sexta-feira, 21 de março de 2008

Sexta em Sepang

O primeiro treino foi dominado pela Ferrari, sendo Massa o único a baixar da casa de 1:36, virando 1:35.392. Kimi Raikkonen estacionou no meio da sessão com pane seca, devido a um erro da equipe com a telemetria. O finlandês cravou o segundo tempo, mais de 1s acima do companheiro.
Kovalainen veio logo atrás, seguido da Williams de Nico Rosberg e da McLaren de Lewis Hamilton.
Dois pilotos enfrentaram problemas de motor: Sutil ficou no caminho com a falha do propulsor Ferrari, além de Mark Webber, traído pela explosão do Renault.
Falando em Renault, apenas 12 milésimos separaram Alonso de Nelsinho Piquet. Ambos, porém, não conseguiram melhorar volta na parte da tarde.
A grande cena do ensaio foi o acidente de David Coulthard, que sentiu algo errado no carro quando virou à esquerda, passou reto na curva, quebrou a suspensão e saiu despedaçando seu RB4. A frente do bólido ficou completamente destruída.
O artigo 2.3 do regulamento técnico garante que os "comissários responsáveis pelo evento podem excluir o veículo cuja construção é considerada perigosa". O risco de exclusão não abalou a direção da equipe, que já está ciente da causa do acidente: "O problema foi no amortecedor dianteiro direito, que quebrou. Era um componente novo, comprado na Austrália", afirmou Christian Horner. "Um F-1 não foi feito para voar pelos ares. Nós não construímos os carros pensando em ficar dois metros longe do chão. Qualquer equipe no grid que passasse pela mesma situação veria o mesmo resultado", acrescentou. "Fizemos 10.000km de testes com componentes idênticos. Sabemos qual é o problema e estamos absolutamente certos de que o carro é seguro", encerrou.
À tarde, Coulthard se viu obrigado a relaxar nos boxes, sem poder participar da sessão em virtude da quebra.
Lewis virou a melhor marca do dia, superando Massa em pouco mais de 1 décimo. Raikkonen aparece em terceiro, seguido por um bom quarto lugar de Jenson Button, logo à frente de outra surpresa: Sebastian Vettel. Trulli superou a McLaren de Heikki Kovalainen.
Como sempre, a BMW anda pesado escondendo o verdadeiro potencial para o fim de semana. Já Alonso andou 3 milésimos mais rápido que Piquet, completando quase a metade do número de voltas do brasileiro.
Sebastian Bourdais não teve uma sexta muito convincente. O câmbio o abandonou no início do treino. Além do mais, foram computadas duas infrações no ensaio anterior, em que o francês excedeu o limite de velocidade nos boxes em duas ocasiões, registrando 64,5 km/h e 65,9 km/h, tomando multa de € 1 mil somada aos € 3 mil do segundo deslize. Outro que vacilou foi Anthony Davidson, passando a 61,9 km/h, retaliado com € 400. O limite no treino é de apenas 60 km/h.
O "older and faster" Rubens Barrichello ficou no meio do bolo tanto pela manhã quanto à tarde. Mas para confirmar a boa forma, o importante é fazer bonito a partir das 3h da manhã deste sábado, horário de Brasília, quando terá início o treino classificatório do GP da Malásia, segunda etapa do Mundial 2008.

2 comentários:

Marcos Antonio disse...

A Ferrari melhorou mas o Hamilton continua sobrando,acho que ele vai levar essa também.E Essa suspenção da Red Bull está meio esquisita.No acidente com o Massa,eu já achei que ela se quebrou muito facilmente.Agora com essa quebra por simples passada de zebra,acho estranho.O Mais sensato seria a FIA tirar a Red Bull da corrida para maiores investigações,e para evitar algum acidente mais grave.

e Sobre a Williams,acho que essa é a corrida do Kazuki!rsrsrs

abraços!

Anônimo disse...

O Hamilton levou o GP da Austrália e pelo jeito deve levar o da Malasia tmb. Show de bola seu blog Felipe.
Estou começando o meu e se poosível de uma passada lá pra dar uma força.
Abraços!!