Os treinos coletivos que acontecerão entre os dias 4 e 7 de dezembro no circuito de Jerez terão a presença de algo muito especial, e olha que não estamos falando de Michael Schumacher, que por sinal estará a bordo do F2007 novamente.
Atendendo ao pedido das equipes, a Bridgestone fornecerá os bons e velhos pneus slicks durante os testes da outra semana. Curiosamente, a última vez que eles calçaram os carros de F-1 foi justamente em Jerez, há dez anos, quando Schumacher se lançou sobre Jacques Villeneuve na infeliz tentativa de conquistar o título daquele ano.
Os slicks conferiam mais aderência que os pneus com sulcos, e foram abolidos da categoria em 1997. O que resultou num efeito inverso.
De lá para cá, a F-1 passou por um período de pesados investimentos na parte aerodinâmica dos carros como forma de suprir a perda dos compostos lisos, e hoje o que se vê é um festival de aletas presas aos bólidos permitindo a condução direcionada do fluxo de ar, gerando mais velocidade, porém prejudicando a competitividade, dificultando as ultrapassagens, e facilitando o trabalho do piloto.
Por essa razão, a volta dos slicks é muito bem vista pelo público, mas ainda teremos de esperar até 2009 para dar adeus aos pneus com ranhuras. As equipes, pelo contrário, não podem esperar, e já começam a estudar os compostos com mais de um ano de antecedência. O próprio Schumacher terá a honra de testá-los em breve.
Algumas outras regras que devem ser implementadas nas próximas temporadas são bastante agradáveis, como a retirada do controle de tração (já em 2008) e a reutilização da energia resultante das frenagens. Mas como nem tudo são flores, teremos que suportar a ridícula idéia do congelamento total de motores por um período de 10 anos, começando a contar a partir do ano que vem. Essa é, sem dúvida, uma das regras mais patéticas já assinadas por Max Mosley, sobretudo pela duração tão prolongada de uma medida paralisante num esporte tão dinâmico como a Fórmula 1.
Mas a FIA é assim mesmo, só acerta quando cansa de errar. E olhe lá.
4 comentários:
"mais ainda teremos de esperar até 2009 para dar adeus aos pneus com ranhuras."
Esse MAIS era pra ser MAS...né?
Esse negócio de digitar correndo é complicado, a mão corre mais que a cabeça e às vezes sai bobagem. A pressa é inimiga, mas nada como ter corretores voluntários nessas horas...
Valeu, anônimo. Corrigido.
Abs
Esse seu último parágrafo resume tudo, Felipe: a Fia só acerta, mesmo, depois de errar bastante. A nova pataquada da entidade, aliás, se chama Prodrive. Pelo visto, o time do David Richards desistiu da temporada 2008, e a Fórmula 1 vai continuar mesmo com 11 equipes. Brincadeira: eram mais de vinte candidatos à vaga que a Prodrive acabou conseguindo, será que a FIA não poderia ter escolhido uma organização um pouco menos enrolada?
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Os pneus Slicks eram para andarem já em 2008 mas, aproveitando a desistência da Michelin e a falta de concorrentes, a Bridgestone anunciou que não era capaz de construir pneus seguros para esta tempoarada e adiou nosso sonho para 2009.
Será interessante ver os carros dependerem menos de aerodinâmica, que é o que espero que aconteça. Já para 2009 a asa dianteira dos carros será mais larga (para oque se perca menos contato com o solo quando atrás de outro carro) e a asa traseira será menor (para não tirar tanto ar de um carro que vem atrás). É isso que quero ver... 2008 já tende a ser um pouquinho melhor...
Sobre a Prodrive... ninguém mandou a FIA abrir as pernas para as equipes mais uma vez, que assinaram um acordo que seria possível se adquirir um carro de outra equipe e depois voltou atrás à pedido da Williams.
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