quinta-feira, 30 de julho de 2009

Uma chuva de notícias

A F-1 é bombardeada com notícias surpreendentes neste início de férias mais louco que já se viu. Melhor juntar algumas num post só pra não deixar passar alguns fatos importantes.
A começar pelo recrutamento de Romain Grosjean, que realizou um teste em linha reta com o carro da Renault, numa estrada na Inglaterra.
Coincidência ou não, ontem Nelsinho Piquet comentou no Twitter: "Fiquem ligados nas noticias sobre F1. Muita coisa vai acontecer. Muita coisa um tanto... Nova!". Pelo tom do brasileiro, parece coisa boa. O mesmo podemos dizer sobre o tom do Nelsão, em Valência, comentando que em breve entenderíamos a razão de sua frequente presença no paddock. Aí tem coisa...
Merece destaque a nova investida da Fota sobre o regulamento. Agora a associação pretende alterar o formato do qualifying. Para pior.
A ideia consiste em levar cinco carros para a pista de uma só vez. Os dois mais rápidos de cada grupo se classificam para a super pole. Esse é o modelo que eles propõem à FIA. Só falta agora dizer que haverá cabeças-de-chave. Quer saber? Não gostei.
Outra proposta das escuderias é o uso de um terceiro carro por cada equipe. Ao invés de dupla de pilotos, será trio. Considerando a neura de Mosley sobre o corte de custos, essa não deve passar. E nem haveria necessidade, já que teremos três times a mais. Se for gastar dinheiro, que seja com testes.
Sobre a patacoada na super pole do GP da Hungria, eis a explicação da FOM:
"Nos minutos finais do Q3, o sistema de live timing oficial não teve atualizações na tela de tempos. Isso se deu por causa de uma falha mecânica no sensor da linha de chegada, por causa de um cabo danificado. Com os procedimentos de recuperação de dados, conseguimos garantir que nenhuma informação foi perdida, e pudemos completar os resultados da classificação de forma rápida. Queremos esclarecer que este não foi nenhum problema do equipamento fornecido pela LG, a processadoras de dados oficial da F-1", concluiu o comunicado, deixando bem claro a inocência da LG no caso.
Michael Schumacher já recebeu da Federação Alemã de Automobilismo os documentos necessários para a renovação da superlicença, e devem ser encaminhados à FIA a até 14 dias da etapa de Valência. Ele também passa por exames médicos, e ainda sente dores na nuca em função da queda sofrida em suas aventuras sobre duas rodas.
Schumacher não precisa mais provar absolutamente nada a ninguém. Aos 40 anos, não possui aquele mesmo nível de reflexo e raciocínio, nunca guiou o F60, jamais brincou com o KERS, nem mesmo conhece a pista de Valência, ganhou lá seus quilinhos, chega no meio de uma temporada pegando fogo, esta aí para resguardar o cockpit do amigo ferrarista, o carro não é dos melhores, a equipe já não é mais a mesma...
Mas o alemão não é das desculpas. Apesar de tantos fatores contando contra, ele quer extrair o máximo que as condições biológicas, técnicas, lhe permitem. Provavelmente vai se se matar de tanto se exercitar, abusará do simulador, tentará chegar no tão aguardado fim de semana o mais próximo possivel daquele Michael Schumacher que imperou na F-1. Vitória? Improvável. Sua maior arma para alcançar o 92º triunfo seria a sorte, que tanto costuma acompanhar quem tem talento pra coisa.
Michael aterrisa para levantar o astral do time, abalado com o acidente do Felipe, e concentrar os olhos do mundo sobre a Ferrari novamente, independente de qual posição no grid ela esteja. O único ferrarista que deve estar de cabelo em pé é o Raikkonen, diante da pura obrigação de andar mais rápido que o novo companheiro, um companheiro velho, mas que impõe todo o respeito do mundo. O retorno de uma lenda sempre assusta.

10 comentários:

Anônimo disse...

Realmente este formato de treino da FOTA é muito pior.
Acretido que como sempre o Kimi não está nem aí para essa volta do Schumacher.
Também escrevi sobre o Schumacher.

Abs.

historiasevelocidade.blogspot.com

Raphael disse...

Se eu trabalhasse no circo da F-1, provavelmente sofreria um esgotamento nervoso.

Felipe, gostaria que visitasse a minha lojinha virtual de miniaturas de carrinhos f1. http://minimaniaf1.blogspot.com

Ron Groo disse...

Sim! Este novo sistema de classificação é uma grande idiotice.

Sim! Schumacher não precisa provar nada pra ninguém em canto algum do universo.

Sim... A alegria de ontem ainda está presente!

Unknown disse...

agora sím que vou parar de asistir clasificatórias: é a pior das ideias, até parece que foi mosley que indicou ela!!

tomara e as noticias sejam boas para nelsinho, senão, é melhor tentar em outra parte, na Renault não dá

Anônimo disse...

O Schumacher é acima da média, cara. Pode esperar que ele lutará pelo Top-5, no mínimo. Até porque as condições de Valência favorecem o F60, assim como Hungaroring, assim como Mônaco. Não poderia ser uma estreia melhor.

Quanto à coisa "Nova" que Nelsinho citou, repare que o "Nova" está escrito com inicial em maiúsculo, como nome próprio. Isso no próprio Twitter dele.

Dá pra crer na parceria da Piquet Sports com a SuperNova para uma equipe anglo-brasileira na F-1 em 2010, com o espólio da BMW.

Vamos esperar.

Ridson de Araújo disse...

http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/comentando-as-diversas-noticias-que.html

tmabém tive uma idéia parecida com a sua...mas não sabia da ideia louca de fazer uma classificação assim...foi realmente pior que a atual.

Confere lá

Anônimo disse...

Schumacher parece estar animado com o desafio. Só isso já me deixa feliz.

Larissa

Felipão disse...

No final das contas, o Schumacher salvou o dia... Ainda bem, depois de tanta má notícia seguida...

Marcos Antonio disse...

eu gosto do sistema de classificação, se mudar serei contra!

Mas tudo foi ofuscado pela chegada do Schumacher...

andreh disse...

Saem as idéias ridículas do Mosley e a FOTA agora quer tomar lugar nas idiotices? E como eles decidiriam quais os 5 q vão juntos pra pista? Imagina colocarem Vettel, Alonso, Hamilton, Massa e Raikkonen pra andarem juntos, aí 3 desses teriam q ficar de fora da superpole? Ridículo!