5
Kimi Raikkonen (Ferrari) 651,5
Mark Webber (Red Bull) 652,0
Nico Rosberg (Williams) 654,0
Sebastian Vettel (Red Bull) 655,0
Heikki Kovalainen (McLaren) 655,5
Kazuki Nakajima (Williams) 658,0
Nick Heidfeld (BMW) 658,0
Jenson Button (Brawn) 664,5
Robert Kubica (BMW) 666,0
Nelson Piquet (Renault) 667,7
Jarno Trulli (Toyota) 671,3
Sebastien Buemi (Toro Rosso) 671,5
Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 675,5
Timo Glock (Toyota) 679,2
Giancarlo Fisichella (Force India) 680,5
Adrian Sutil (Force India) 683,5
Rubens Barrichello (Brawn) 689,0

7 comentários:

Marcos Antonio disse...

ficou meio em segundo plano a pole do Alonso, mas foi legal o caos que foi ver os piloto squerendo saber quem foi o pole. Eu até pensei que tinha sido o Rosberg! foi quase...

Carlos disse...

Oi Felipe, eu leio bastante seu blog como o do Capelli, gostaria de saber se você sabe de algum site ou link da internet que eu possa assistir a F-1 aqui do exterior, estou em Miami por um período e não sei onde poderei ficar assistindo a F-1 ao vivo.
Um abraço e desde já obrigado.

kimi_cris disse...

Mas que qualificação houve de tudo, felizmente parece que o Massa está bem que é o mais importante.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Felipão disse...

Houve de tudo.. até o time living deu pau. E o Alonso???colocou só um copo de gasolina no tanque...

Anderson Nascimento disse...

Favorito para mim é o Alonso e o Vettel. acredito q a vitória irá para as mãos de um deles. Já Rosberg chegará ao pódio.

Felipe Maciel disse...

Carlos, infelizmente não sei te dizer. O máximo que sei do exterior é que a BBC transmite pela internet, mas é só para quem é do Reino Unido. Realmente não conheço links de vídeos ao vivo, talvez se você procurar em www.justin.tv na hora encontre alguma coisa.

Abs

Leandrus disse...

O Alonso ficou perguntando o tempo de todo mundo ali no final só pra esculachar geral e dizer pra cada um que ele tinha sido o mais rápido, rs

Infelizmente a Hungria de hoje não é mais aquela que tinha boas corridas no final dos anos 80 e começo dos 90. A graça estava mesmo no treino, mas o acidente de Massa tirou toda a graça do Q3.