sábado, 11 de julho de 2009

A primeira pole de Mark Webber

Um treino pra ninguém botar defeito. Pista seca, pista molhada, pista seca, pista molhada...
A super pole foi uma espetáculo à parte. Button, Barrichello, Vettel, Webber e Hamilton disputaram a posição de honra, que acabou ficando, pela primeira vez, com o australiano da Red Bull. Webber cravou 1:32.230, conseguindo enfim sair à frente do companheiro de equipe nesta temporada.
Rubens Barrichello desbancou Jenson Button se posicionando em segundo. Sebastian Vettel faz companhia ao rival na segunda fila.
As McLarens ocupam o 5º e o 6º lugares, sendo que 1.3s separam Lewis de Kovalainen. A equipe britânica mostra concisos sinais de recuperação. A dupla da Ferrari, por sua vez, fez 8º e 9º com Massa e Raikkonen, nesta ordem. Em 7º, larga o surpreendente Adrian Sutil, que se beneficiou da chuva no Q2 e fez um excelente trabalho no Q3. Resta saber como estão os níveis de combustível para entender esse posicionamento.
Nelsinho Piquet, sob intensas ameaças de deixar a equipe, finalmente desencantou. Não apenas se classificou para a super pole, fato que não acontecia desde o ano passado, como também superou Fernando Alonso no treino classificatório após 27 sessões disputadas desde sua estreia na Renault. Piquet larga em 10º, mas precisa pontuar amanhã para tentar se salvar.
A segunda parte do qualifying foi ditada pelo jogo da chuva. Todos saíram dos boxes com pista seca sabendo que aquelas condições eram só uma questão de tempo. No meio da volta de aquecimento, já havia água o bastante para fazer Nakajima rodar. Felipe Massa, logo em seguida, sofreu uma escapada perigosa, mas foi esperto para achar um caminho entre a grama e a brita que lhe permitisse retornar.
Quando o asfalto terminava de secar, Rubens Barrichello já arriscava com os compostos slicks, baixando segundos em relação aos tempos anteriormente marcados. Os demais trataram de seguir o brasileiro, a exemplo de Felipe Massa, que ainda teve de corrigir os mecânicos que inventaram de colocar pneus duros na dianteira.
Nos instantes finais do Q2, Alonso lutava por uma vaga quando as gotas de chuva retornaram. O espanhol errou a freada da chicane e girou, mas controlou de maneira exemplar, evitando que o carro atolasse na caixa de brita. De qualquer forma, estava fora da super pole.
Heidfeld, Alonso, Nakajima, Trulli e Rosberg ficaram retidos na fase 2.
Kubica, Buemi, Fisichella, Glock e Bourdais tiveram de deixar o treino logo na parte inicial. O alemão da Toyota estranhamente não achava tempo, por isso fracassou já de saída. Menos surpreendente é ver o francês da STR em último, o que já se tornou rotina. Numa situação análoga à do Piquet, Bourdais já teria um substituto à espera: Jaime Alguersuari.
Sob chuva, a equipe Red Bull sempre se destacou, assim como os pilotos Webber e Vettel. Barrichello não deixa por menos, mas Button o superou na China, onde também choveu. Lewis Hamilton, por sua vez, tem uma coleção de vitórias em piso molhado.
Mas quem realmente precisa brilhar e, em hipótese alguma bater, é Nelsinho Piquet. Mas este ainda não se mostrou um ás debaixo d'água.
A corrida amanhã promete ser uma das melhores da temporada. Às 9h da manhã, será dada a largada em Nurburgring, agora sim chamada de GP da Alemanha.
Grid de largada:
1. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min32s230 ( 22 voltas )
2. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min32s357 ( 22 )
3. Jenson Button (ING/Brawn), 1min32s473 ( 23 )
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min32s480 ( 20 )
5. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min32s616 ( 19 )
6. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min33s859 ( 21 )
7. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min34s316 ( 20 )
8. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min34s574 ( 22 )
9. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min34s710 ( 23 )
10. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min34s803 ( 24 )
11. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min42s310 ( 14 )
12. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min42s318 ( 15 )
13. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min42s500 ( 17 )
14. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min42s771 ( 17 )
15. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min42s859 ( 14 )
16. Robert Kubica (POL/BMW), 1min32s190 ( 10 )
17. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min32s251 ( 11 )
18. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min32s402 ( 11 )
19. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min33s559 ( 11 )
20. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min32s423 ( 11 ) [punição]
Pesos dos carros em ordem crescente:
Jenson Button 644,0 kg
Rubens Barrichello 647,0
Lewis Hamilton 654,5
Mark Webber 661,0
Sebastian Vettel 661,0
Timo Glock 662,3
Giancarlo Fisichella 662,5
Heikki Kovalainen 664,0
Fernando Alonso 668,2
Robert Kubica 673,5
Felipe Massa 673,5
Kimi Raikkonen 674,0
Sébastien Buemi 674,5
Nelsinho Piquet 676,0
Adrian Sutil 678,5
Nick Heidfeld 681,0
Kazuki Nakajima 683,6
Jarno Trulli 683,7
Sébastien Bourdais 689,5
Nico Rosberg 689,6

5 comentários:

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Maciel:

Torço muito por uma vitória de Webber, e gostaria de que fosse uma senhora vitória, com direito a briga por posições e tudo mais. Vamos ver no que dá essa corrida da Alemanha...

Abraços.

Pinheirinho disse...

Rubinho não desiste nunca!!!
Barrichello, ícone brasileiro da persistência, crê em bom resultado em Nürburgring. Para isso, ele tenta ficar à frente de Button.
Rubinho trava amanhã outra disputa com o líder e parceiro Button.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

kimi_cris disse...

Ja era tempo de o Nelsinho ficar à frente do Alonso, e grande show do Sutil.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Marcos Antonio disse...

espero mto que o Webber não vença e bata na primeira curva! que vença o Sutil,mas não o Webber

Anônimo disse...

Eu não me recordo de uma classificação neste formato da Superpole com chuva. Foi interessante ver nomes estranhos "brotando" na ponta da tabela, tipo Piquet, Sutil...

Mas olha, cara, falam muito de Mônaco, mas nenhum lugar é tão propenso a zebras (mesmo que momentâneas) como Nürburgring.

Tudo bem, o campeonato tá chato e o ideal seria uma vitória de Vettel ou de Barrichello, mas se o Sutil vencer será um daqueles acontecimentos de se contar com brilho nos olhos pelos próximos 50 anos, pelo menos.