sábado, 22 de março de 2008

Massa voa e McLaren cai

Choveu no filme do Jackie Chan mas não choveu no treino da Fórmula 1.
Sendo assim, Felipe Massa desbancou os rivais e cravou a pole position com uma sobra de quase meio segundo para o Raikkonen, colocando 1 segundo nas McLarens. Massa precisava mostrar sua velocidade para responder às críticas dos italianos - que só faltaram lançar a campanha "Vettel já" nos últimos dias -, e parece estar leve para a prova de domingo.
Hamilton e Kovalainen já davam indícios de que viriam pesado pelos altos tempos marcados durante o último treino livre. Pelo resultado do qualifying, pareceu ainda mais claro. No entanto, o incidente com Heidfeld e Alonso lhes custaram a segunda fila.
A imagem publicada pelo Grande Prêmio ressalta o instante em que ambos tomam o traçado original e atrapalham a volta final dos adversários. Kovalainen recebeu punição por bloquear tanto o alemão quanto o espanhol. Alonso, porém, não reclamou de Lewis, punido apenas pelo bloqueio ao Heidfeld. Ambos caíram cinco posições.
Melhor para Jarno Trulli. Como de costume, o italiano pisou fundo no treino oficial e acabou herdando a terceira vaga do grid, logo à frente de Robert Kubica, que abre 2 a 0 sobre o companheiro em largadas.
O leão de classificações Mark Webber fecha a terceira fila. Fernando Alonso foi o último beneficiado com a queda das McLarens. Timo Glock conseguiu levar a segunda Toyota à super pole, superando a rival Honda que ficou na segunda fase.
Button é o 11º. Barrichello, 14º, lamentou o problema de câmbio enfrentado na sessão da manhã. Entre eles, Coulthard e Piquet. Nelsinho pode não ter seguido no Q3, mas desde os ensaios livres já provou estar mais perto do companheiro e bem mais rápido neste fim de semana do que no anterior.
A primeira Toro Rosso surge na 15ª posição. Se chover, é bom ficar de olho no Vettel...
A decepção do dia foi a Williams. O próprio Rosberg se surpreendeu com o mau desempenho e acredita que seus pneus não estejam trabalhando de maneira adequada no liso asfalto de Sepang. Já Kazuki Nakajima errou a volta e nem se deu ao trabalho de passar do Q1. O japonês larga em último, punido com dez posições por atropelar Kubica nas voltas finais em Melbourne.
Giancarlo Fisichella alinha no 17º posto. Sebastien Bourdais saiu da pista na última chance que teve para tentar uma vaga na fase 2.
Takuma Sato chegou a superar Adrian Sutil, que só colocou tempo em Anthony Davidson, o penúltimo.
Como é sabido, a Red Bull correu risco de ficar de fora da qualifying, hipótese que não se concretizou. Christian Horner explicou que os esclarecimentos prestados aos comissários sobre o acidente de sexta foram suficientes para assegurar a presença da equipe na etapa da Malásia.
"A FIA ficou satisfeita pelo modo como nós lidamos com o assunto e com as informações que providenciamos. Os comissários são responsáveis pela segurança da categoria e têm todo direito de pedir explicações, mas eu ficaria surpreso se formos chamados novamente depois da classificação, porque está tudo certo. Estes carros não são projetados para agüentar um forte impacto após passarem por ondulações. Então, não estamos preocupados com nossa suspensão. Está tudo normal no RB4".
Às 4h deste domingo terá início o GP da Malásia. A possibilidade de chuva existe, porém nada impede que as nuvens fiquem rodeando o autódromo novamente. A McLaren vem com tanque mais cheio que a Ferrari, mas largar de 8º e 9º dificulta o confronto, restringindo a briga pela vitória entre Massa e Raikkonen, caso a prova seja realizada em pista seca. Ron Dennis está lá para conferir.
A corrida promete muitas disputas de posição. Veremos se os meterologistas estarão mais afiados desta vez.

4 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkk até no filme do japa choveu !!!!!!!!! acho que toda a água virá na corrida, minha nossa !!!!!!!!!!!!

http://netesporte.blogspot.com/

Loucos por F-1 disse...

Felipe, todas as minhas apostas estão no Felipe Massa. Essa corrida está nas mãos dele, ainda mais depois das punições para a McLaren.
Que venha a chuva..hehehe

Abração!

Leandro Montianele

kimi_cris disse...

Acho a punição bastante justa! Kimi parece ter mais gasolina do que Massa, vamos ver o que acontece amanhã!

Anônimo disse...

A loirinha abrafou o Maffa... Agora o maffa venfe a corrida...