quarta-feira, 22 de julho de 2009

Vatanen solta o verbo

Ari Vatanen iniciou sua oposição a Todt indo direto para o ataque.
Sempre destacando ser o homem da mudança, ultimamente veio a proferir uma série de frases fortes, fazendo bom uso de sua experiência política. Destaquemos alguns exemplos de comentários que fez para levantar a sua imagem, bem como dar um tapa na cara do sistema vigente:
"Eu sempre fui uma pessoa muito idealista; sempre acreditei na justiça, e por isso entrei na política. Vi muita miséria, pobreza e injustiça durante a minha vida e acho que todos nós precisamos contribuir quando vimos algo assim. Vi que há essa chance de conduzir pessoas inteligentes para formarmos uma FIA melhor. Não critico Max pessoalmente, mas olho para o futuro. E preciso ser objetivo com relação ao que acontece com a federação, pois ela não está em boa saúde".
"Não precisamos de membros honorários para cuidar das vice-presidências e chefias de comissões, nem de pessoas que só estejam por lá por serem amigas de alguém, mas, sim, de gente competente. Se você ver que fez algo errado, precisa mudar, e isso exige novas pessoas".
"Como eu já disse outras vezes, se a minha equipe e eu chegarmos à presidência, a primeira coisa que faríamos seria mudar o processo eleitoral para que as pessoas possam se livrar de mim. Eu não quero ficar no cargo só por ser quem eu sou ou porque sou protegido pelas regras, mas somente enquanto as pessoas confiarem em mim e acreditarem no que eu faço".
"Mesmo que ele seja um bom amigo, preciso dizer que a FIA não é um reino, onde um rei entrega o poder a quem quiser. É muito errado que Jean seja apresentado como o 'filho do rei'. E ele está fazendo sua campanha totalmente bancado pela FIA, indo como representante da federação ao lado da sua namorada em um jato privado para várias partes do mundo. Isso me parece a intenção de querer nomear um descendente, e acredito que a maioria das pessoas não ache certa essa situação. A FIA é uma república".
"Não haveria mudanças, e isso seria uma grande injustiça com a grande maioria das pessoas, que quer renovar e sentir orgulho da federação. Quem pode ter orgulho da FIA hoje? Além daqueles que se beneficiam dela, pouca gente".
O finlandês sabe incomodar muito bem. A grande cutucada no Todt, claro, se deu no momento em que criticou o apoio da FIA à campanha do ex-ferrarista.
O francês logo tratou de retrucar, negando a acusação e pedindo que as eleições fossem realizadas em alto nível, sem uso de informações inverídicas por ambas as partes.
A explicação dada é de que a namorada de Jean, Michelle Yeoh, trabalha voluntariamente na campanha da Fundação FIA. Ele a acompanhou num workshop para as autoridades esportivas bancado pelo Fundo de Segurança do Automobilismo.
Todt comentou a importância deste trabalho e negou qualquer influência na concorrência ao trono de Mosley, por quem é apoiado.
Acontece que viajar com esse propósito inevitavelmente promove uma boa propaganda do aspirante, mostrando seu trabalho e sua capacidade extra-esportiva aos representantes das entidades nacionais.
Em suma, os engajamentos da Fundação FIA se tornaram desculpa para Todt se promover. Cada um joga com as armas que tem. A luta pela presidência está aberta e nota-se que será uma briga quente.

7 comentários:

Unknown disse...

imagino que a experiência poitica de vatanen vai ser decisiva. mesmo que ese tipo de coisas sempre acontecem em grandes instituições, o finlandes vai saber colocar o asunto de um jeito mais favorável para ele

Ron Groo disse...

Tomara que estas discussão não seja a tonica das 4 semanas sem corridas.

Felipão disse...

Falou bonito o Vatanen. Torço por ele inclusive. E ele tem toda a razão de temer essas viagens, ainda mais pelo vínculo criado pelo Mosley com diversas federações de países. É quase uma máfia...

Will disse...

Vatanen possui a característica ideal para assumir a FIA nesse momento.
Nada mudaria na federação com uma possível eleição de Todt.
Seria apenas a continuação de uma administração que deseja ser destaque maior do que o esporte em si.

Marcos Antonio disse...

é isso Vatanen! acaba com eles! mas tb não quero q isso seja a tomica das férias da F1!rs

Ingryd disse...

vamos fazer uma foto do Vatanen tipo a da campanha do Obama????
huahuahuahuahau

Yes! we can!!!!
por uma F1 um pouco melhor!

uhahuauhahuahuahuhuahuahua
bjoooooos

Loucos por F-1 disse...

O Vatanen destruiu com essas palavras!! O principal objetivo dele é não deixar o Jean Todt ganhar espaço. Esperamos que este não seja o principal assunto dessas pequenas férias.

Abraço!

Leandro Montianele