sábado, 15 de março de 2008

Lewis na pole em Melbourne

Lewis Hamilton cravou a pole position do primeiro GP do ano em 1:26.714. O polonês Robert Kubica deixou de superar o inglês por conta de um erro que lhe custou preciosos décimos, quando colocou as quatro rodas na grama, conquistando, ainda assim, vaga na primeira fila do grid. A BMW era considerada uma incógnita e suspeitava-se de uma ligeira queda da equipe em relação à temporada passada, mas pode ser que seja exatamente o contrário. De qualquer forma, não custa nada esperar, afinal Kubica pode estar mais leve que os adversários. O que não tira a surpresa de vê-lo largando em segundo.
O finlandês Heikki Kovalainen, em seu primeiro qualifying pela McLaren, fez o terceiro tempo, superando Felipe Massa, atrapalhado pelo tráfego durante a parte decisiva.
Mas a decepção da Ferrari não parou por aí. Kimi Raikkonen enfrentou problemas na bomba de combustível e ficou parado na entrada do pit lane ao final do Q1. Como a equipe precisou infringir o regulamento para trazê-lo de voltas aos boxes empurrando o bólido, o finlandês foi desclassificado da segunda fase e teria de largar da 16ª posição. Teria...
O reestreante Timo Glock havia terminado o treino em nono, porém teve de trocar a caixa de câmbio, perdendo cinco posições; e ainda perdeu mais cinco por ter atrapalhado Mark Webber durante a primeira parte da classificação. Resultado: caiu para 19º, melhorando a colocação de dez pilotos no grid de largada, inclusive o Raikkonen (15º).
O companheiro de Glock, Jarno Trulli, fez uma boa exibição no sábado, como de costume, e sai em 6º, logo atrás da BMW de Nick Heidfeld.
Nico Rosberg alinha sua Williams na quarta fila, ao lado de David Coulthard. A Red Bull tinha tudo para colocar ambos os pilotos entre os dez primeiros, no entando Webber viu o disco de freio estourar e precisou abandonar no meio do treino, provocando bandeira vermelha.
Com a Toro Rosso, resultados constrastantes. Sebastian Vettel conquistou um inesperado sexto lugar no Q2, mas resolveu não disputar a super pole. De olho nele que o alemão vem para surpreender! Larga em 9º amanhã. Já Sebastien Bourdais confirmou suas dificuldades com treinos classificatórios e sai de 17º.
A Honda impressionou em comparação ao desempenho apresentado no ano passado. Faltou pouco para Barrichello chegar ao Q3, mas sairá de um bom 10º lugar, duas posições à frente de Jenson Button.
A primeira Renault aparece entre eles. Tudo o que Alonso conseguiu foi levar o R28 ao 11º posto. Nada que se compare ao pífio desempenho de Nelsinho, que só superou a Aguri de Anthony Davidson. Num fim de semana problemático, com tantos empecilhos nos treinos livres, o brasileiro ainda passou grande parte da fase inicial do qualifying dentro dos boxes. Quando a equipe resolveu soltá-lo à pista já era tarde para se recuperar. Só havia tempo para mais uma volta lançada, que foi atrapalhada, sobretudo, pelo Adrian Sutil atravessado na pista. Para quem gosta de coincidência, o Piquet pai largou exatamente da 21ª posição em sua corrida de estréia...
Sutil, por sua vez, superou Takuma Sato e larga de 18º, duas posições atrás de Giancarlo Fisichella.
Por fim, o dia do japonês Kazuki Nakajima não foi nada surpreendente. Parte do meio do pelotão, em 13º.
Quando o relógio marcar 1h30min neste domingo, estaremos de olho na telinha, acompanhando uma largada mais humana, como gosta de dizer o Massa. A troca de posições até a primeira curva pode ser intensa, e essa não é a única melhoria que o novo regulamento proporciona. As sessões já deixaram claro a quantidade de erros que os pilotos estão sujeitos a cada curva. E Melbourne não é uma daquelas pistas recheadas de áreas de escape. Qualquer erro pode ser bastante comprometedor.
Que venha a primeira!

6 comentários:

Ingryd disse...

tenho de enfatizar!!!!!!!!

a RENAULT DE ALONSO esta atraz da HONDA de Baricello!
sensacional!!!!!!!

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO ESSE INÍCIO DE TEMPORADA...TOMARA QUE A CORRIDA SEJA BOA TAMBÉM. KUBICA NELES

Aderson disse...

Parabens Felipe.
Vc foi o primeiro a declarar que a má qualificação do Nelsinho foi proveniente de problemas e empecilhos (mtos deles criados pela propria equipe Renault) pelos quais ele passa na sua estreia.

Outros só sabem cobrar do Nelsinho. Achando que ele deveria estar lá na frente bringando com Hamilton e Cia. só pq é filho de tri-campeão.

Anônimo disse...

Kubica macho! O carro abanava... e foi lindo... Massa alí, na briga. e o Nelson Piquet ligou pro Nelsinho depois e perguntou:
- Filho, o que houve?
- Ah pai...aquele treco corre muito...
Lamentavel.

Marcos Antonio disse...

Kubica é o cara.E blefa pra caramba,já que ele disse que ocm esse carro não dava pra ganhar corridas.Quase meteu uma pole!O Massa me decepcionou,achei que fosse brigar mais firmemente pela pole.
Barrichello tirando coelhos da cartola,como disse Galvão Bueno e vai largar em décimo!Será que pontua?
E a Renault é ruim,Nelsinho sofreu e O Alonso também.Se a Renault pontuar vai ser lucro.

Anônimo disse...

Bem, sempre pode se dar o benefício da dúvida ao Nelsinho, mas tomar tempo do Sato, que nem testou sem Controle de tração no inverno, foi lamentável!!!!

E aí! Quem ainda se candidata a aposentar o Rubinho? Tá ficando chato para os "especialistas"...

Massffinha foi abaixo do esperado e quero ver ficar as 58 voltas na pista amanhã, sem TC...