sábado, 10 de novembro de 2007

Bate-boca via imprensa

O inglês Damon Hill provocou a FIA ao pôr em xeque o caráter da entidade, argumentando que algumas escuderias eram protegidas, tratadas de maneiras diferentes pela Federação.
"Por que a Ferrari recebeu apenas uma advertência depois de vencer a primeira corrida do ano com um assoalho irregular no carro? Isso mostra uma série de questões em relação à justiça aplicada na categoria. É um problema que existe há muito tempo nesse esporte".
O campeão da temporada de 96 mostrou-se preocupado com a imagem da categoria e com a possível perda de fãs em consequência da suposta existência de dois pesos e duas medidas no julgamento das manobras lamentavelmente ilícitas de algumas equipes.
"Não sou o único que pensa assim. Existem muitas pessoas que amam esse esporte e estão cheios disso, que querem que a disputa seja saudável. Quando episódios como esses acontecem, como na última temporada, nosso coração sente porque pensamos que algo de ruim pode acontecer".
A preocupação de Damon é justificável, mas fazer uso de sua autoridade para alfinetar uma entidade como a FIA dessa forma não é uma das atitudes mais políticas que ele poderia tomar. Naturalmente, a instituição de Max Mosley fez questão de rebater.
"A FIA normalmente não responderia as acusações feitas por Damon Hill, mas infelizmente a notícia se alastrou pelos meios de comunicação. A FIA não costuma comentar sobre opiniões pessoais, mas essas últimas foram baseadas em informações incorretas sobre os fatos e regras da Fórmula 1".
"Estudando o funcionamento do equipamento, concluímos que, apesar de legal, ele feria o espírito do esporte. Por isso pedimos à Ferrari, que o modificasse, juntamente com McLaren e Red Bull, que também utilizavam um mecanismo parecido", justificou.
Tem piloto que quando encerra sua atividades na F-1 fica com a língua mais afiada. O Hill é um deles, tomou o caminho inverso ao do Villeneuve, por exemplo, que disparava para todos os lados antes de se retirar do circo. Hoje há quem sinta falta de uma figura assim, excêntrica, polêmica, impulsiva, mesmo que não pilote lá grande coisa.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Damon Hill tá a cara do George Harrison... Mas ele tá certo. A Fia é tendenciosa demais.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:
Quaisquer que fossem as medidas adotadas pela FIA seriam criticadas , por isso , tendenciosa ou não , achei que a entidade puniu de forma razoável quem precisava ser punido nessa temporada. A única exceção , a meu ver , foi o caso do Hamilton no GP do Japão(ele tinha que ter sofrido alguma punição , nem que fosse uma multa).

Caro Ron Groo:

O Hill está , de fato , parecido com o DARK HORSE. Mas vc não acha que ele lembra também o nosso Oswaldo Montenegro?