A grande mudança no regulamento desta temporada é a retirada do controle de tração. Por isso, toda vez que um piloto sofrer uma saída de traseira, seja uma escapada leve ou uma rodada grosseira, a tendência é que todos justifiquem o fenômeno através da inexistência do TC.
Porém, as traseiradas também ocorriam nos anos anteriores, o que prova que muitos outros fatores podem colaborar para um eventual desequilíbrio no carro.
Na Malásia, Felipe Massa perdeu o controle do F2008 e parou na caixa de brita. Foi um dos momentos mais frustrantes de sua carreira na Fórmula 1. Como o carro saiu de traseira, a esmagadora maioria das vozes reagiu por impulso, atribuindo ao piloto o erro devido à sua suposta má adaptação à ausência dos recursos eletrônicos que controlam a potência do motor transferida para as rodas que tracionam.
Mas será mesmo esse o verdadeiro motivo pelo desastre em Sepang?
O famoso TC costuma atuar em marcha lenta, com o propulsor em alta rotação, que são as condições ideais para a ocorrência de patinadas. Na Austrália, logo na primeira curva, Felipe rodou por ter engatado a marcha 1 ao invés de acionar a 2. Se em segunda marcha já existe sério risco de o carro escapar caso o piloto não acerte o pé, bastou colocar a primeira e acelerar como se estivesse em segunda marcha para beijar o muro.
Ali sim o controle de tração fez nítida falta.
Porém, na Malásia, as circuntâncias eram totalmente diferentes. Não se tratava de uma curva de baixa, e sim de uma curva de média a alta velocidade, que logicamente não é contornada em marcha lenta. Provavelmente é feita em quarta marcha; terceira na pior das hipóteses, caso eu esteja enganado.
Repare nos vídeos de voltas mais felizes do Felipe.
Pole do Massa, 2008:
4 comentários:
Analise impecável!
Parabéns!
Parabéns pelo post analítico, Felipe!
Mas pro seu xará não. Ele não me comove! ;P
Nossa Felipe, ótimo post! mostrou bem com os vídeos o que você estava dizendo.
Só uma ressalva: Massa vem devendo no quesito regularidade desde quando chegou na F1 e não somente na Ferrari.
abraço!
Belo post. Mas independente do controle de tração o Massa não conseguiu acompanhar o ritmo do kimi, a pressão e subiu e ele errou feio.
Abraços.
Postar um comentário