domingo, 5 de julho de 2009

O maior de todos os tempos

Ficou ruim comentar a Fórmula 1 nesse período ocioso da categoria. Num belo dia, o manda-chuva do circo, Sir Bernie Ecclestone, aparece na mídia para falar bem de Adolf Hitler. Num outro belo dia, vem o líder do campeonato, Jenson Button, e diz que acredita ser o maior de todos os tempos.
No caso do piloto, ainda vejo alguma chance de ter ocorrido um ruído de comunicação. Talvez lhe perguntaram quem seria o melhor da história, e ele entendeu o melhor da atualidade. No caso do Bernie, não tem ruído que dê jeito: seu grande sonho é dominar o mundo.
Mas este domingo foi especial para um grande esportista. Roger Federer se sagrou o maior vencedor de Grands Slams de todos os tempos, com 15 títulos, superando Pete Sampras, que por sinal assistiu à histórica partida na quadra central do santuário de Wimbledon, onde o suíço fechou o jogo com 4h16min em 3 a 2: 5/7, 7/6(8-6), 7/6(7-5), 3/6, 16/14. Isso mesmo, 16 a 14 no set final, sendo que o quinto set do torneio britânico não possui tie-break. Menção honrosa a Andy Roddick, que jogou como um verdadeiro monstro, valorizando ainda mais a conquista de Roger. Para completar a festa, Federer retoma o número 1 do ranking da ATP.
As pessoas ligadas ao esporte dizem sem medo que Federer é o maior de todos os tempos. O tênis tem uma grande vantagem sobre a Fórmula 1 quando você tenta tirar conclusões desse porte: não há muitas justificativas para argumentar mais a favor de uns que de outros.
Não se leva em consideração a diferença entre os motores, ou o nível do carro, ou a influência do companheiro de equipe, ou se o estilo dele depende de mais aderência na frente ou atrás, ou se o excesso de tecnologia ajuda mais a uns que a outros, ou se o passar dos anos impede qualquer tipo de comparação. Tudo o que um tenista precisa é de uma raquete e um par de tênis; o resto é com ele.
As variáveis são diminutas, o fator tempo não pesa tanto. Assim, fica bem mais fácil apontar quem é o maior de todos.
Na F-1, a briga para ser o piloto top é eterna e insolucionável. Candidatos na lista não faltam. Fangio, Clark, Stewart, Piquet, Senna, Prost, Schumacher...
O fato é que cada época tem o seu grande piloto, então nada melhor do que aproveitar os ícones de cada período. Nos anos 80, feliz de quem teve a chance de acompanhar os duelos entre os vários nomes da década. De 90 aos anos 2000, sorte de quem esteve ali para presenciar as aulas do heptacampeão. Pela frente virão outros. Hamilton já começou fazendo sua história, possivelmente se tornará grande, assim como Vettel, uma promessa em ascenção.
Quanto ao Button... Este passou anos fazendo volume no grid, parece ser tarde para mudar radicalmente o conceito sobre ele. A bordo de uma máquina vencedora, ele resolveu vencer. Mesmo com título na mão, precisará provar muito em temporadas futuras se realmente quiser dividir espaço com os verdadeiros gênios que fizeram uma trajetória colossal na F-1.

7 comentários:

Marcos Antonio disse...

quando vi o maior de todos os tempos, pensei q vc estava falando do Nigel Mansell!rsrsrsrs

Federer realmente é um mostro nas quadras, só nadal pode batê-lo isso se a contusão q o espanhol tem deixar

Ron Groo disse...

Gosto de Tenis, e vou gostar ainda mais quando eu conseguir enxergar a bolinha...

Quanto a Button: Menos, menos... Vai que o Vettel dá um rodo nele ainda este ano, ai quero ver.

Será a maior barrichellada de todos os tempos...

Anderson Nascimento disse...

Parabéns pela matéria. Está excelente! Realmente, no tênis a genialidade é fácil de ser percebida, ao contrário da F1.

+F1: www.andersonxnascimento.blogspot.com

Speeder76 disse...

Em relação ao ténis: cresci a ver os duelos Sampras vs. Agassi, e agora, quando vejo os duelos entre Federer vs Nadal, só posso afirmar que eles são dignos sucessores destes dois génios dos "courts".


Em relação à "gaffe" do Button (vá lá, pensava que o Mad Bernie trinha sido o unico), acho que nem da actualidade deve ser, pois se o Vettel ganhar mais uma ou duas corridas, a Formula 1 ainda arrisca a ser como o Mundial de Ralies este ano...

DGF disse...

Só quem não conhece o Button pode chegar a cogitar que ele realmente falou sério na entrevista.

Em tempo, ele foi extremamente irônico ao responder a essa pergunta e não deve ser levado a sério.

Quanto a Federer, me arrisco a dizer que ele é maior do que Michael Jordan, e se aproxima rapidamente de ser considerado o maior atleta do século XXI.

Alguém ousa compará-lo com outra pessoa?

Arleth Dantas disse...

Ou distorceram a resposta do Button ou ele bateu com a cabeca em algum lugar, Button nao tah em entre os 5 melhores do grid, so tem o melhor do ano, por enquanto, porque ao que tudo indica a RBR ta chegando.

Unknown disse...

Que loucura... nem cogito a possibilidade do Button ter dito isso. Se disse mesmo, é caso de internação...

Mas amigo... postar essa foto desses quatro monstros juntos é pra fazer caras como eu, chorar... Piquet (meu ídolo), Senna, Prost, Mansell... sinceramente, nunca mais veremos nada parecido com isso. Comparado a eles, os pilotos de hoje são patéticos.

Parabéns pelo blog. Abraço.