sexta-feira, 21 de março de 2008

Senna, 48

Se vivo, Ayrton completaria hoje 48 anos.
Falou em Senna, lembrou de Prost. Há poucos dias, o francês concedeu uma entrevista ao Motor Sport com o objetivo de falar do tricampeão.
No momento mais quente da discussão, o jornalista pergunta a Alain o que havia aprendido com rival. Ao que ele responde:
"Pode parecer um pouco pretensioso de minha parte, mas para ser honesto... nada. Aprendi muito com Niki Lauda, eu era muito mais jovem que ele. Ayrton estava na mesma posição comigo. E acho que ele aprendeu muito comigo. Sua maior habilidade era otimizar o carro para uma volta rápida. Especialmente o uso dos pneus de classificação, o que para mim era algo que importava pouco. Na Ferrari, quase sempre eu me classificava usando pneus de corrida".
"Mas no que diz respeito ao que ele fazia em corrida, não aprendi nada com ele. Para Ayrton, o qualifying era tudo que importava. Ele olhava o que eu fazia e depositava todo seu esforço na classificação. Era seu ponto forte. Se ele tinha um, era esse. Vou ser franco: muitas vezes, o que ele conseguia nos treinos me surpreendia. Me espantava, às vezes. Em corrida, Ayrton nunca me impressionou. Mas em classificação, sim".
Ora, não se impressionou? Então por que entrou na fila do brasileiro em Donington?
Esse foi um dos muitos momentos épicos da carreira do Ayrton. Há 15 anos, eternizou uma volta que resume bem sua admirável personalidade dentro das pistas.

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao melhor piloto de todos os tempos, aonde quer que esteja.

Anônimo disse...

O melhor de todos os tempos, sem sombra de dúvida.

Anônimo disse...

Prost pode ter sido "o professor", mas foi pretensiosíssimo nessa.

Leandrus disse...

Prost é meio estranho quando fala de Ayrton. Em algumas entrevistas parece que ele tinha uma certa admiração por ele; em outras, como essa, parece desprezar algo que Ayrton fez, sempre puxando sardinha para seu lado. E afinal, se ele acha que Ayrton nunca o impressionou em corridas, ele teve uma amnesia e esqueceu a corrida de Donington em 93, né? Francamente Professor, agora vc pisou na bola...

Anônimo disse...

Não adianta, Prost vai ser sempre Prost: recalcado, arrogante e egocêntrico. Não dá pra entender porque alguém ainda insiste em perder tempo para ouvir o que ele tem a dizer.

Fora isso,parabéns pela qualidade dos posts. =)

Anônimo disse...

pois é, eçe podia ter aprendido, pelo menos, a andar no molhado :P

Anônimo disse...

*ele