domingo, 23 de março de 2008

Vitória do campeão

Sob o forte calor de Sepang, os pilotos largaram para disputar a segunda etapa da temporada 2008 de Fórmula 1.
Kimi Raikkonen já veio cheio de ação sobre Felipe Massa na primeira curva, mas o brasileiro não cedeu e conseguiu se manter na ponta. Trulli e Heidfeld se tocaram levemente, pior para o alemão, que caiu para décimo. Ainda na curva 1, Hamilton passou Alonso sem grandes problemas.
Sebastien Bourdais escapou após um toque com Fisichella e abandonou ainda na volta inicial. Nico Rosberg tocou em Timo Glock. Este rodou e aquele perdeu a asa dianteira, precisando se dirigir aos boxes para reparos, o que tirou todas as chances de uma boa prova da equipe Williams.
Um dos momentos mais empolgantes da corrida foi o pega envolvendo Coulthard, Alonso e Heidfeld. O escocês estava na frente, quando o espanhol saiu da penúltima curva do traçado atacando sua Red Bull, com o alemão logo atrás. Nick fez bom proveito do vácuo tomando a linha de dentro e completando a ultrapassagem na curva final; Fernando ficou pelo lado de fora, tentou o X, andou lado a lado com David ao longo da reta principal, mas só concluiu a manobra na curva 2, onde finalmente colocou por dentro para passar.
Enquanto isso, Massa e Raikkonen trocavam voltas rápidas na ponta, seguidos de muito longe por Robert Kubica. Felipe confirmou o excelente tempo na classificação parando apenas uma volta antes do companheiro. Kimi andou forte quando teve pista livre pela frente, mas parece ter alterado a estratégia colocando menos combustível para voltar à frente do brasileiro com a intenção de abrir segundos suficientes para retornar em primeiro no segundo pit stop.
A idéia estava rendendo frutos, o finlandês já havia aberto quase 4 segundos quando a tragédia aconteceu. Felipe perdeu o carro, estranhamente, na saída da curva 8 e atolou na brita. A traseira se lançou de supetão e não foi possível segurar, nem mesmo retornar. Até que se prove o contrário, a culpa será atribuída ao próprio piloto, que receberá uma pressão extra até a etapa do Bahrein. Haja psicológico nas próximas semanas...
Não foi o dia de Lewis Hamilton. O inglês ficou dois terços da corrida atrás de Mark Webber, suportanto a pressão de Heidfeld, dentro de uma McLaren instável que perdia a frente em toda curva. A primeira parada de Lewis foi extremamente desastrosa, o mecânico levou de 15 a 20 segundos para acertar a roda dianteira direira. Somente foi possível passar o australiano na segunda parada, quando o mesmo mecânico se atrapalhou novamente, embora tenha gasto menos tempo, o suficiente para ganhar a posição de Webber.
Com este último jogo de pneus, Hamilton chegou a imprimir um ritmo mais forte, com um carro mais estável, partindo para cima do italiano "osso duro de roer" Jarno Trulli. O piloto da Toyota fazia uma grande prova, mas precisou acelerar no finzinho, baixando sua própria volta mais rápida para impedir a chegada de Lewis. Foi bem sucedido e fechou a corrida num excelente quarto lugar.
Kubica chegou em segundo, Kovalainen também andou muito bem e completou o pódio. Nick Heidfeld cravou a fastest lap na penúltima passagem, terminado logo à frente de Webber. Fernando Alonso penou para conquistar o suado pontinho na Malásia.
Rubens Barrichello precisou pagar um drive-through por excesso de velocidade no pitlane. Com direito a desculpinha para não perder o costume: "O que aconteceu é que as marcas do pit lane que indicam onde o limite de velocidade termina não estavam claras o suficiente".
Jenson Button escapou e deu um passeio pela grama na volta final, porém possuía uma larga vantagem para Nelsinho, terminando à frente do brasileiro, portanto. Piquet demonstra progresso lento e contínuo, vamos esperar um pouco mais dele em Sakhir.
O motor Ferrari deixou Sebastian Vettel na mão. Já David Coulthard reclamou do esfarelamento do primeiro jogo de pneus e herdou o lugar dos bobos.
Depois do acidente de Felipe Massa, a corrida ficou sob total controle de Kimi Raikkonen, que administrou uma vitória tranquila, com quase 20 segundos de sobra para o segundo colocado.
Na tabela, Hamilton ainda é o líder, com 14 pontos. Raikkonen e Heidfeld somam 11, Kovalainen tem 10, Kubica 8... e Massa zero.
Em 2007, Felipe saiu sem muita moral da Malásia, mas venceu as duas em seguida, exatamente Bahrein e Espanha. Vai precisar repetir a dose neste ano porque a imprensa italiana promete jogar duro. Levam duas semanas para começar a tentar se redimir.

9 comentários:

Anônimo disse...

Massa está se tornando o bunda mole deste ano...
Lá vem mais duas semanas de especulação.

Anônimo disse...

A coisa tava feia pra McLaren e ficou pior pro Hamilton, ele que jpa fazia uma corrida de recuperação teve que fazer outra... !!!! e o Massa de certo errou feio........ uma grande vitória do finlandês

http://netesporte.blogspot.com/

Loucos por F-1 disse...

Eu acredito na recuperação do Felipe. Mesmo com a imprensa italina caindo matando em cima dele creio que dará a volta por cima.

Abraços!!

Leandro Montianele

Leandrus disse...

A ultrapassagem envolvendo Coulthard, Alonso e Heidfeld não foi um dos momentos mais empolgantes, mas sim O momento empolgante da corrida, porque depois disso parecia que eu tava vendo GP da Hungria ou de Monaco...

Ateh!

Anônimo disse...

Maffinha provavelmente reduziu uma marcha a mais na tomada da curva e as rodas traseiras travaram, saida de traseira instantânea, sem a ajuda do controle eletrônico de freio motor.
Não adianta, falta técnica: Pé de chumbo e braço engessado

Blog Velocidade F1 disse...

O Massa tava muito nervoso.E ótima corrida do Kova e do Heidfeld.

Obs:eu fiz uma postagem bem legal sobre a BMW,se puder passa lá no blog pra ver.

kimi_cris disse...

Massa volta a fazer ajeneira vamos ver ate quando a Ferrari tolera isto!

Alexandre Carvalho disse...

Esse "mas venceu as duas em seguida" é bobagem. Massa pode ter vencida lá uma vez, mas isso não significa que este ano a dose irá se repetir, ainda mais agora, estabanado do jeito que está sendo.

Ele pode reclamar, espernear, chamar de estúpido quem inventou a história que a Autosprint divulgou nesses dias, mas está claro que o episódio o incomodou e que isso se reflete em suas atitudes na pista.

Aderson disse...

Sinceramente eu acho que a maior perdedora desse inicio de campeonato é a Renault.
Um pessimo carro foi criado, apesar de todo aquele tempo de criação e desenvolvimento.
O carro não anda, tem desempenho semelhante ao R27 e dificilmente a equipe conseguirá faze-lo competitivo.
Ou a Renault troca o Pat Symonds por outro projetista, ou vai ficar na mesma M.
Que decepção.