O projetista responsável pelos desenhos da antiga equipe Jaguar, Gary Anderson, foi o primeiro a levantar a suspeita.
"A maneira como o Raikkonen passou o Massa no primeiro pit-stop me faz suspeitar que a Ferrari já havia planejado aquilo desde o começo. Afinal, Raikkonen é o substituto de Michael Schumacher dentro da equipe. Para mim, a cena chave foi na largada, quando ele não forçou a ultrapassagem sobre Massa".
Gary observou que o finlandês não discutiu posição com o brasileiro na primeira curva, embora já tivesse colocado o carro por dentro: "O Raikkonen é inteligente. Ele não seria tolo de se envolver em qualquer disputa marcada com seu companheiro, pois já sabia que seria favorecido mais tarde".
É uma interpretação dos fatos que faz sentido, mas nem tudo que faz sentido é fato. Após uma única corrida no campeonato, desastrosa por sinal, seria minimamente estranho definir logo de cara o primeiro piloto da equipe. Stefano Domenicali já chegaria botando banca?...
Mesmo cravando a pole position com facilidade, Felipe Massa expôs seu descontentamento com o novo formato da super pole, com 5 minutos a menos de duração e sem reposição de combustível até a corrida. Aos argumentos:
"Creio que a mudança no regulamento dos treinos não fez nada para tornar o Q3 mais interessante. Antes, ao menos, conseguíamos fazer uma volta com o carro mais leve. Agora, já saímos poupando para ter a quantia certa de combustível para a corrida".
Felipe também destacou que as duas primeiras partes da sessão ficaram mais longas, e que antes era mais divertido para os pilotos.
Aos olhos do público as alterações foram aprovadas, mas até mesmo os espectadores haverão de convir que disputar a pole de tanque ainda mais cheio é um ponto negativo da nova regra. Porém, o que mais pesa a favor das novidades do qualifying para esta temporada é a extinta queima de gasolina, que promovia 8 minutos de pura monotonia no Q3.
Massa é mais um dentre os competidores que protestam contra o incidente ocorrido entre Heidfeld, Alonso e as McLaren em Sepang, em virtude da economia de combustível que leva os dez mais rápidos do treino oficial a retornarem lentamente aos boxes, prejudicando alguns concorrentes e oferecendo risco aos pilotos.
"Talvez precisemos mudar a regra por causa desse problema de carros lentos na pista, mas vamos esperar e ver quais sugestões irão aparecer".
Isso aí já é com o Mosley...
7 comentários:
"Felipe também destacou que as duas primeiras partes da sessão ficaram mais longas, e que antes era mais divertido para os pilotos".
Aonde que pouco tempo para tentar se classificar é divertido?
Pra quem tem um carro de ponta pode até ser monotono. Mas pra quem precisa tentar novos acertos para melhorar o dsempenho do carro, é uma benção esse acrescimo de tempo.
Qualé Massa? Vc tá olhando só pro seu lado. E os outros?
Tá achando chato fazer pole com tanque cheio? Vai de tanque quase vazio e corra a vontade...
Muito obrigado pela força Felipe, Vou acrescentar no meu Blog uma listagem de links das minhas leituras diárias, com certeza o Blog F-1 estará entre eles.
Abraço
Até acho que um piloto tem que olhar mais pro lado dele na hora de dar algumas declarações pois é a melhor forma de ser sincero quanto ao que sentem com relação à algum assunto... porém o Felipe está com ares de choro ultimamente... desse jeito fica difícil acreditar que ele vai conseguir por a cabeça no lugar para se recuperar no campeonato!!!
Felipe... já fiz o post com as médias da Malásia e a classificação de cada um no campeonato!!!
Só acessar o "Mundo Veloz"... se quiser utilizar dos números também fique a vontade!!!
Abração
"Após uma única corrida no campeonato, desastrosa por sinal, seria minimamente estranho definir logo de cara o primeiro piloto da equipe."
Mas o Kimi é o campeão, não? Não creio que a Ferrari precise de alguns resultados esse ano para definir. Na minha opinião ficou claro que houve uma interferência da Ferrari neste caso, mas opinião é opinião e e eu tenho mania de perseguição... rs.
Ahhh, Felipe eu adoro seu blog, já o li quase todo desde que o descobri mas não havia comentado ainda. Parabésn pelos posts.
Diante dessas situações que o Massa vem passando fica nitido que Raikkonen já possui uma pequena vantagem em relação a ele. Afinal Kimi é o campeão do mundo.
O Massa terá que suar muito a camisa nessa temporada.
Abraços!
Leandro Montianele
Não acredito mesmo que a Ferrari tenha favorecido o raikkonen. Felipe estava mais leve e tinha obrigação de abrir vantagem durante a primeira janela. Na minha opinião a culpa foi inteiramente do brasileiro por não conseguir abrir vantgem e depois por não conseguir acompanhar o ritmo do kimi. Deu no que deu.
Abraços.
Fala Felipe, beleza? É complicado falar sobre se a Ferrari teria ou não favorecido o Raikkonen.
Eu acho que não, o finlandês apenas fez uma boa flying-lap antes de sair dos boxes, contou com o bom trabalho da equipe nos pits e pronto.
Se bem que, como disseram, o Kimi é o atual campeão, e entre ele e o 4º colocado na temporada passada, eu não teria muitas dúvidas em escolher...
Abraço!
Postar um comentário