sábado, 24 de novembro de 2007

Ainda onze

Através de um comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Prodrive confirmou o que todo mundo já sabia: a equipe não irá correr em 2008.
"Não existe a menor possibilidade de nós participarmos do campeonato da Fórmula 1 em 2008, mas nosso objetivo continua sendo entrar na Fórmula 1".
Não tem outra justificativa, a idéia era copiar descaradamente o carro da McLaren e ir para a pista. Com o protesto de algumas escuderias, o Pacto de Concórdia não foi modificado para atender aos interesses de David Richards, comprometendo os planos da nova equipe.
"A Prodrive sempre afirmou que iria entrar na Formula 1 com o que se designou por 'carros terceirizados'. É conhecida que nossa entrada foi feita nesta base e que nosso modelo de negócio foi construído nessa premissa".
"Durante os últimos 18 meses, nos dedicamos de forma considerável para assegurar um acordo de fornecimento de carros e motores com a McLaren e a Mercedes, além de apoio financeiro de um novo parceiro no esporte. E foi particularmente decepcionante enfrentar um desafio legal de última hora contra nossa entrada, quando nossos planos já eram de conhecimento público há mais de um ano".
É evidente que sua intenção de ingressar na categoria ainda existe, mas o problema é que eles insistem na idéia de alterar o acordo das equipes.
"Ainda é nossa ambição entrar na Fórmula 1, e esperamos que um dia, um novo Pacto seja assinado, e o mesmo permita que inscrevamos um carro dentro do quadro legal existente. Quando este novo acordo for alcançado, estaremos prontos para uma futura participação".
Afinal, a culpa é de quem? Da Prodrive? Claro que não, a culpa é da FIA! Havia aproximadamente 20 times concorrendo por uma vaga na Fórmula 1, e o Max Mosley foi escolher justo a equipe que só tinha quatro (!) profissionais contratados, um diretor relativamente renomado, um logotipo fajuto, e uma vontade louca de alterar o regulamento vigente somente para permitir sua estréia na F-1. É tudo.
Opções melhores que essa tinha aos montes. A Minardi de Paul Stoddart tentava voltar; a Campos Racing, que disputa a GP2, também almejava seu espaço; também tinha a Creation, a Carlin Motorsport, a Phoenix, e, dentre outras, a Direxiv, que até esboço de carro possuía! Mas não, a turminha do Mosley tinha que se empolgar com a oferta de David Richards.
Agora cabe a pergunta: será que em 2009 eles alinham no grid? Alguém põe a mão no fogo por isso? Eu não. Definitivamente não.

5 comentários:

Formula1Lionel disse...

Exelente matéria....como sempre...Eu que não tenho muito tempo não imaginava que estava ocorrendo tudo isso ....foi muito interessante saber das outras equipes que almejam ingressar....e como sempre a FIA fazendo a coisa errada...parabens Felipe

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:

O duro é justamente o fato que você elucidou com brilhantismo: tantos querendo entrar e dão a oportunidade justamente a quem não tem chance de fazê-lo. É a velha FIA e seus já famosos tiros no próprio pé, que não tem sido poucos.

Abs.

Blog F1 Grand Prix disse...

A FIA tinha várias, várias opções melhores do que a Prodrive. Mais uma prova da incrível incompetência da turma de Max Mosley...

Anônimo disse...

E o carro da Prodrive era lindão!

Anônimo disse...

Maravilhoso esse carro azul e branco da Direxiv... pena que escolheram errado a equipe.