O maior narrador do Brasil está de volta! Tinha gente que não sabia se estava com mais saudade dele ou da Fórmula 1...
Ainda antes de iniciar o treino, ele comentava as posições dos pilotos na sessão livre da manhã, dizendo que Massa ficou em 11º, Nelsinho em 15º e Rubinho em 16º. E acrescentou: "O Jenson Button, companheiro dele, foi 11º". Como sabemos, dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço do grid. Galvão deveria estar agourando para cima do inglês, que fez um bom 7º lugar. No terceiro treino, claro.
Depois de iniciada a sessão oficial, ele começa a pegar ritmo: "Aí você vê o Fisichella; e que final de carreira na India Force...". India quem? Não está de trás pra frente? "Force India, India Force, como quiserem chamar. Força, India!". Ah, é facultativo... Essa é a boa e velha disfarçadinha.
O locutor invocou com o número errado, não fala 5 nem sob tortura: "O cockpit tá 2cm mais alto pra proteção de cabeça dos pilotos", e repetiu o 2 em outras oportunidades na transmissão. Já que insiste, fazer o quê, está dada a informação. Errada, mas está.
O Massa ia cruzando a linha de chegada para fechar a volta: "Ele vai fazer o primeiro tempo abaixo de 1:26, vira aí 1:26.691!". Na verdade foi 1:25.691, pelo menos acertou a parte do "abaixo".
Após o Q2, com o Barrichello desclassificado e lamentando diante da câmera: "E o Rubinho já deu o sinal, faltou muito pouco, apenas 9 décimos!". Faltou uma vida, então... De fato, apenas 11 milésimos separam o brasileiro da super pole. Faltou pouco, Galvão, faltou pouco...
Num determinado momento da transmissão, do nada, ele vem com essa: "Agora, olhando o cobertor no carro do Kubtça lá, me deu um palpite de ele fazer a pole position...". Não faço idéia dos poderes astrais de um cobertor de pneus, mas quase que ele acerta, hein...
Chegando ao finzinho do treino: "A briga está entre Felipe Massa e Hamilton. Pra variar!!!", berrou. O Massa ficou com dor de ouvidos e terminou em quarto.
Durante o replay do Kubica colocando as quatros rodas na grama: "Ele perdeu a pole nesse erro... Meu palpite estava certo! Meu palpite estava certo!", afirmou, gabando-se da leitura de cobertor que ele fez.
No domingo, uma corrida caótica estava por vir. A primeira galvanada veio com o pit stop de Felipe Massa, após quebrar o aerofólio batendo na barreira de pneus da primeira curva.
"Você tá vendo a asa dianteira esquerda, como houve o toque...". É sinal que a dianteira direita resistiu... Menos uma asa para trocar.
No replay do acidente entre Massa e Heikki, com ambos lado a lado, eis as hipóteses levantada pelo narrador: "
Ou o Kovalainen tocou na traseira dele, ou...". Quê?! Como?! Quem?! Han?... Como diz o próprio filósofo:
A física não permite.
Durante a câmera on board do Massa, aparece um pneu com listra branca e outro gasto. Isso basta para... "Pneus duros do Felipe Massa!". No coments.
Em uma daquelas inúmeras relargadas, o narrador global sente falta dos brasileiros Massa e Nelsinho cruzando a linha para abrir nova volta: "Aparece o carro branco e verde limão do Rubinho, mas atrás não vem o carro vermelho e mais atrás não vem o carro amarelo... Alguma coisa tá errada". Primeira vez que vejo alguém dizendo que a cor do carro da Renault é amarelo. Discutível, caro Galvão...
Instantes após Heikki tirar o Hat Trick de Lewis Hamilton, Reginaldo repete a informação do locutor, dizendo que "Kovalainen faz a melhor volta da corrida", e o narrador, secamente, adverte: "Foi o que eu acabei de dizer". Uuuuuh...
Sobre o Rubinho: "Se continuar na prova pode conquistar o pódio. Pra quem não marcou nem um ponto na última corrida...". Na ultima corrida?! Sério mesmo?! "Onde eu disse corrida, entenda campeonato". Ah, bom, já estava ficando mais esperto no finzinho.
O gráfico indicava Raikkonen a 8.8s do compatriota: "Ele tá 6.8s atrás do Kovalainen". Mas essa até dá pra deixar passar, né? O seis é um oito meio cortado, ele bateu olho e não viu direito... Ah, tá bom, não vamos deixar passar nada, não.
Até porque essa foi a última galvanada do fim de semana. Como em toda corrida maluca, a quantidade de pérolas fica um pouco abaixo da média. Mas foi apenas a primeira, daqui a pouco tem mais, com a corrida de Sepang vindo logo em seguida. Lembrando que neste ano ele pode vir ainda mais inspirado, agora que está de bem com a vida, todo chique morando em Mônaco e tudo o mais...