sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Phil Mackereth é o nome dele

A Renault admitiu nesta sexta que informações confidenciais provenientes da McLaren chegaram, de fato, à equipe, com a contratação do ex-funcionário de Ron Dennis, Phil Mackereth, em setembro de 2006.
A escuderia alega que os dados sigilosos transportados em disquetes continham cópias de alguns desenhos de engenharia da McLaren e planilhas eletrônicas técnicas, porém eles ficavam retidos no sistema operacional de Mackereth, sem o conhecimento de ninguém. O comunicado garante que nada disso influenciou no projeto do carro de 2007.
O site do Globo Esporte fez a tradução completa da nota divulgada pelo time de Flavio Briatore. Segue a transcrição:
"No dia 6 de setembro de 2007, chamou a nossa atenção de que um engenheiro (Sr. Phil Mackereth), que veio da McLaren para a equipe em setembro de 2006, trouxe algumas informações de propriedade da equipe inglesa. A informação estava alocada em velhos disquetes e incluía alguns projetos de engenheria e dados técnicos.
A informação foi armazenada, a pedido do Sr. Mackereth, em seu diretório pessoal nos arquivos da Renault. Isso foi feito sem o conhecimento de nenhuma autoridade da equipe. Assim que o caso foi revelado, a Renault tomou as seguintes medidas:
- A informação foi completamente limpa dos servidores da equipe e foi iniciada uma investigação formal sobre o caso;
- Informamos a McLaren prontamente sobre a situação e imediatamente depois, a FIA. Desde então, mantivemos a McLaren e a FIA informadas sobre as descobertas relevantes;
- O Sr. Mackereth foi imediatamente suspenso;
- Os disquetes originais foram apreendidos e mandados de volta para a McLaren.
Nossa investigação formal mostrou que logo no início de seu compromisso com a Renault, o Sr. Mackereth informou alguns engenheiros nossos sobre os dados da McLaren em forma de projetos de engenharia. Esses projetos cobriam quatro sistemas básicos usados pela McLaren: o desenho interno do tanque de gasolina, o projeto das engrenagens do câmbio, um amortecedor de massa e um amortecedor para a suspensão.
Subseqüentes testemunhos dos engenheiros envolvidos davam conta de que os dados foram rapidamente mostrados e nenhuma informação foi usada ou influenciou decisões de projeto no carro da Renault. No caso particular do amortecedor de massa, eles já tinham sido proibidos pela FIA e o projeto não tinha mais valor. O desenho dos amortecedores para a suspensão apontava que eles poderiam ser considerados ilegais. Um esclarecimento da FIA confirmou a nossa interpretação.
A Renault cooperou inteiramente com a McLaren e a FIA nesta questão. A equipe convidou especialistas independentes da McLaren para acessar os computadores da equipe e inspecionar os carros. A intenção era demonstrar que este incidente não influenciou o projeto do carro deste ano. A Renault agiu com completa transparência junto à McLaren e à FIA, colaborando para resolver este caso. Estamos confiantes para o julgamento do Conselho Mundial".
A pizza está marcada para 6 de dezembro, mas a equipe não deve esperar tanto tempo para definir sua dupla de pilotos, embora a nova espionagem só tenha colaborado para atrasar a decisão.

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